Buscar

Exercicio Resolvido Uma instalação elétrica possui um transformador trifásico de 150kVA, 60Hz, 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Engenharia Elétrica Centro Universitário Augusto Motta
Uma instalação elétrica possui um transformador trifásico de 150kVA, 60Hz, 2.400V / 240V, ligação Δ – Y, com os seguintes parâmetros: Z1 = (2,4 + j 2,7) Ω/fase no enrolamento de AT, Z2 = (0,008 + j 0,009) Ω/fase no enrolamento de BT. O transformador está ligado a uma rede trifásica através de um cabo alimentador do lado de AT, com impedância de (1 + j 2) Ω/fase. Há um cabo alimentador do lado de BT, com impedância de (0,01 + j 0,025) Ω/fase, interligando o transformador e a carga. O transformador está alimentando uma carga trifásica equilibrada de 120kVA, ligada em estrela, com fator de potência 0,8 atrasado. A carga está operando com uma tensão de linha de 235V. Utilize o circuito equivalente simplificado referido ao primário e calcule: (a) A corrente no alimentador de BT. (b) A tensão de linha no início do cabo alimentador de AT. (c) A potência trifásica do banco de capacitores, em kvar, a ser ligada nos terminais da carga, para que o fator de potência equivalente da carga seja de 0,96 atrasado
Para calcular a corrente no alimentador de BT, primeiro precisamos calcular a corrente na carga. A potência aparente da carga é de 120 kVA e a tensão de linha é de 235 V, então a corrente de linha na carga é:
A corrente no alimentador de BT é igual à corrente na carga, então:
(a) A corrente no alimentador de BT é 295,2 A.
Para calcular a tensão de linha no início do cabo alimentador de AT, precisamos calcular a queda de tensão no transformador e nos cabos alimentadores. Primeiro, vamos calcular a impedância equivalente do circuito referida ao primário.
A impedância do transformador referida ao primário é:
A 
impedância do cabo alimentador de AT é (1 + j2) Ω/fase e a impedância do cabo alimentador de BT referida ao primário é:
Então a impedância equivalente total referida ao primário é:
A queda de tensão no circuito equivalente referido ao primário é:
A tensão de linha no início do cabo alimentador de AT é igual à soma da tensão na carga e da queda de tensão no circuito equivalente referido ao primário:
(b) A tensão de linha no início do cabo alimentador de AT é 3996 V.
Para calcular a potência trifásica do banco de capacitores que deve ser ligada nos terminais da carga para que o fator de potência equivalente da carga seja de 0,96 atrasado, precisamos calcular a potência reativa da carga e do banco de capacitores.
A potência reativa da carga é:
A potência reativa do banco de capacitores é:
A potência trifásica do banco de capacitores que deve ser ligada nos terminais da carga para que o fator de potência equivalente da carga seja de 0,96 atrasado é -28799 var. Isso significa que o banco de capacitores deve ter uma potência reativa capacitiva (negativa) para compensar a potência reativa indutiva da carga.

Continue navegando