Buscar

FACULMINAS DIREITO INTERNACIONAL DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULMINAS - DIREITO INTERNACIONAL DO TRABALHO NOTA: 10
Aprovada pela Conferência Internacional do Trabalho, uma Convenção da OIT é enviada pela Presidência da República Federativa do Brasil ao Congresso Nacional para exame e aprovação. Após mais de cinco anos de discussão, o Congresso edita um decreto legislativo aprovando o texto da Convenção, com ressalva de uma de suas cláusulas, considerada contrária à soberania nacional. Diante desses fatos, considerando tanto as normas da OIT quanto o direito brasileiro, a Presidência deverá:
RESPOSTAS: Comunicar o Diretor-Geral da Repartição Internacional do Trabalho que a Convenção não obteve aprovação integral das autoridades internas competentes e, se entender importante a ratificação da Convenção, poderá reaviá-la ao Congresso na próxima sessão legislativa, buscando sua aprovação integral.
A Organização Internacional do Trabalho - OIT considera a proteção do trabalhador como um direito a ser garantido e preservado. O/A assistente social que atua na área da saúde do trabalhador recebe diversas demandas, visto que na contemporaneidade a saúde do trabalhador deve ser entendida para além da relação capital-trabalho, mas também na relação da saúde com o trabalho. Nesse sentido, o parecer social é instrumento técnico operativo que favorece uma leitura ampliada da situação de saúde do trabalhador pois:
RESPOSTAS: Contribui para o apontamento de fatores contextuais que interferem como fatores contribuintes para a avaliação da incapacidade.
Dentre as Convenções da Organização Internacional do Trabalho - OIT que já foram ratificadas pelo Governo do Brasil e estão em vigor encontra-se a:
RESPOSTA: 182 - Sobre Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e Ação Imediata para sua Eliminação (1999).
Em relação às disposições da Convenção no 87, da Organização Internacional do Trabalho, é correto afirmar:
RESPOSTA: Não deve demandar qualquer tipo de autorização prévia a constituição, pelos trabalhadores e pelas entidades patronais, de organizações da sua livre escolha. Se conformar com o estatuto deve ser a única condição para filiação.
Com base na Convenção 132, da Organização Internacional do Trabalho - OIT, é correto afirmar:
RESPOSTA: A duração das férias não deverá, em caso algum, ser inferior a três semanas de trabalho, por um ano de serviço.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o absenteísmo é conceituado como um período de ausência laboral atribuído a uma incapacidade do indivíduo. Para vários autores, a doença no trabalho tem relação direta com os modos de trabalhar. I. o desgaste do trabalhador nos processos de trabalho; II. um sinal de desequilíbrio; III. uma resposta à precarização do trabalho. Está correto o que se afirmar em:
RESPOSTA: I, II e III.
Em relação à idade mínima para admissão em emprego ou trabalho no território do Membro que ratifica a Convenção no 138 da OIT, é INCORRETO afirmar:
RESPOSTA: Não será inferior a dezessete anos a idade mínima para a admissão a qualquer trabalho que, pelas circunstâncias em que for executado, possa prejudicar a saúde do adolescente.
Diante do que estabelece expressamente a Convenção no 182 da Organização Internacional do Trabalho, considere: I. Para efeitos da aludida Convenção, o termo “criança” designa toda pessoa menor de 18 anos. II. Todo Membro deverá adotar medidas eficazes, e em prazo determinado, com o fito de identificar as crianças que estejam particularmente expostas a riscos e entrar em contato direto com elas. III. Todo Membro que ratificou a Convenção no 182 da OIT poderá denunciá-la ao expirar um prazo de 05 anos a partir da data em que tenha entrado em vigor. IV. A denúncia à mencionada Convenção não surtirá efeito até 1 ano após a data em que tenha sido registrada. Está correto o que se afirmar APENAS em:
RESPOSTA: I, II e IV.
Segundo os dispositivos normativos da Organização Internacional do Trabalho – OIT:
RESPOSTA: A vigência internacional de uma convenção da OIT está atrelada tanto ao depósito de um número mínimo de instrumentos confirmatórios dos Estados junto Bureau Internacional do Trabalho quanto ao decurso temporal de doze meses após o segundo depósito.
Em matéria de convenções da OIT e sua obrigatoriedade, o Estado-Membro que tiver obtido o consentimento da autoridade, ou autoridades competentes:
RESPOSTA: Comunicará ao Diretor-Geral a ratificação formal da Convenção e tomará as medidas necessárias para efetivar as disposições da dita Convenção.

Outros materiais