Buscar

Relatório de Prática Virtual 01 Analise de alimentos PROTEINAS 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
)
RELATÓRIO DE PRATICAS ANÁLISE DE PROTEINAS 
	IDENTIFICAÇÃO
	1. Acadêmico: EDUARDO DONIZETI AZEVEDO
	2. Matrícula: 3288776
	3. Curso:NUTRIÇÃO
	4. Turma: 0366NTR / 2
	5. Disciplina: ANÁLISE DE ALIMENTOS
	6. Tutor(a) Externo(a): CRISTINA DIAS DAMASCENO
	DADOS DA PRÁTICA
	1. Título: ANÁLISE DE PROTEINAS 
	2. Semestre: 4°
	3. Data:15/09/2022
	INTRODUÇÃO
	 As proteínas são responsáveis pelo controle de quase todos os processos que ocorrem em uma célula, apresentando uma quase infinita diversidade de funções. Para entender o mecanismo molecular de um processo biológico, é inevitavelmente estudar uma ou mais proteínas, uma vez que elas são ferramentas moleculares importantes para expressar informações genéticas nos organismos vivos.
 As proteínas nos alimentos não apenas possuem funções nutricionais, mas também propriedades sensoriais e de textura (CECCHI, 2003). Os alimentos com maior teor de proteínas são alimentos de origem animal, como carne, peixe, ovos, leite, queijo e iogurte. Nesses alimentos, além de conter uma grande quantidade desse nutriente, a proteína também possui uma grande qualidade proteica e é mais fácil de ser utilizada pelo organismo humano. Além disso, existem alguns alimentos vegetais que contêm proteínas, como feijão, incluindo ervilhas, soja e grãos.
	OBJETIVOS
	· Executar procedimentos adequados para determinar o teor de proteína em alimentos.
	MATERIAIS
	· Vermelho de metila. Verde de bromocresol; Solução de hidróxido de sódio; Solução de ácido clorídrico; Sulfato de sódio; Sulfato de cobre; Selenito de sódio; Álcool etílico; Ácido clorídrico; Ácido sulfúrico; Ácido bórico; Proveta; Tubo de digestão; Pipeta graduada; Pisseta; Erlenmeyer; Bureta; Capela; Balança Analítica; Destilador; Bloco digestor; 
	METODOLOGIA
	· Inicialmente, prepare a capela, isto é, acenda a luz, ligue o exaustor e abra ajanela. Em seguida, mova os itens que estão no armário inferior para o interior da capela.
· Inicie o preparo da mistura digestora posicionando o béquer 1 no pote de gelo. Ligue a balança, abra a cúpula e posicione a placa de Petri sobre a balança. Tare a balança para desprezar a massa da placa de Petri. Pese, aproximadamente, 2 g de selenito de sódio (Na₂SeO₃) e, em seguida, transfirapara o béquer 1. Pese 4 g de sulfato de cobre (CuSO₄), transfira para o béquer 1 e, após isso, pese 21,4 g de sulfato de sódio (Na₂SO₄) e adicione ao mesmobéquer. Meça, aproximadamente, 175 mL de água destilada, como auxíliodaproveta, e transfira para o béquer 1. Finalize o preparo da mistura digestoraadicionando, com o auxílio da proveta, 200 mL de ácido sulfúrico (H₂SO₄) nobéquer 1. Quando a mistura digestiva estiver pronta, retire o béquer do potede gelo.
· Mova o Erlenmeyer com a solução destilada para bureta. Abra a válvula dabureta e titule o destilado sob agitação com o ácido clorídrico, até que asolução presente no Erlenmeyer altere sua cor de verde para lilás. Observe aquantidade de HCl utilizado para titulação.
· Limpe todos os instrumentos utilizados, desligue os equipamentos e acesse omenu de opções para reiniciar a prática com uma amostra diferente.
	RESULTADOS E DISCUSSÕES
	 O procedimento mais comum para a determinação de proteína é através da determinação de um elemento ou um grupo pertencente à proteína. A conversão para conteúdo de proteína é feita através de um fator. Os elementos analisados geralmente são carbono ou nitrogênio, e os grupos são aminoácidos e ligações peptídicas.
	REGISTRO FOTOGRÁFICO
	
	REFERÊNCIAS
	ARGANDOÑA, E. J. S.; Maldonade, I. R.; Breda, C. A.; Justi, P. N.; Alves, A. V.; Silva, T. G. Roteiro de aulas práticas da disciplina de análise de Alimentos. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2017. 105p.
 CECCHI, H. M. Fundamentos teóricos e práticos em análise de alimentos. 2. ed. rev. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. 208 p.
 MOTTA, V. T. Bioquímica básica. Laboratório Autolab LTDA, 2005.
 NELSON, David L.; Cox, Michel M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6ª Edição, 2014. Ed. Artmed. 
NOGUEIRA, A. R. A.; SOUZA, G. B. Manual de Laboratórios: Solo, Água, Nutrição Vegetal, Nutrição Animal e Alimentos. São Carlos: Embrapa Pecuária Sudeste, 2005. 313p.
 VOGEL, A. Química Analítica e Qualitativa. 1992. 5ª Ed. Editora Mestre Jou. São Paulo. 665p.
 YASUHARA, T. and NOKIHARA, K. High-throughput analysis of total nitrogen content that replaces the classic Kjeldahl method. Journal of agricultural and food chemistry, v. 49, p. 4581-4583, 2001.

Continue navegando