Buscar

PLANO DE AULA_CINTIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA
1. DADOS DO ESTUDANTE:
Nome: Cíntia Maria Vasconcelos Mota
RU: 981747
Curso: 2ª Licenciatura em História
Polo: Santarém/PA
2. IDENTIFICAÇÃO:
Local: Escola de Ed. Infantil e Ens. Fundamental Frei Marcos
Disciplina: História
Ano/Série: 9º Ano Fundamental II
3. CONTEÚDO DA AULA:
· A Mulher na 1º república no Brasil
4. OBJETIVOS:
· Abordar o papel da mulher e seu protagonismo na 1ª república;
· Proporcionar análise das lutas das mulheres por igualdade de gênero nos espaços públicos;
· Promover debate com os alunos sobre as conquistas do espaço feminino no contexto brasileiro;
5. SÍNTESE DO ASSUNTO (Pressupostos Teóricos do Conteúdo):
Já é sabido que:
frágil e soberana, abnegada e vigilante, um novo modelo normativo de mulher, elaborado desde meados do século XIX, prega novas formas de comportamento e de etiqueta, inicialmente às moças das famílias mais abastadas e paulatinamente às das classes trabalhadoras, exaltando as virtudes burguesas da laboriosidade, da castidade e do esforço individual. Por caminhos sofisticados e sinuosos se forja uma representação simbólica da mulher, a esposa-mãe-dona-de-casa, afetiva, mas assexuada (...). (RAGO, 2014, p.88).
	Assim propiciar aos estudantes diferentes meio de conhecer e vivenciar o papel das mulheres na sociedade e seu protagonismo na sociedade. No entanto, o trabalho quanto a assimilação e da proposta desses conhecimentos colocados na sala de aula depende de uma contextualização por parte da educadora para lidar com os conceitos e da proposição dos assuntos aos estudantes. Situações como: “No caso das mulheres, acrescentava-se os preconceitos relativos ao seu comportamento; sua condição de classe e de gênero acentuava a incidência da violência. O desrespeito às suas condições existenciais traduzia-se em agressões físicas e morais.” (SOIHET, 2014, p.366). Assim, esses conhecimentos sejam apresentados e debatidos em diversas práticas didática-pedagógicas.
6. DESENVOLVIMENTO:
No primeiro momento iniciarei as atividades na sala de aula com os alunos, realizando a leitura de uma crônica “A mulher brasileira”, escrita por Júlia Lopes. Na sequência será apresentado o tema da aula que vai ser ministrado. Dividir a turma em grupos e, logo em seguida mostrarei para os alunos a finalidade da aula e o que os alunos deverão apreender no final dela. Para tanto, a divisão de grupos (04 alunos) terá como finalidades importantes, a socialização e colaboração mútua de aprendizagem entre alunos, seguindo a orientação para que sempre busquem o diálogo, compartilhamento e a construção conjunta dos conhecimentos, respeitando entre si as divergências de opiniões. Entregar aos alunos trechos impressos de reportagens escritas sobre o assunto abordado. Logo em seguida, será entregue uma folha para os alunos com uma pergunta, solicitando que durante a leitura do trecho do texto os alunos reflitam acerca do questionamento, conforme a interpretação do texto e o conhecimento prévio que possuem sobre o assunto. 
Será proposto para que alunos produzam uma pequena crônica sobre o tema: “O papel da mulher na sociedade brasileira”. Para auxiliar os alunos sobre o entendimento do que é o gênero textual crônica e como eles devem produzi-la, será entregue um texto impresso explicando a definição da crônica e o passo a passo de sua produção. A proposta da crônica é curta e deverá conter três parágrafos. Após a produção, todos grupos irão compartilhar o resultado de suas crônicas e assim produzirão um mural para que todos os trabalhos produzidos estejam colocados e fixos para ficarem expostos na sala. Em seguida farei um registro e a sistematização para aferir se o objetivo foi atingido de forma que os alunos tenham tidos a possibilidades de analisarem o papel da mulher na sociedade da primeira república no Brasil e, como se dava seu protagonismo diante da limitação desse papel social.
7. RECURSOS:
· Cópias impressas de textos;
· Folhas em branco;
· Pincéis para escrever no quadro;
· trechos de reportagem;
· Quadro, Lápis, Caneta, cola e tesoura.
8. REFERÊNCIAS
PINTO, Mirelha Ribeiro. O Feminino Durante as Reformas Urbanas e Sociais do Rio de Janeiro. In: - O Papel Social da Mulher Carioca nas Crônicas de Olavo Bilac durante a Primeira República (1901-1906). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal do Triangulo Mineiro. Uberaba, 2017, p.29-40.

Continue navegando