Buscar

Algumas Grandes Greves na História

Prévia do material em texto

Greves
1
Greve: O que é? 
A greve é uma ação coletiva realizada por trabalhadores que  interrompem parcialmente ou totalmente suas funções em seus postos de trabalho.
 A realização da greve é utilizada pelos trabalhadores de diferentes partes do mundo para alcançar melhorias em sua situação de trabalho, como em questões de segurança, benefícios trabalhistas ou salariais. A greve não visa somente a melhorias, mas, por vezes, é realizada por trabalhadores para impedir a desvalorização de sua função ou a perda dos benefícios.
2
Greves Atualmente
A greve no Brasil é resguardada como um direito fundamental do cidadão pela Constituição Federal de 1988, que, em seu artigo 9º, afirma:
Art 9º – É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
§ 1o – A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
§ 2o – Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei
Greves Atualmente 
Ainda que a greve seja um direito previsto em lei, existem limites legais que buscam evitar que ela desrespeite os direitos dos demais cidadãos. Essas regras proíbem a suspensão dos serviços essenciais e o uso de meios abusivos para convencer outros trabalhadores a aderirem à greve.
A lei determina, assim, que deve existir um mínimo de atendimento nos serviços essenciais para possibilitar que as necessidades básicas da população sejam atendidas. Nesses casos, o sindicato deve informar a decisão de greve previamente aos patrões e aos usuários do serviço, em um prazo de 72 horas de antecedência.
Além disso, a paralisação deve ser pacífica e os grevistas não podem impedir a entrada em serviço dos colegas que optaram por continuar trabalhando. Entre as atividades essenciais aparecem atendimento médico, coleta de lixo, transporte coletivo, entre outros.
Greve Geral contra a Reforma da Previdência na França
A greve contra o projeto de reforma da Previdência registrou uma forte adesão principalmente entre os principais atingidos pelas medidas: ferroviários, professores e funcionários do setor da Saúde. Mas o setor privado também conta com grevistas. Ao meio-dia, havia 180.000 manifestantes nas ruas das principais cidades francesas.
	Greve Geral contra a Reforma da Previdência no Brasil
 Mais de 40 milhões de trabalhadores pararam no dia 28 de abril contra a Reforma da Previdência do presidente Temer
História das Greves
As greves começaram a surgir durante a Revolução Industrial, com trabalhadores exigindo melhores condições de trabalho. Mas, por serem ilegais, eram eventos raros. Assim, somente no século XX, especialmente durante as crises econômicas, que as greves começaram a ser popularizadas entre os trabalhadores
Os Estados Unidos e a Inglaterra são os países com o maior índice de greves registradas no século XIX e início do XX, principalmente devido ao grau de industrialização desses países. Foi também no século XX que grandes crises econômicas aconteceram, como a Quebra de 1929 e o período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
História das Greves -
Brasil
No Brasil, a primeira grande greve geral aconteceu em 1917, quando a insatisfação dos operários iniciou a primeira e maior paralisação de trabalhadores do país. Denominada como Greve Geral, teve origem em São Paulo e propagou-se por diversas capitais como Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro. A greve, que durou 30 dias e reuniu cerca de 70 mil trabalhadores e trabalhadoras.
Greve Geral na Islândia 
Em 1905, s mulheres islandesas entraram em greve –recusaram-se a trabalhar, cozinhar e cuidar das crianças por um dia. O momento mudou a forma como as mulheres eram vistas no país e ajudou a colocar a Islândia na vanguarda da luta pela igualdade.
Domingo Sangrento/ Greve Russa de 1905
Na manhã de domingo, 9 de janeiro, uma multidão de 100 mil pessoas dirigiu-se então para a residência do czar de maneira pacifica. A residência estava protegida pelos militares, com o apoio da cavalaria dos cossacos. No final, os militares acabaram atirando nos protestantes pacífico.
Greves Brasileiras Importantes
DELL (D) - 
Greve de 1962 
Greve de 1989 
Greve de 2017
Greve de 1991
Greve de 1968
Greve de 1980
Greves Mundiais Importantes
12
Greve das Operárias de Pawtucket
Greve Geral nos EUA
Protesto “Pão e Terra”
Greve Geral na França
Greve Geral das Mulheres
Greve no estaleiro Gdansk
Efeitos da Greve
O primeiro efeito é a suspensão temporária da prestação do trabalho, assim impossibilitando ou dificultando que cidadãos acessem os serviços
Os grevistas só param com a greve quando suas demandas são respondidas, então o maior efeito da greve é ter todas ou parte de seus pedidos atendidos
Bibliografia
https://economia.estadao.com.br/blogs/descomplicador/como-as-greves-funcionam/
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-greve.htm 
https://www.brasildefators.com.br/2019/06/04/breve-historico-das-greves-gerais-no-brasil 
https://www.politize.com.br/direito-a-greve-e-legitimo-no-brasil/ 
https://forbes.com.br/colunas/2017/04/11-greves-que-mudaram-os-rumos-da-historia/ 
https://www.infoescola.com/sociologia/historia-das-greves/

Continue navegando