Buscar

consultoria organizacional

Prévia do material em texto

Atividade contextualizada 
 
Silmara Almeida Macedo 
01446699 
Ciências contábeis 
 
A atividade proposta trata-se de um possível cliente que encontra um problema após o recente crescimento de sua empresa, o mesmo acredita não ter a necessidade de uma consultaria, mas aceitou o convite por cortesia profissional, após conhecer a empresa e seu funcionamento foi verificado que a empresa tem uma excelente infraestrutura e um bom software de gestão de projetos, onde o mesmo foi implantado a um ano. Foi lhe apresentado também o gestor de projetos e sua equipe recém contratada, o seu gestor de projetos que é um profissional excelente que sempre entregou suas atividades em dia, porém após o recente crescimento da empresa o mesmo foi convidado a gerenciar uma equipe de desenvolvimento e novos técnicos foram contratados para compor a equipe, desde que essa foi aberta os projetos têm atrasado e os resultados da empresa caíram. Durante a visita tanto o gestor de projetos quanto sua equipe não podem conversar pois os mesmos estavam ocupados com diferentes tarefas ligados ao projeto da empresa.  
Após a conversa o potencial cliente acredita que a melhor solução seria demitir seus técnicos e recontratar a equipe, contudo analisando o cenário que foi apresentado, notou-se que o técnico é um ótimo profissional e sua equipe está toda empenhada no trabalho do projeto, porém estão todos trabalhando de forma individual e descoordenada. Diante da atual situação o que se deve aconselhar inicialmente seria um acompanhamento inicial para o gestor, já que o profissional está passando por uma transição de papeis e necessita de um mentor para lhe orientar em seus primeiros passos. É necessário também reuniões semanais para alinhamento com o novo gestor e feedbacks assertivos, ao mesmo tempo em que acontecem alinhamento com sua equipe de projetos para que possa haver a avaliação de seus colaboradores respeitando as características comportamentais e profissionais de cada indivíduo usando assim seus diferenciais em favor da empresa. Deve-se também estimular o “líder a engajar a equipe estimulando-os a reconhecerem sua importância dentro dos processos de trabalho e no resultado como o todo”, como cita Francisco Rafael no artigo publicado em contabilizei. 
Além da mudança proposta deve-se também orientar o possível cliente que para que haja um desenvolvimento organizacional é preciso que haja uma análise profunda e assertiva e que esse desenvolvimento é um processo continuo e que não ocorrerá apenas uma vez, como cita Leite e Albuquerque (2010, p. 41).  
 
Bibliografia e fontes de pesquisa: 
 
LEITE, N. R. P.; ALBUQUERQUE, L. G. A estratégia de gestão de pessoas como ferramenta do desenvolvimento organizacional. Revista Ibero-Americana de Estratégia-RIAE, São Paulo, v. 9, n. 1, jan./abr. 2010. 
SILVA JUNIOR, A.; VASCONCELOS, K. C. A.; SILVA, P. O. M. Desenvolvimento organizacional e a formação de lideranças: um estudo no setor de papel e celulose. Revista de Administração FACES Journal, v. 9, n. 2, abr./jun., 2010 
https://inside.contabilizei.com.br/dicas-e-desafios-na-transi%C3%A7%C3%A3o-da-%C3%A1rea-t%C3%A9cnica-para-a-gest%C3%A3o-de-pessoas-d0d3d8eb873 
CHIAVENATO, I. Recursos humanos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Continue navegando