Buscar

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
A LDBEN - Lei nº 9.394/96 visualiza a educação especial como uma modalidade da educação escolar, que deva ser disponibilizada pelo governo, porque é responsabilidade do Estado, e deve acontecer preferencialmente no sistema de ensino regular. Dessa forma, confirma a gratuidade de uma modalidade de serviço em seu artigo 4º.
Que tipo de serviço público é esse?
a ) Um conjunto de alternativas, estratégias e serviços educacionais e de saúde à disposição do estudante com necessidades especiais.
b ) O atendimento educacional especializado, na rede regular de ensino.
c ) A aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.
d ) Disponibilizar currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica, para atender às suas necessidades especiais.
e ) O atendimento educacional e de saúde especializado, na rede regular de ensino.
 
QUESTÃO 2
A postura é um fator muito importante para o processo de aprendizagem. Partindo dessa afirmativa, o que é necessário para que o atendimento seja adequado?
a ) Atualmente o deficiente já faz parte de processos de seleção para o mercado de trabalho, preenchendo vagas que possibilitam a sua inserção através da tecnologia assistiva.
b ) O controle do ambiente possibilita ao deficiente utilizar os eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos de forma remota como acender/apagar lâmpadas, abrir/fechar portas entre outras tarefas simples do dia a dia.
c ) Para o acesso ao conhecimento e a interação realizada pelo deficiente a escola regular é responsável por promover condições para que isso aconteça. Esse atendimento é o Atendimento Educacional Especializado, o qual deverá selecionar os recursos e instrumentos capazes de adequar-se ao tipo de deficiência e necessidade de cada aluno. Para isso, a escola faz uso da tecnologia assistiva.
d ) A área da tecnologia assistiva que apresenta maior avanço, pois muitas vezes se constitui na única maneira do deficiente de comunicação com o mundo exterior.
e ) Em alguns casos, é preciso apenas de algumas almofadas ou apoios, mas nem sempre é assim. Muitas vezes se torna necessário um recurso mais sofisticado. Quando a criança é atendida nesta situação ela fica mais relaxada e com melhores condições de interagir com o meio e atuar sobre os objetos escolares.
 
QUESTÃO 3
Encefalopatia crônica da infância é a denominação do comprometimento psicomotor resultante de uma lesão do sistema nervoso central congênita, classificada como um distúrbio neurológico de origem encefálica e mais conhecido como:
a ) Acidente Vascular Cerebral.
b ) Poliomielite.
c ) Epilepsia.
d ) Talidomida.
e ) Paralisia cerebral (PC).
 
QUESTÃO 4
Com relação aos métodos utilizados pelas escolas, quais os procedimentos a serem tomados pelos profissionais da educação?
a ) Os métodos devem ser escritos de forma legível e compreensível para serem encaminhados aos órgáos competentes.
b ) Os métodos devem possuir princípios educativos que contemplem as necessidades dos deficientes, desde a evolução tecnológica até a compra dos materiais.
c ) Os métodos devem ser repensados, analisados, retroalimentados, atualizados, a busca por tecnologias eficientes e atenção a evolução tecnológica para aperfeiçoar o atendimento ao deficiente.
d ) Os métodos devem ser tratados de forma singular, dando mais importância ao atendimento aos deficientes do que aos demais alunos.
e ) Os métodos das escolas devem ser compostos de atividades específicas aos deficientes e atendimento tecnológico em toda a unidade escolar.
 
QUESTÃO 5
Existe uma legislação que ampara o deficiente físico, mas apesar dela, o deficiente ainda se vê impossibilitado de exercer sua autonomia em função das barreiras arquitetônicas que encontra pelo seu caminho. A população necessita:
a ) Reconhecer o deficiente físico como um sujeito que sempre necessita de ajuda do próximo.
b ) Sinalizar os espaços permitidos para o trânsito do deficiente físico, para que seja incluído em todos os processos sociais
c ) Abdicar de seus direitos em prol do deficiente físico.
d ) Integrar o sujeito com deficiência à sociedade de modo que ele se adapte às barreiras encontradas.
e ) De conscientização para que a sociedade se transforme em prol dos direitos igualitários de todos os cidadãos respeitando os espaços prioritários dos deficientes físicos
 
QUESTÃO 6
Na visão de Negrine (1995, p. 17) a criança na fase de alfabetização é todo movimento, pois muitos estudos revelam a forte relação entre as atividades escolares e o seu desempenho neuromuscular, dada à importância da psicomotricidade no processo de ensino e aprendizagem nessas classes.
Este desenvolvimento neuromuscular é adquirido de que forma na vida da criança?
a ) Com o processo de ensio e aprendizagem.
b ) Com a vivência corporal e a linguagem simbólica que são imprescindíveis.
c ) Como atividades físicas - brincadeiras de correr, chutar, pular, pegar e arremessar.
d ) Por meio dos elementos constitutivos da psicomotricidade que nos faz compreender os esquemas cognitivos necessários.
e ) A criança como agente passiva, isto é, ela apenas recebe e acumula informações previamente estabelecidas pelo educador, sendo apenas capaz de codificar e decodificar as informações.
 
QUESTÃO 7
Existem algumas ações que são desenvolvidas quando um aluno(a) não corresponde às expectativas de aprendizagem para o ano em que está estudando, elas são chamadas de intervenções pontuais. Em que consiste essa prática escolar desta modalidade específica?
a ) Elaboração de um "Caderno de Intervenção Pontual" e, nele, são registrados: data, conteúdo, atividade desenvolvida e uma breve reflexão escrita do que percebe quando o aluno está fazendo determinada atividade.
b ) Ás vezes as crianças não têm um adulto para orientá-las nas tarefas de casa, ou para motivá-las a ler o livro que a professora enviou. Problemas familiares também refletem na aprendizagem das crianças e nas questões psicomotora dos alunos.
c ) Às vezes constatamos que é necessário chamar o responsável da criança para uma conversa. Essa ação tem ajudado muito a coordenação pedagógica e aos professores, pois é possível conhecer melhor a realidade das crianças envolvidas.
d ) A Coordenação pedagógica conversa com os professores sobre a clareza que eles devem ter de não abandonar os alunos com dificuldades de aprendizagem, e que é preciso saber dar o remédio que cada um precisa num determinado momento escolar.
e ) Orienta-se o professor auxiliar para que registre todas as suas ações em sala de aula. A cada dois meses, analisa-se os resultados e redireciona-se esta ação.
 
QUESTÃO 8
Há indicações de que esse problema é um impedimento congênito ou hereditário, com um contexto neurológico, e pode atingir crianças e adultos. Apresenta algumas características como:
- Problemas de diferenciar entre o lado esquerdo e direito.
- Falta de senso de direção (para o norte, sul, leste, e oeste) e pode também ter dificuldade com um compasso.
- A inabilidade de dizer qual de dois números é o maior ou menor.
- Inabilidade em apreender e recordar conceitos matemáticos, regras, fórmulas, e sequências matemáticas.
De que distúrbio neurológico estamos nos referindo?
a ) Hiperatividade.
b ) TODA (Transtorno do Déficit de Atenção).
c ) Disgrafia.
d ) Dislexia. 
e ) Discalculia.
QUESTÃO 9
O processo de aprendizagem tem sido cada vez mais diagnosticado como problemático e caótico, e a responsabilidade tem recaído em quem ensina e quem aprende sob a ênfase de ensinar mal e aprender pouco e, é crescente o número de alunos com dificuldades escolares, muito deles se desinteressam aliados pela desmotivação do próprio sistema, desenvolvem uma baixa auto-estima, acabam evadindo, reprovando ou abandonando as atividades escolares. Existe uma queixa frequente por parte de pais e educadores acerca das carências em aprender.
Nesta perspectiva, questionamos, quais são os principais distúrbios de aprendizagem encontrados em sala de aula pelo professor?
a ) Disortografia;Hiperatividade; Síndrome de Down e Desordens múltiplas manifestadaspor dificuldades.
b ) Síndrome de Asperger; Síndrome de Rett; Síndrome de Turner e Síndrome de Estocolmo.
c ) Disfunção cerebral mínima (DCM); Incapacidade de Percepção; Fracasso escolare Transtornos Emocionais.
d ) Sindrômicos - Assindrômicos - Neurológicos e Comportamentais.
e ) Dislexia - Disgrafia - Discalculia e Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
 
QUESTÃO 10
A Educação Infantil tem o compromisso de proporcionar à criança, atividades que levem a um brincar prazeroso, oportunizando jogos e brincadeiras lives no qual a criança possa se expressar, visando um deenvolvimento motor de qualidade que se constituirá como base para aprendizagens futuras.
Segundo os especialistas da área, os distúrbios psicomotores podem ser identificados mediante aos seguintes comportamentos:
a ) Nas escolas, gostam de participar de jogos e brincadeiras nos quais geralmente compartilham com o grupo a satisfação de estarem juntos.
b ) Na hora de vestir-se tem habilidade em identificar o que é a manga, onde estão os braços, e as pernas das calças. Coloca qualquer peça de roupa sempre de forma correta.
c ) Seus movimentos são desajeitados, lentos e leves. Mas, quando andam, apoiam duramente os pés no solo.
d ) Para iniciar uma atividade no caderno tem dificuldade em saber de que lado deve realizá-lo. 
e ) Começa a falar e a andar na idade certa. Mas quando andam às vezes caem.

Continue navegando