Buscar

DISCURSIVA BIOMOL NELIA AS RESPOSTAS


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. UM PACIENTE COM 9 SEMANAS DE GESTAÇÃO, REALIZA O TESTE DE SEXAGEM FETAL NO LABORATORIO, O RESULTADO DO EXAME DETECTOU A PRESENÇA DO CROMOSSOMO Y. DISSERTE O SEXO DO BEBE E QUAL A CONFIABILIDADE DESTE TESTE PARA CONFIRMAÇÃO DESSE ASPECTO.
MINHA RESPOSTA.
 Sabendo que qualquer mulher grávida com 8 semanas ou mais de gestação já poderá se submeter ao teste de sexagem fetal. Apesar de poder ser realizado em qualquer fase gestacional, estudos indicam que os índices de acerto são maiores com o avanço da gestação. Encontrando a presença do cromossomo Y em uma mulher gravida de 9 semanas, que fez o teste de sexagem fetal, e sendo detectado a presença do cromossomo Y, será muito difícil de dar errado, porque a taxa de confiabilidade do exame é de praticamente 99,9% de acerto. Então nesse caso o bebê será um menino, porque, justamente o cromossomo Y foi encontrado em suas células, e esse é o fator de diferenciação do gênero. Ressalto que até a sexta semana da gestação, todos os embriões são praticamente iguais, sendo impossível verificar a diferença entre o sexo masculino e feminino. O desenvolvimento só é alterado a partir da sexta semana nos meninos por conta da produção de fatores ligados ao cromossomo Y que induz mudanças. Se não for detectado a presença de cromossomo Y no sangue, é porque o bebê é uma menina
2. AS BIBLIOTECAS DE DNA OU CDNA são grandes coleções de material genético mantidas em colônias de bactérias, nas quais um fragmento especifico de DNA ou de um gene podem ser procurados. A formação das bibliotecas de DNA e cDNA permite que fragmentos clonados sejam mantidos e replicados por tempo indeterminado. Como profissional da saúde responsável pelo laboratório de biologia molecular, você precisa pesquisar os genes SWX, BRD E LSZ, ou seja expressos, disserte sobre qual biblioteca seria a mais adequada para realizar essa busca, indicando como essa biblioteca é formada.
MINHA RESPOSTA.
A biblioteca mais adequada é a biblioteca genômica para ser pesquisado os genes SWX, BRD e LSZ. A construção dessas bibliotecas genômicas é formada por uma coleção de fragmentos de um DNA genômico. A biblioteca genômica é de suma importância, não sendo só para os estudos de mapeamento, organismos, incluindo humanos, animais e plantas, mas também serve como suporte para projetos de sequenciamento, regulação e interação genica, pesquisa em genômica estrutural, além da identificação de promotores. Essa biblioteca traz informações para pesquisadores que estudam a expressão gênica e a função dos genes. Com a ajuda de ferramentas de bioinformática, será possível realizar muitas buscas específicas para a identificação sequências de DNA que correspondam aos genes de interesse. É importante ressaltar que nesta biblioteca não estão presentes só as regiões codificantes, mas também as regiões não codificantes.