Buscar

Resumo Crítico do filme- Nise o coração da loucura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

"Nise: O Coração da Loucura" é um emocionante filme brasileiro dirigido por Roberto Berliner, lançado em 2015. Baseado em eventos reais, o filme narra a história da renomada psiquiatra Nise da Silveira e sua revolucionária abordagem no tratamento de pacientes com doenças mentais.
O enredo se desenvolve no Rio de Janeiro, durante a década de 1940, em um hospital psiquiátrico chamado Pedro II. Nise (interpretada por Glória Pires) é uma mulher determinada e corajosa que questiona os métodos tradicionais de tratamento, que consistiam em eletrochoques e confinamento, e propõe um método mais humano e artístico para ajudar os pacientes.
Através de sua pesquisa e experiências, Nise percebe o poder da arte e da terapia ocupacional no processo de cura mental. Ela introduz atividades como pintura, modelagem e jardinagem para os pacientes, proporcionando-lhes um ambiente terapêutico e criativo.
O filme retrata de forma impactante as condições desumanas em que os pacientes psiquiátricos viviam na época. Através dos olhos de Nise, o público testemunha o sofrimento e a falta de compreensão enfrentados por essas pessoas.
Um dos pontos fortes do filme é a atuação excepcional de Glória Pires, que transmite com maestria a determinação, a empatia e a paixão de Nise. Além disso, a fotografia é belíssima e as cenas são bem trabalhadas, imergindo o espectador na atmosfera claustrofóbica do hospital.
"Nise: O Coração da Loucura" é uma obra que ressalta a importância de tratar pacientes com doenças mentais de uma forma mais humana e respeitosa. Mostra como o simples ato de dar voz e oportunidades de expressão artística pode ajudar a restaurar a dignidade e a autoestima das pessoas que lutam contra a doença mental.
Como um crítico, considero "Nise: O Coração da Loucura" um filme poderoso que não apenas entretém, mas também oferece uma visão crítica sobre a forma como a sociedade lida com a loucura. É um apelo à empatia e ao respeito pelos direitos humanos daqueles que enfrentam doenças mentais.
No entanto, embora o filme transmita uma mensagem forte, algumas cenas e personagens poderiam ter sido melhor explorados, aprofundando assim seu impacto emocional. Além disso, a trama pode se arrastar em alguns momentos, dificultando o envolvimento completo do espectador.
Em suma, "Nise: O Coração da Loucura" é um filme cativante que traz à tona questões importantes sobre a forma como a sociedade lida com a doença mental. A interpretação brilhante de Glória Pires e a abordagem sensível do diretor tornam esse filme uma experiência cinematográfica que vale a pena ser vista e refletida.

Outros materiais