Buscar

Na gestão de ativos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é importante a partir de entender que o ativo se trata segundo Marion (2009, p.57) é que “o conjunto de bens e direitos controlado pela empresa. (...) trazem benefícios, proporcionam ganho para a empresa”. A partir dessa tomada de decisão de entender que o ativo traz ganho para a empresa, temos que pensar bem em como gerir ele. A empresa Dínamo Distribuidora e Comércio de Gêneros Alimentícios Ltda ao adquirir a maneira correta da gestão dos ativos diminuirá os problemas com as perdas, furtos e reincidências. Uma das maneiras de regularizar é se basear nas normas NBR 55001/55002, onde podemos fazer a aplicação do ciclo do PDCA. Tomando em 6 passos: Planejar, Executar, Gerenciar Riscos, Monitorar, Analisar, Tomar decisões em busca de melhoria.
O Planejamento: O planejamento dos ativos, verificar o que gera valor na empresa e qual o foco do negócio, entendendo as necessidades e determinando o escopo do sistema de gestão com a liderança onde deve documentar questões de comprometimento do processo de gestão de ativos, definir criticidade de itens que não podem faltar. (A, B, C e D). Executar: Definir estratégia e ciclo de vida de cada um dos ativos e a mensuração dos indicadores e documentá-los. Gerenciar Riscos: Classificar os ativos, Identificar os ricos, Medidas de controle e analisar com o FMEA ou outro método de avaliação os níveis de riscos e níveis de tolerância e com isso ações para tratá-los. Monitorar: Ao observar e avaliar o desempenho com a ajuda dos Indicadores Performance ou KPI’s, Indicadores de Custo e de Risco ou KRI’s e realização de auditoria interna. Analisar: Realizando a avaliação econômica e fazendo a administração do ciclo de vida do ativo levando em conta a receita, custo, despesa e investimento. Tomar decisões e melhorias: Estar sempre atualizado com as novidades com o ciclo de melhoria contínua para a gestão de ativos, corrigindo, planejando, verificando e executando. 
Portanto, além de fazer a aplicação da Norma Brasileiras (NBR) da Associação Nacional de Normas Técnicas (ABNT) na série 55000 organizando layout, fazendo o inventário periódico dando valor ao ativo administrando o ciclo de atividade e depreciação dele e sendo realizado um treinamento dentro da organização para ser utilizado do capital intelectual da empresa pode ser evitado as perdas, furtos e reincidências. 
BIBLIOGRAFIA
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR / ISO 55000: Gestão de ativos — Visão geral, princípios e terminologia. 2014.

Continue navegando