Buscar

CST SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

Prévia do material em texto

12
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM II
Barueri/SP 2022
	Nº
	NOME
	RA
	01
	Pablo Henrique Reis Santos
	2266701
	02
	
	
	03
	
	
	04
	
	
	05
	
	
	06
	
	
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata-se do Projeto Integrado Multidisciplinar II (PIM II), em que abordaremos sobre, Como se dá a utilização dos Sistemas de Informações e dos Computadores, além das estratégias de comunicação com o público externo para a marca via varejo. Ao longo da pesquisa iremos se aprofundar nas estratégias de vendas, os sistemas de aplicativos utilizados na empresa, os equipamentos necessários para o pleno funcionamento da mesma, e as formas internas externas de comunicação entre a marca e seus parceiros.
 No Primeiro capítulo teremos a apresentação da empresa, com suas definição e funcionalidade do trabalho realizado.
 No segundo capítulo veremos os princípios de sistemas de informação e os aplicativos utilizados pela empresa.
No Terceiro capítulo falaremos sobre a organização dos computadores e os equipamentos utilizados para que a empresa continue em funcionamento.
No Quarto veremos quais os meios de comunicação internos e externos, que a empresa se utiliza.
1. Apresentação da Empresa escolhida.
A empresa estudada para este relatório é a Via Varejo, empresa brasileira de varejo fundada em 2010 e responsável pelas redes Casas Bahia, Ponto Frio e suas respectivas lojas virtuais. Além de ser o administrador de um site de e-commerce.
Muitas pessoas nunca ouviram falar da marca Via Varejo, mas isso porque a Via é uma marca que está na base das empresas e compõe todo o seu sistema. Mas quando você vê uma loja física ou virtual da Casas Bahia, Ponto ou Extra, imagine que você vê uma loja no mercado da Via Varejo.
 Essas empresas são sócias e juntas formam uma holding, que segundo o dicionário;(. É uma empresa que detém participação majoritária em outras empresas chamadas subsidiárias, e tem controle centralizado sobre elas [geralmente, a holding não produz bens e serviços, apenas controla suas subsidiárias. ]), tornando-se uma das maiores empresas do setor no mercado brasileiro.
Essas empresas parceiras da via varejo operam em um modelo de negócios de marketplace que são basicamente a ideia de um espaço livre onde compradores e vendedores podem fazer negócios, funcionando como um shopping virtual. Isso permite que vendedores de todo o país ofereçam seus produtos nos sites que compõem a gigante do varejo. Sendo assim uma vantagem já que o mesmo produto é anunciado em três portais diferentes. Isso amplia consideravelmente a capacidade de venda das mercadorias, que ganham muito mais visibilidade.
I. Sustentabilidade 
A trajetória ESG da Via começou há muito tempo, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 e destinar adequadamente os resíduos que a empresa gera, a VIA quer ser referência em sustentabilidade e por isso se solidifica como referência nesse tema, a varejista online tomará para os próximos cinco anos As ações de desenvolvimento sustentável são definidas em três pilares. A primeira é reduzir as emissões de CO2 das operações logísticas. A segunda envolve o uso de energia renovável, de modo que todas as necessidades da empresa são atendidas por fontes limpas com mínimo impacto na natureza. Por fim, o terceiro pilar é aquele que pretende adotar uma economia circular, que está ajudando a dar um destino adequado para todos os produtos que você vende.
Além disso a VIA conta com o REVIVA que é o maior projeto de reciclagem do varejo brasileiro, sendo um programa de gestão e conscientização de resíduos com foco na inclusão social inteligente de catadores de materiais recicláveis.
O projeto, desenvolvido pela Giral a partir de um programa de sustentabilidade nascente que existe na Via Varejo desde 2008, trabalha com logística reversa para reciclar e destinar as grandes quantidades de embalagens de papelão, metal, isopor e plástico, descartadas em lojas físicas , Divisão de assistência técnica de redes de entrega em domicílio e varejo que atende 50 milhões de consumidores a cada ano.
 Como resultado, em um modelo pioneiro com viabilidade financeira e ambiental, implementado por meio de estudos técnicos e socioeconômicos realizados por consultores da Giral, a triagem de resíduos antes realizada por colaboradores da Via Varejo passou a ser gerenciada de forma independente pelo centro de distribuição interno Cooper Viva Bem, localizado em Jundiaí (SP). Seus cerca de 40 associados são responsáveis ​​por reciclar e comercializar mais de 700 toneladas de material por mês, faturando até o dobro da renda média mensal dos catadores. No atual estágio, o Reviva desenvolve uma escola para os cooperados com temas relacionados ao cooperativismo, para que assim consiga diminuir os efeitos causados pelas grandes industrias em nosso planeta, uma pequena ação do grupo VIA mas com grande impacto em nosso planeta.
2. Princípios de sistemas de informação.
I. O que é um sistema de informação
Um sistema de informação é um conjunto de partes que interagem umas com as outras para atingir um objetivo ou resultado. Sendo assim, um sistema de informação é o processo de conversão de dados em informações que, dentro deu uma empresa, serão utilizadas nas estruturas de tomada de decisão. Um sistema de informação tem três dimensões diferentes; tecnologias, organizações e pessoas.
II. Quais os Sistemas de informação presente na Via Varejo
A metodologia utilizada para otimizar a integração da Via entre logística e estoque foi a de planejamento de distribuição (DRP, na sigla em inglês).
O DRP Telecomunicações (Network Product Developer) é uma empresa, com o objetivo de fornecer aos provedores de serviços os produtos necessários para seus estoques, e construir redes de telecomunicações internas e externas, que facilita a conectividade com os usuários. A função de uma solução de planejamento de distribuição (DRP) é distribuir produtos armazenados em centros de distribuição (CDs) de redes varejistas e atacadistas, como as Casas Bahia e o Ponto por exemplo. Os Algoritmos inteligentes de reabastecimento direcionam o estoque para o local certo em quantidades ideais, evitando excessos e faltas de produtos e aumentando os giros de estoque.
A Via Varejo utiliza esse método para interligar suas lojas parceiras, o DRP é essencial, pois com esse sistema, as faltas e excessos de produtos no estoque de suas lojas parceiras são bastante reduzidos, e a gestão de estoque na rede também é mais dinâmica e confiável, com maior precisão em relação às mudanças nas demandas diárias.
Com o DRP, a demanda pode ser prevista antecipadamente, fazendo com que a entrega de mercadorias seja mais eficiente e que os sistemas saibam dos itens necessários, quantidades e destinos Algumas de suas vantagens são:
· Obtém saldo de estoque: evita faltas de estoque e atrasos na entrega do produto ao cliente.
· Reduz custos: Quando as necessidades do consumidor são compreendidas, não há risco de bens não vendáveis. Como resultado, as perdas ou desperdícios financeiros são evitados e os custos são bastante reduzidos.
· Maior eficiência operacional: Ajuda a melhorar a eficiência operacional da organização. Com ferramentas capazes de realizar essa automação, todos os dados ficam armazenados em um só lugar. Gerentes em diferentes níveis acessam informações e tomam as decisões mais apropriadas com base em registros precisos.
Além disso, a Via utiliza outra tecnologia de integração, o EDI, que digitaliza todo o processo de troca de informações, dados e documentos, além de um portal para agendamento de entregas de produtos. Ele funciona através da estrutura de arquivos. Basicamente, ele cria um layout ou esquema para o esquema de dados. Os arquivos são então enviados para a empresa, que os carrega em seu sistema.
A principal função do EDI na Via é permitir que as informações sejam transferidas de um ponto a outro. A incompatibilidade de dados não é um problema, já que pormeio de sua estruturação, garante-se que não haverá dificuldades na troca de dados entre seus parceiros. Para garantir a transformação da informação, o EDI não aparece como uma solução única. Na verdade, apresenta vários padrões, que se subdividem em outras categorias, a saber:
· Notas fiscal
· Conhecimentos de transportes
· Ocorrência de entregas 
· Documentos de cobrança 
3. Organização de Computadores
I. O que é organização de computadores?
A Organização define como um sistema é estruturado para que todas as ferramentas presentes possam ser usadas corretamente, ou seja, a organização de um computador é como as partes operacionais de um sistema de computador estão interconectadas, como elas interagem e o modo que elas trabalham para atingir seus objetivos.
II. Software utilizado 
A VIA utiliza a arquitetura de software feita pela CWI, que oferece software sob medida para ela como também sugestões tecnológicas que faz com que a Via seja umas das marcas varejista mais tecnológica do Brasil. 
A CWI está em diferentes áreas dentro da empresa, são elas: Customer Success, Inteligência Comercial, Compra Self-Service, Loja, Logística, Marketplace, Serviços de Crédito, Infraestrutura e Operações & Segurança.
A VIA e seus parceiros conta com um sistema fechado em seus computadores, com acesso limitado, sendo utilizável apenas os aplicativos importante para aquele parceiro. Esse sistema garante uma melhor performance e segurança na hora da troca de informações.
III. Computadores utilizados pelos colaboradores 
Os equipamentos da VIA conta com todos os seus aplicativos além dos aplicativos parceiros. Esses equipamentos são de grande importância para empresa já que através dele que se faz as transações, compras, vendas de mercadorias controle de estoque e etc. Grande parte do computadores são da fabricante Dell e proporciona uma boa utilização tanto para os funcionários como para os clientes envolvidos.
4. COMUNICAÇÃO APLICADA
I. Importância da Comunicação Dentro das Empresas 
A comunicação empresarial desempenha um papel muito importante, pois garante que os funcionários sempre realizem suas tarefas e tarefas de acordo com as políticas e objetivos da empresa.
 Com isso em mente, fica evidente a importância desse tipo de comunicação para que uma empresa seja bem-sucedida, independentemente do setor em que a organização está inserida. Todos precisam desenvolver sua comunicação, mas para isso é preciso analisar, planejar, ouvir e agir de acordo com as necessidades da empresa, sempre atento à marca e seus colaboradores/colaboradores. Os funcionários são a base do sucesso dos negócios porque criam novas ideias e maneiras de realizar o trabalho da melhor maneira possível.
II. Comunicação Interna da VIA
A comunicação interna trata-se da comunicação da via entre seus colaboradores e seus parceiros, que muitas das vezes, por se tratar de uma grande empresa, estão distantes geograficamente contudo a comunicação entre eles é de extrema importância.
Os principais meios de comunicação interna utilizada pela via são:
· Redes sociais coorporativas: As novas ofertas, produtos e etc são anunciado para seus parceiros pelas redes coorporativas, tais como Facebook, linkdin e até mesmo o WhatsApp , é uma forma mais informal de comunicação entre seus parceiros.
· Plataforma/Sites: Os assuntos mais “burocráticos”, como o recrutamento por exemplo, são informados ou resolvidos por meio da plataforma gupy que é um software de seleção e recrutamento online, e também um local de divulgação se tornando assim um aliado para a comunicação externa também.
· E-mails: Os e-mails já são comunicados mais formais utilizado para comunicar gerentes ou colaboradores, geralmente são comunicados particulares.
· Reuniões: As reuniões da via com seus parceiros ocorrem semanalmente e são feitas através de plataformas online. Elas são feitas com o objetivo de comunicar seus colaboradores e seus parceiros suas novas metas e também as metas já atingida pela empresa, essas reuniões são de extrema importância pois são elas que deixam todos seus colaboradores informados, esse tipo de comunicado é o mais abrangente que atinge um grande número de parceiros.
III. Comunicação Externa da VIA 
A estratégia e os objetivos de comunicação externa da VIA apoiam a forma como a empresa se relaciona com o seu público de fora da organização, podendo afirmar-se, em síntese, que os principais objetivos desta comunicação são:
· Comunicar adequadamente os valores e posicionamento da empresa aos clientes.
· Gerar notoriedade da marca, produto e/ou serviço no mercado.
· Conquistar novos clientes produzindo conteúdo estratégico.
· Construir uma boa reputação para a empresa através de diferentes canais.
Atualmente a VIA utiliza-se muito o marketing digital para a divulgação de seus produtos. Suas lojas parceiras, casas Bahia e o Ponto por exemplo, mudaram seus mascotes nesse último ano, sendo tudo isso para renovar a marca no meio digital. 
Desde então, as marcas passaram a se envolver mais com o público externo em suas redes sociais e divulgar seus produtos online e por meio dos aplicativos que atualmente movimentam a maior parte das vendas das lojas.
Outra forma de comunicação com o público externo à marca são os chamados comerciais de TV, que visam promover diversos produtos em larga escala, atingindo quase todos, o que é muito importante considerando que esse tipo de comunicação é muito importante, segundo a Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Em 2019, verificou-se que aproximadamente 96,3% da população brasileira possui pelo menos uma televisão. Percebe-se que a publicidade na TV é o principal canal de comunicação com o público.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Por meio dessa pesquisa compreendemos a importância de cada sistemas e componentes dentro deu uma empresa, vimos as estratégias de comunicação interna e externas utilizadas pela empresa como também a sua importância no ambiente coorporativo.
A VIA Varejo (empresa estudada nesse relatório), é uma grande líder no mercado varejista e responsável por várias outras empresas, e nesse trabalho conseguimos por meio de pesquisas entender e saber mais sobre ela a fim de aprimorar nosso conhecimento e colocar em prática tudo que aprendemos até aqui, a busca pela empresa estudada seguiu alguns critérios tais como; A preferência pelas empresas que tenha algum tipo de política sustentável, como VIA que conta com o ESG (governança ambiental, social e corporativa) que começou há bastante tempo, com o objetivo de diminuir a produção de carbono e lixo de suas empresas parceiras, também o programa Reviva que é o maior projeto de reciclagem do varejo brasileiro, sendo um programa de gestão e conscientização de resíduos com foco na inclusão social inteligente de catadores de materiais recicláveis.
O Projeto Integrado Multidisciplinar II (PIM II) foi elaborado baseando-se nas disciplinas estudadas no bimestre, onde, dentro do ambiente apresentado foram
Necessárias diversas pesquisas e integração dos conceitos estudados.
As matérias de Princípio de Sistemas de informação, Organização de computadores e comunicação aplicada foram a base para o projeto.
Neste relatório, concluímos que uma empresa necessita atualmente de uma base técnica sólida e de um sistema de informação que garanta uma boa comunicação entre si e até com o seu público-alvo, tal como a empresa estudada.
REFERÊNCIAS
VIA varejo acesso em : https://marketplace.via.com.br / https://viavarejo.gupy.io / https://www.ideianoar.com.br/via-varejo-marketplace/ / https://propmark.com.br/via-varejo-nosso-negocio-e-multicanal-e-o-consumidor-crossmedia/ 
Reviva acesso em: https://giral.com.br/case/reviva/ / https://ri.via.com.br/a-companhia/sustentabilidade/ 
Sistemas de informação: https://www.consumidormoderno.com.br/2018/03/02/via-varejo-tecnologia-otimizacao/ / https://www.startse.com/noticia/nova-economia/a-transformacao-digital-da-via-varejo-e-os-pilares-fundamentais-para-isso. / https://portal.unigranrio.edu.br/blog/o-que-e-sistemas-de-informacaoComunicação aplicada: https://deskfy.io/comunicacao-externa/ / https://cucasconteudo.com.br/portfolio_page/comunicacao-interna-via-varejo/#:~:text=O%20principal%20canal%20de%20comunicação,linguagem%20didática%2C%20eleve%20e%20objetiva.&text=A%20publicação%20é%20encartada%20na,as%20crianças%2C%20filhos%20dos%20colaboradores. 
Organização de computadores: https://www.icloud.com.br/5406/o-que-e-arquitetura-e-organizacao-de-computadores / https://cwi.com.br / https://cwi.com.br/cases/o-valor-que-a-engenharia-de-software-cwi-entrega-para-a-via-gigante-do-varejo-brasileiro/ /

Continue navegando