Buscar

Educação a Distância bases conceituais e evolução histórica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação a Distância: bases conceituais e evolução histórica
1. Numa retrospectiva histórica, sobre a institucionalização da EaD no mundo, a mais antiga instituição nessa modalidade foi..
Você acertou!
C. A Suecia inaugurou o Instituto Líber Hermondes, que viabilizou a mais de 150 mil pessoas realizarem cursos por meio da modalidade a distância
As primeiras instituições de ensino a distância foram registradas em território europeu, como a Suécia, local onde foi inaugurado o Instituto Líber Hermondes, que viabilizou a mais de 150 mil pessoas realizarem cursos por meio da modalidade a distância, em 1829. Com a expansão da EaD e de universidades e institutos, a Noruega representou um marco importante para regulamentar a modalidade a distância, com legislação específica. A partir de 1935, são observados registros de EaD com tecnologias como o rádio, voltadas para complementar a educação presencial. No mundo, pode-se ver a televisão ocupando o papel de “vedete” na educação a partir de 1956, nos Estados Unidos, com a Chicago TV College, que inicia a transmissão de programas educativos.
2. Ao conceituar a EaD, Peters (1973) foi um dos autores da área que ressaltou que a EaD:
Você acertou!
E. é uma maneira industrializada de ensinar e aprender, com a produção e reprodução de materiais que chegam a um grande número de estudantes ao mesmo tempo.
Peters (1973) foi um dos teóricos da EaD e ficou conhecido por conceituar a EaD e ressaltar, na época, o caráter industrializado de ensinar e aprender proporcionado pela modalidade, que envolve um método racional de partilhar conhecimento, habilidades e atitudes, condicionado a uma divisão de trabalho e de princípios organizacionais, que envolve o uso dos meios de comunicação, a produção e reprodução de materiais técnicos de alta qualidade que chegam a um grande número de estudantes ao mesmo tempo; sendo assim, uma forma industrializada de ensinar e aprender.
3. A EaD, na visão de Moran (2002):
Você acertou!
B. define-se por uma modalidade de educação virtual, que pode ou não ter momentos presenciais.
A EaD, na visão do teórico Moran (2002), define-se por uma modalidade de educação virtual, sem a obrigatoriedade de encontros presenciais. O conceito se relaciona com o conceito de educação contínua, que se dá no processo de formação constante, de aprender sempre. Conforme ele pondera, o conceito da EaD redimensiona vários outros conceitos, como o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem. A EaD é uma modalidade que pode atuar de forma autônoma, indenpendentemente do ensino presencial, oferecendo cursos em todos os níveis de ensino.
4. Dentre as principais características da EaD, podemos destacar:
Você acertou!
D. a democratização do ensino, com oferta de cursos em regiões não metropolitanas.
Dentre as características da EaD, pode-se destacar a colaboratividade e interação em grupo, com o uso de ferramentas de comunicação que combatem a sensação de isolamento dos ambientes virtuais de aprendizagem. A EaD tem sido ofertada por grandes redes de ensino particulares e também pelo setor público, especialmente a rede federal. Apesar de valorizar a autonomia do estudante, o papel do professor ainda é muito importante para acompanhar e avaliar o percurso do aluno nos cursos a distância. A EaD se caracteriza, hoje, pela possibilidade de uso de variados materiais, não só o impresso, já que a internet é um canal que converge vários tipos de linguagens e suportes. A EaD tem se destacado por democratizar o acesso ao ensino, sendo ofertada em polos distantes de grandes áreas metropolitanas.
5. Uma das características da EaD é promover habilidades de participação no cenário digital, que inclui:
Você acertou!
E. habilidades de criticidade, habilidades de busca e checagem de fontes, criatividade, produção e leitura transmídia, inteligência coletiva, etc.
A EaD contribui para a formação de habilidades inerentes ao ambiente de participação digital, que inclui habilidades de criticidade, habilidades de busca e checagem de fontes, criatividade, produção e leitura transmídia, inteligência coletiva, etc. Ser aluno de um curso de EaD também exige outras capacidades, como a de organizar e separar tempo para se dedicar ao curso on-line; no entanto esta não é uma habilidade específica do ambiente virtual, e sim uma habilidade pessoal. A EaD valoriza atividades em grupo e incentiva que cada aluno colabore com seus conhecimentos, não com o objetivo de ser melhor avaliado ou receber uma "nota" de seu desempenho, mas sim para cooperar com o desempenho final do grupo como um todo. O conhecimento sobre linguagem de programação dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) não é uma habilidade fundamental para participar do cenário digital, já que hoje ninguém precisa saber programar para produzir conteúdos na internet. Habilidades de leitura, entonação de leitura de textos orais, etc. não são específicas do cenário digital.

Continue navegando