Buscar

1 Avaliação - Aspectos Culturais da Língua Alemã

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1ª Avaliação - Aspectos Culturais da Língua Alemã
1 - Segundo Hall (1980), há três níveis de abordagem dos aspectos culturais de um grupo. Um nível aparente ou visível, um nível imediatamente subjacente e um nível profundo dificilmente perceptível a uma primeira abordagem. Sobre a teoria do iceberg cultural (HALL, 1980), analise as sentenças a seguir: 
I- Fazem parte dos aspectos visíveis - parte visível do iceberg - o senso comum, as expressões idiomáticas e as crenças. 
II- O nível mais profundo de uma cultura compreende valores e crenças de um grupo. 
III- O nível visível corresponde ao que dificilmente percebemos quando chegamos em um novo grupo ou cultura, como comportamentos dissimulados, por exemplo. 
IV- Não há separação nos modos de perceber valores como pontualidade ou crenças, como superstições, nas diferentes culturas. 
Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: HALL, E. T. The silent language. Santa Barbara: Greenwood Press, 1980. 
A ) Somente a sentença II está correta. 
B ) As sentenças II e III estão corretas. 
C ) Somente a sentença I está correta. 
D ) As sentenças I e III estão corretas. 
2 - Após a Revolução Industrial, o mundo tomou uma direção que parecia levar à hegemonia perpétua da ciência, da indústria e do desenvolvimento material da humanidade. Porém, no auge dessa trajetória retilínea, um certo esfacelamento produziu-se em várias áreas humanas, e culminou com uma expansão global dos comércios, das trocas e das comunicações, ao final, por meio da internet. Com base nos fenômenos tratados, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Mundo líquido. 
II- Globalização. 
III- Fragmentação dos códigos culturais. 
( III ) Os mesmos produtos são encontrados em todo lugar ao passo que o fascínio pelo exotismo tende a separar etnias e culturas entre “os nós” e “os eles”, o Norte e o Sul. 
( I ) O trabalho, os estudos, a vida em família são áreas que conhecem um enfraquecimento de laços e padrões estabelecidos. 
( II ) A unificação dos povos em um nível planetário origina uma interdependência entre todos, ao modo das conexões físicas e virtuais que tecem uma rede planetária. 
( II ) Um caldo de culturas: eis o que se revela diante da universalização da pizza, dos Méquis e sushibars, encontráveis e reconhecíveis pelo planeta. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A ) I - III - II - I. 
B ) II - III - I - I. 
C ) III - I - II - III. 
D ) III - I - II - II. 
3 - Em seu início e durante muito tempo, o conceito de cultura esteve diretamente relacionado à noção de cultivo, cuidado, aprimoramento das condições de vida, seja de plantas, animais ou do próprio ser humano. Assim, do ponto de vista de uma certa elite pensante, quanto mais elaborado o modo de vida de um grupo, maior ou mais elevada e aceita seria a sua cultura. Esse tipo de olhar para o que é diferente traduz um conceito bem preciso. Com base nesse conceito, assinale a alternativa CORRETA: 
A ) Por meio de uma comparação, as diferenças observadas no outro, naquele que é diferente do padrão conhecido e adotado pela elite dominante, são desvalorizadas, tidas por estágios inferiores. 
B ) O estudo de um determinado conteúdo por meio da escolarização. 
C ) Trata-se da investigação teórica dos seres em sua essência. 
D ) Refere-se a diferentes critérios e medidas de valor que avaliam o que é bom ou não, o que é permitido ou não, o que é melhor ou pior. 
4 - As culturas não são formadas por características únicas, herméticas e rígidas. Cada uma vai moldando, ao longo do tempo, traços mais ou menos perceptíveis a uma primeira abordagem. Disso podem decorrer algumas dificuldades quando chegamos a um novo país pela primeira vez. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- A língua alemã. 
II- As roupas do dia a dia. 
III- O respeito aos horários e/ou às distâncias entre as pessoas. 
IV- Os trajes específicos para ocasiões especiais. 
V- O uso de Du e de Sie, conforme a identidade do interlocutor. 
( II ) Como faz calor, usam-se mais bermuda e camiseta e chinelos, do que sapatos fechados. 
( I ) Em uma porta vimos: “Zutritt verboten”, e entendemos que era proibido entrar. 
( V ) Sollen wir uns Duden oder Siesen? 
( III ) O trem para Aachen parte às 14h03 e chega às 15h27. 
( IV ) Vocês têm roupa de Fritz e Frida para a Oktoberfest? Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A ) IV - III - V- II - I. 
B ) I - V - II - III - IV. 
C ) III - IV - V - I - II. 
D ) II - I - V - III - IV. 
5 - Ao entrarmos em contato com uma cultura pela primeira vez, sem uma aproximação suficiente e sem o necessário aprofundamento, a tendência que temos é de homogeneizar. Olhamos a cultura como quem observa uma paisagem ao longe: a distância nos leva a não perceber irregularidades do relevo, diferenças nas plantas e níveis de tons. Com as culturas ocorre uma lenta percepção de camadas. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Nível externo e perceptível imediatamente. 
II- Nível profundo, perceptível mediante um contato mais próximo. 
III- Nível muito profundo, perceptível apenas após convivência próxima. 
IV- Iceberg cultural. 
( II ) Convidado a um jantar da empresa em um hotel de Hamburgo, você aparece vestindo camiseta, bermuda e sandálias, e acaba retido na portaria do hotel. 
( IV ) Forma de representar de modo concreto os níveis culturais em camadas visíveis e invisíveis de acordo com a proximidade, em forma de um iceberg no mar. 
( III ) Você encontra um colega do trabalho em Frankfurt, que está com a esposa e o bebê de colo. Imediatamente, você toca a criança, vai beijá-la, enquanto o casal se retrai e tenta distanciar-se um pouco dessa invasão do espaço. 
( I ) Convidado a um almoço em Düsseldorf a que cada um leva um prato típico, você leva caipirinha e feijoada e sabe que o Heiko, seu amigo alemão, vai aparecer com uma chucrute bem guarnecida e um barril de cerveja. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A ) III - I - IV - II. 
B ) II - IV - III - I. 
C ) IV - II - I - III. 
D ) I - III - II - IV. 
6 - A vida humana vem atravessando movimentos ou correntes de desenvolvimento desde suas origens perdidas no tempo. Pré-história, era clássica, Idade Média, são muitas as denominações dos períodos que nos precederam neste início de milênio. Sobre a pós-modernidade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I- A modernidade líquida ou pós-modernidade resulta do esfacelamento dos valores e concepções sólidas introduzidas pelo pensamento técnico-científico, em que indústria e ciência apontavam para um ser humano capaz de dominar universo inteiro. 
PORQUE 
II- As guerras e conflitos do século XX, que opuseram entre si as nações do mundo e revelaram a capacidade destrutiva do gênero humano, foram uma das causas de desconstrução da modernidade. Assinale a alternativa CORRETA: 
A ) I e II são proposições verdadeiras e II completa o sentido de I. 
B ) I é uma proposição falsa e II é verdadeira. 
C ) I é uma proposição verdadeira e II é falsa. 
D ) I e II são proposições verdadeiras e I completa o sentido de II. 
7 - Ao longo do tempo, várias áreas do conhecimento têm se ocupado a conceituar ou definir o que é cultura. Isso, tanto nas ciências sociais quanto em Linguística. Sobre o conceito de cultura de maneira abrangente, assinale a alternativa INCORRETA: 
A ) O tempo empregado para opor os minerais e os vegetais aos seres humanos. 
B ) O trabalho com a terra e com os animais é um dos significados de cultura. 
C ) Tudo o que leva ao desenvolvimento, à expansão, à criação de algo, seja concreto ou abstrato. 
D ) O aperfeiçoamento de um indivíduo por meio de estudo, leituras, disciplina. 
8 - Uma língua é o reflexo do pensamento ou modos de ver o mundo da cultura que a adota. Falar uma determinada língua implica, assim, ver a realidade, as relações, os conflitos presentes nesse contexto, de uma determinada maneira: aquela que a língua permite ver. Esta forma de conceber realidades e língua é um dos pressupostosda Hipótese Sapir-Wohrf. Sobre essa hipótese, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Nossa língua molda nosso modo de ver o mundo ao redor. 
( ) Falar uma língua estrangeira implica em ter sua relação com a realidade transformada. 
( V ) A hipótese Sapir-Wohrf contribuiu a elucidar diferenças existentes entre povos ou culturas linguísticas. 
( F ) Não se pode falar de diferentes formas de ver o mundo, já que somos humanos, dotados dos mesmos sentidos, qualquer que seja nossa língua. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A ) V - V - V - F. 
B ) F - V - F - V. 
C ) V - F - F - V. 
D ) V - F - V - F. 
9 - As línguas são ferramentas desenvolvidas para a expressão e a comunicação de ideias entre os indivíduos de um grupo. Como modo de expressão, serve para o próprio indivíduo apreender a realidade que o rodeia. Como forma de comunicação, destina-se à relação do indivíduo com os outros indivíduos que se encontram ao seu redor. Com base na essência das línguas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Uma língua só existe porque um indivíduo se encontra em relação com o meio em que vive. 
( V ) Da mesma maneira que o indivíduo apreende o mundo através da língua, a língua que fala também molda o seu modo de ver e perceber este mundo. 
( F ) Uma mesma realidade só pode ser representada por um único signo da língua. 
( V ) A língua é portadora das transformações pelas quais um determinado grupo ou sociedade passa ao longo do tempo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A ) V - V - F - V. 
B ) F - F - V - V. 
C ) F - V - F - F. 
D ) V - F - F - V. 
10 - A partir da Revolução Industrial e a instauração de um processo produtivo crescente, as mercadorias produzidas pela industrialização incrementaram o consumo. Paralelamente, a circulação das mercadorias acentuou-se a ponto de atingir as diversas regiões do globo. Com base no fenômeno da homogeneização cultural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Assim como a língua inglesa adquiriu o papel de língua franca, também se delineia uma forma de identidade franca ou mundial.
( V ) A emergência de uma identidade global homogeneizada alimenta um fascínio pelo exotismo de minorias massacradas. 
( F ) A cultura oriental agrupa representantes de todos os grupos culturais mundiais. 
( F ) Se quisermos conhecer a gastronomia de qualquer grupo étnico do mundo, basta ir a Moscou. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A ) F - F - V - V. 
B ) V - F - V - F. 
C ) V - V - F - F. 
D ) F - V - V - V.

Continue navegando