Buscar

Introdução à Educação Física Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As Olimpíadas modernas foram concebidas para ser um evento singular do calendário esportivo mundial, um grande festival para o congraçamento das nações. Ao longo do século XX, cresceram em tamanho e importância, ganharam símbolos e rituais próprios e se tornaram “o maior espetáculo da Terra” (XVII Encontro Regional de História, 2004).
Disserte sobre a História das Olimpíadas.
FONTE: XVII ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA, 17., 2004, Campinas. A Metamorfose dos Jogos Olímpicos (1896-1996).Campinas: Unicamp., 2004. 17 p. Disponível em: http://legacy.anpuh.org/sp/downloads/CD%20XVII/ST%20IX/Marcelo%20Weishaupt%20Proni.pdf. Acesso em: 1º set. 2021.
Resposta esperada
*Foram criados em 776 a.C. em homenagem a Zeus e eram realizados na cidade de Olímpia, por isso a origem do nome Olimpíadas.
*Os primeiros jogos olímpicos da antiga Grécia, os realizados em 776 a.C.
*Esses jogos eram festas populares e religiosas que envolviam, além de competições atléticas, provas literárias e artísticas.
*Diversos competidores das cidades-estados gregas participaram de algumas modalidades esportivas. Naquele período, a quantidade de estilos ainda era limitada, mas havia a luta, provas de corrida, o boxe, a corrida de cavalo, arremesso de disco, salto atletismo, o pentatlo.
*Os jogos aconteciam nos meses de julho e agosto.
*As competições eram realizadas pelos atletas nus, pois acreditava-se que a nudez ajudava nos movimentos e também por terem culto ao corpo, bastante valorizado pelos gregos. Mulheres não tinham o direito de participar.
*Com o passar dos séculos, os jogos perderam gradualmente o seu significado religioso, e com a conquista da Grécia pelos romanos esse processo continuou. 
*Em 393 d.C., o imperador romano, Teodósio, o primeiro imperador cristão de Roma, proibiu todos os ritos pagãos.

Mais conteúdos dessa disciplina