Buscar

4 Aula de Ortodontia Preventiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4º Aula de Ortodontia Preventiva 
Prof. Tuma 
Desenvolvimento das Dentições (Mista e Decídua)
Período pré-dental – vai do nascimento da criança até o sexto mês de vida pós-natal. 
Pré-natal – odontogênese; 
Dentição decídua – do sexto mês de vida ao sexto ano de vida; 
Dentição mista – do sexto ano de vida até os 12 anos de vida; 
Dentição permanente – a partir dos 12 anos. 
· Período pré-dental: período compreendido entre o nascimento e o sexto mês de vida pós-natal. Vai ter na maxila e mandíbula abaulamentos gengivais, esses abaulamentos é porque a maioria das coroas dos dentes decíduos, quando a criança nasce, já está formada ou finalizando o seu processo de mineralização. O recém-nascido em repouso só tem toque posterior, quando ele fecha a boca ele só toca os rebordos gengivais na região posterior, ou seja, os roletes gengivais não se contactam na região anterior. Ele tem uma mordida aberta fisiológica. 
- Mandíbula retruída em relação a maxila, o rebordo alveolar inferior está em média 6mm atrás (retroposicionado) do rebordo alveolar superior; 
- o recém-nascido vai ter um perfil convexo; 
- quem faz o selamento da porção anterior é a língua, postura neonatal (anteriorizada) da língua, isso é considerado fisiológico nessa idade; 
- o palato é pouco profundo e raso (quem remodela o palato é deglutição, se remodela para acompanhar a língua), a arcada superior tem uma forma arredondada; O palato ainda é pouco profundo e começa a se aprofundar com o próprio desenvolvimento da deglutição. A deglutição irá funcionar como uma matriz funcional (hipótese de Moss, 1961). A deglutição irá estimular o crescimento e a remodelação dos ossos palatinos, deixando o palato mais profundo. Ele sofre essa modificação porque ele é de ossificação intramembranosa. 
- arco dental inferior tem forma de “U”; 
Em repouso, os roletes gengivais estão separados e a língua se sobressai entre os lábios. Por que essa característica anatômica, a mandíbula é retroposicionada e a língua se sobressai nos roletes gengivais? Por causa da amamentação. Esse retroposicionamento mandibular favorece a passagem da cabeça pelo canal vaginal nos partos normais, favorece a amamentação. No recém nascido observamos bridas principais e acessórias muito bem desenvolvidas, elas funcionam como vedantes naturais, impedem que o leite escorra pelas comissuras labiais. 
Quando nós nascemos temos 2 funções instintivas: respiração e sucção. 
Na amamentação natural, a maxila vai ficar sobre a auréola e a criança vai ter que obrigatoriamente projetar a mandíbula para fazer apreensão na parte inferior do peito da mãe. Isso é matriz funcional, quando ela projeta a mandíbula estimula o crescimento de todo osso mandibular (corpo e ramo), a tensão do osso estimula a atividade odontoblástica. 
1º função boa da amamentação: crescimento da mandíbula; 2º - estímulo ao aprendizado da deglutição; 3º função – desenvolve a respiração nasal (extremamente importante para o desenvolvimento craniofacial). 
· Alimentação artificial: tem 3 grandes problemas – deficiência do crescimento da mandíbula (a mamadeira entra na boca da criança, não precisa ter a projeção mandibular), como o bico da mamadeira é pequeno as bridas não vão funcionar de maneira adequada (quando a criança suga ela, além de sugar o leite, suga também o ar pela cavidade bucal, isso pode levar a um padrão de respiração mista ou respiração bucal), como o bico empurra a língua e normalmente a criança mama deitada o leite vai diretamente para a orofaringe (a criança não aprende a deglutição fisiológica, apresenta pouco desenvolvimento dos ossos palatinos). 
· Pode ter respiração bucal, hipodesenvolvimento mandibular e deglutição atípica. No final no 6º mês essa criança continua com perfil convexo, pode persistir com esssa postura neonatal da língua. 
· A amamentação artificial pode levar a uma superalimentação, pois há uma sobrecarga estomacal, porque ela precisa de muito mais leite para ficar saciada, uma vez que o leite materno possui muito mais proteínas, mais gorduras. Pode levar a um sobrepeso nessa idade. 
Temos duas condições que podem ocorrer no período pré-dental que são os Dentes Natais e Dentes Neonatais. 
Dente natal – a criança já nasce com dente na cavidade bucal; 
Dente neonatal – aquele que erupciona nos primeiros meses de vida, antes do 6º mês. 
Se for dente decíduo não tem problema ficar na cavidade. Qual o grande problema desses dentes? Faz com que a mãe pare de amamentar o filho, pois o dente vai machucá-la, ela vai começar a ter alimentação artificial, podendo desenvolver respiração bucal, não vai ter aprendizado da deglutição e pouco crescimento mandibular. A principio, o dente natal e neonatal, o grande problema deles é que como a mãe vai ser machucada durante a amamentação, isso faz com que haja um término precoce da amamentação.

Continue navegando