Buscar

Atividade 1

Prévia do material em texto

NOME
	Luanna Burgos de Siqueira
	RGM
	31663320
	CURSO
	Pedagogia
	POLO
	Caxambu-MG
PRÁTICA DE ENSINO - ATIVIDADE REFLEXIVA 1
Introdução
O estágio estabelece um dos períodos principais da formação docente, pois permite aliar teoria à prática. Trata-se de um período de construção de experiências, pois permite ao estagiário ter contato e vivenciar o ambiente escolar, o que desperta reflexões em relação à formação docente e, consequentemente, à construção da identidade do professor em educação infantil.
Desenvolvimento
É necessário frisarmos a importância do estágio na formação docente, que pode ser compreendido enquanto um espaço de aproximação da teoria à prática – algo particularmente presente na formação de professores de educação infantil. Isso porque, ao contrário de outras disciplinas, nas quais se busca repassar conhecimentos previamente existentes, a educação infantil traduz-se em um âmbito extremamente dinâmico, na qual o professor se depara continuamente com desafios, o que o exige estar em constante aprendizado – resultado da observação e da experimentação e das constantes interações que irão constituir sua trajetória profissional.
Nesse contexto, o estágio trata-se de um espaço para experimentação e discussão, o que provém em profissionais em formação mais aptos para atuar na educação, cada vez mais versáteis e comprometidos com o trabalho pedagógico. O estágio também possibilita o contato com a realidade em que o futuro professor se inserirá, o que significa conhecer de perto as reais dificuldades do trabalho pedagógico, bem como se preparar para atuar da melhor forma possível. Sendo assim, as práticas acompanhadas e as experiências vivenciadas influenciam diretamente nas escolhas que os futuros professores realizarão e na forma como se verão no ambiente educacional, marcando profundamente a identidade docente.
Conclusão
Assim, fica clara a importância do estágio na formação docente. O estágio e as atividades de práticas supervisionadas constituem momentos fundamentais, pois permitem o real exercício da profissão e a desordem do trabalho realizado em sala de aula, contribuindo para que os futuros professores possam ter experimentações que fundamentem suas práticas, desterrando a mera transmissão do conhecimento e aprimorando, assim, a proficiência em sala de aula. No que se refere a professores de educação infantil, o estágio assume um papel ainda fundamental, dado que se trata de um cenário onde as interações sociais são as principais intermediadoras do processo de ensino-aprendizagem, um âmbito que pede versatilidade e conhecimento em profundidade da realidade social.

Continue navegando