Buscar

3 Avaliação - Aspectos Culturais da Língua Alemã

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

3ª Avaliação - Aspectos Culturais da Língua Alemã
1 - O Brasil é um país extremamente complexo, dadas as origens e processos colonizatórios que o embasam. Embora ainda exista no senso comum a ideia de que somos um país único, no plano linguístico, tendo como único idioma a língua portuguesa, nosso território compreende múltiplas culturas em que os indivíduos se comunicam por meio de uma multiplicidade de línguas. 
Disserte sobre o ensino de línguas previsto na área das linguagens e suas tecnologias, segundo o Plano Nacional de Educação. 
Realmente o território brasileiro é enorme, cada região possui suas particularidades históricas e culturais que acabam refletidas na forma de se comunicar, o plano nacional de Educação no 
que diz respeito a área da linguagem contribui para que os direitos linguísticos sejam respeitados inclusive as línguas consideradas minoritárias.
Quando falamos de direitos linguísticos não nos referimos apenas a língua falada, mas também a língua escrita, a cultura, sua preservação e perenidade.
Resposta esperada:
O Plano Nacional de Educação, que enquadra a Base Nacional Comum Curricular prevê o ensino de línguas na área das Linguagens e suas Tecnologias. A língua inglesa figura como língua global, sendo, porém, assegurado o direito às diversidades linguísticas em meio às quais se situa a língua alemã. Também estabelece a integração dos estudantes em a grupos multilíngues e multiculturais, com um enfoque dado às experiências de aprendizagem, com práticas em campos de atuação, tais como: inteligibilidade, singularidade, variedade, criatividade/invenção e repertório. O objetivo é proporcionar ao estudante ocasiões para colaboração e compartilhamento de informações e conhecimentos e preparando-o para atuar, de forma crítica, na vida em sociedade. As tecnologias, amplamente implantadas nas práticas sociais de hoje e, ao que tudo indica, do amanhã, enquadram os processos educativos e de desenvolvimento sociocultural dos alunos nas escolas brasileiras.
2 - Leia o seguinte texto: “A conferência de Berlim marcou a colaboração europeia na partição e divisão territorial da África. O objetivo da conferência era regulamentar a liberdade do comércio no Congo e no Níger, assim como novas ocupações de territórios na costa ocidental da África”. Fonte: AMBIRES, Juarez. Camilo Pessanha e sua Clepsidra. In: Revista Conhecimento Prático: Língua Portuguesa e Literatura. Editora Escala, Edição 84, 2019, p. 19. Considerando o excerto sobre a Conferência de Berlim, disserte respondendo à pergunta: que conceito está presente no texto:
Conhecido também como partilha da África, essa conferência resultou na extensa exploração das colônias africanas, vemos a elite europeia da época utilizar seu poderio militar para subjugar os povos africanos em uma clara demonstração etnocêntrica de desrespeito a cultura, crenças, costumes e hábitos dos povos ali já estabelecidos.
Resposta esperada:
No excerto é possível perceber dois conceitos: por um lado, a noção de cultura, por meio de várias palavras tais como:
- conferência, que é uma prática cultural letrada;
- europeia, que se refere a um grupo geográfico, a Europa
- territorial, que se refere a uma região geográfica;
- África, Congo, Níger, que correspondem a um continente e a dois países deste continente;
- comércio, que se refere a uma atividade humana entre indivíduos ou culturas;
Além do conceito de cultura, outro conceito exemplificado no texto é a noção de Etnocentrismo. O etnocentrismo corresponde ao modo de observar ou ver uma cultura, tomando como parâmetro correto os seus próprios valores culturais. Estes valores são tomados como válidos ou superiores aos do grupo ou indivíduo observado. No excerto este aspecto transparece nos objetivos da Conferência em regulamentar assuntos políticos relativos ao continente africano: o comércio e a ocupação do território são regulamentados em Berlim, na Alemanha, que se situa no continente europeu e não africano, sugerindo legitimidade europeia para legislar sobre assuntos africanos.