Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA TÓPICOS INTEGRADORES I (NUTRIÇÃO)

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE TÓPICOS INTEGRADORES I
1.   Leia o texto:
Uma paciente, M.JS, 40 anos, agricultora, procurou o Posto de Saúde de seu bairro em busca de orientação nutricional para aprender sobre o reaproveitamento integral dos alimentos produzidos pela comunidade em que ela vive. Porém, foi orientada pela equipe do PSF a procurar um centro hospitalar, também da atenção básica, que dispusesse de nutricionista para lhe atender.
2. Com base no seu conhecimento, responda: 
a)  Qual o Centro de Saúde a paciente deve procurar e por quê?
b)  Qual a especialidade do nutricionista nesse local?
c)  Qual o papel desse profissional nos âmbitos de sua atuação?
d)  Se você fosse o nutricionista desse Centro, qual seria a sua conduta com essa paciente? Como você poderia ajudar.
Cada PSF, tem um, percentual de usuário que são atendidos na área de abrangência e com certeza o paciente tem que procurar o atendimento na unidade de referência. Pois o nutricionista do Núcleo de apoio de Saúde da Família como suporte as equipes, tem como objetivo, orientar e acompanhar o paciente sobre o reaproveitamento dos alimentos, pois o nutricionista do NASF tem como meta ampliar a abrangência de saúde de diferentes formações que passaram a interagir a equipe de apoio, como multidisciplinares com uma visão de saúde integral, onde o ser humano é visto como um todo. Dessa forma o Profissional da nutrição apoia a realização das ações educativas sobre a alimentação e a nutrição bem como orientar a produção agrícola local, em sua atuação, a demais, ele precisa estar sensível quanto a necessidade para interagir suas equipes.  Identificação de áreas de risco nutricional na comunidade; Diagnóstico/monitoramento do estado nutricional da família e da comunidade; Diagnóstico de problemas alimentares e nutricionais. 
Dentre as atividades desenvolvidas pelos nutricionistas dos NASF, destacam-se o grupo, em seguida, aparecem as reuniões. As visitas domiciliares, o atendimento individual, o matricialmente (apoio matricial), o atendimento compartilhado e as atividades administrativas foram as outras atividades citadas é, atuar em consonância com os demais profissionais do NASF e das equipes de Saúde da Família e com a área/setor responsável pela gestão das ações de alimentação e nutrição no município, visando qualificar a atenção à saúde e melhorar a sua resolubilidade.
Dessa forma o nutricionista poderia ajudara dividir saberes, na prática com responsabilidades junto com os profissionais da AB e os demais do NASF, para contribuírem e fortalecerem um campo comum de conhecimentos acerca da alimentação e nutrição que de certa forma possibilitará a oferta indisciplinar e multiprofissional da atenção matricial procurando sempre dialogar juntos os demais profissionais a fim de não fragmentar o cuidado. Pois um excelente profissional é aquele que sempre busca soluções inovando a cada diz na simplicidade no que se faz.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/contribuicoes_saude_familia_atencao_nutricional.pdf
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000700010
https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/repositorioa/posicao_do_cfn/63.pdf
http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/a-importancia-na-insercao-do-nutricionista-na-estrategia-saude-da-familia/3155

Continue navegando