Buscar

Apol 1,2,3,4,5,6 Gênero, Raça e Etnia Identidade e Conceitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gênero, Raça e Etnia: Identidade e Conceitos
Sabe-se que a região do Nordeste tem um legue cultural e de diversidade muito rico. Nesse sentido, algumas tradições culturais ainda resistem nessa região, dentre essas temos uma arte popular muito difundida no Nordeste. Essa tradição foi apresentada na AULA 2 e explicita que em muitos lugares escritores utilizam para a divulgação do seu trabalho a forma cantada ou declamaram suas poesias como meio de marketing para vender sua arte popular. Sendo assim qual o nome dessa arte popular?
		D	Literatura de cordel
Questão 2/5 - Gênero, Raça e Etnia: Identidade e Conceitos
A questão da mestiçagem vem sendo pesquisada no país desde o final do século XIX. Sendo assim, vimos que na AULA 3 na construção da mestiçagem no Brasil o processo de embranquecimento foi uma prática que ocorreu e que pode ser vista como uma forma de poder que tinha duas ações:
	A	a física e a social	
Questão 3/5 - Gênero, Raça e Etnia: Identidade e Conceitos
Sabe-se que no decorrer da história mundial surgiu a necessidade de ampliação dos direitos igualitários, no viés da cidadania, entre homens e mulheres. Contudo, a construção da implementação da palavra gênero no campo acadêmico foi um processo com embates. Nesse sentido, a primeira pessoa a utilizar a termologia gênero foi um homem. Qual a nacionalidade e nome desse homem? (AULA 1)
	A	Canadense; Robert Stroller	
Questão 4/5 - Gênero, Raça e Etnia: Identidade e Conceitos
Na AULA 2 estudamos que a festa de Fogaréu que ocorre em uma região do Brasil tem como especificidade ser uma romaria que faz uma encenação da crucificação de Jesus. Essa procissão é considera pela população da região como uma das mais belas encenações da passagem bíblica que ocorre na Semana santa. Qual sentença apresenta a região do Brasil onde acontece essa festa?	
	D	Centro-oeste
Questão 5/5 - Gênero, Raça e Etnia: Identidade e Conceitos
Na AULA 1, tema 5 observou-se que a política de cotas atua no sentido de promover um maior acesso dos negros e pardos aos bancos acadêmicos ou aos espaços profissionais por meio de concurso público. Sendo assim, as políticas de cotas podem ser consideradas como uma forma de:
	B	Políticas afirmativas
Questão 1/5 - Gênero, Raça e Etnia: Identidade e Conceitos
Sabe-se que o século XXI vem carregado de uma generalização da cultura da beleza por meio das redes e mídias sociais, no início do século ocorreu um aumento significativo dos salões de beleza, da procura por cirurgias plásticas (TEXTO–BASE, tema 4, p.9). Nesse sentido, a tecnologia do mundo da beleza avança e constrói uma ciência nova denominada:
	A	Nanotecnologia
	
Questão 4/5 - Gênero, Raça e Etnia: Identidade e Conceitos
No Brasil, o Carnaval foi criado há muitos anos e trazido ao Brasil por um povo europeu que a princípio criaram uma festa com a especificidade de uma brincadeira que tinha como objetivo jogar água, ovos e tintas entre as pessoas. Entretanto, com apropriação por outros povos dessa cultura começaram a colocar ritmo na festa, logo ocorreu uma sintonia entre os ritmos, o que é considerado por muitos estudiosos a origem das marchinhas de carnaval. (rota de aprendizagem 2). Nesse sentido marque a alternativa que aborde o ano da criação do Carnaval, qual povo trouxe essa cultura e qual promoveu mudanças.
	B	1723- portugueses- africanos

Continue navegando