Buscar

gestão por competência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A gestão por competência é um sistema da área de Gestão de Recursos Humanos, desenvolvido visando identificar e administrar perfis profissionais que proporcionem um maior retorno ao negócio, identificando os pontos de excelência e as oportunidades de melhoria, suprindo as lacunas e agregando conhecimento.
Tem por objetivo desenvolver os colaboradores e, ao mesmo tempo, obter o máximo retorno para o negócio através de competências individuais e coletivas, veja que a gestão por competência tem impacto direto sobre a performance e produtividade, tanto coletiva ou individualmente. É um elemento na cultura organizacional que pesa conhecimentos, habilidades e atitudes para selecionar um time, a fim de visualizar as melhores expectativas a longo prazo para o crescimento do empreendimento e desenvolvimento do colaborador. 
Tem por alicerce para identificar e gerenciar as habilidades, três tipos de competências, sendo elas, organizacionais, comportamentais e técnicas. As organizacionais referem-se às técnicas utilizadas para destacar a organização em relação à concorrência; já as habilidades técnicas, nomeadas também como hard skills, são aquelas adquiridas ao longo da formação do colaborador, podem ser desenvolvidas por meio de cursos, graduações, treinamentos ou capacitações, tem como principal objetivo fornecer insumos e o conhecimento necessário para que o profissional consiga exercer sua função da melhor forma possível; e as comportamentais ou soft skills, são as atitudes do colaborador e são essenciais para que se entender quais perfis mais se encaixam em cada time ou cargo, é a personalidade do funcionário, sendo possível ajudar a entender como cada profissional lida com as pessoas do trabalho e o quanto diferentes situações do cotidiano podem afetar o seu comportamento.
Podemos destacar algumas habilidades observadas na gestão por competência, entre elas a organização; autoconfiança; trabalho em equipe; relacionamento interpessoal; liderança; pensamento criativo; conhecimento técnico; proatividade.
Diante de um cenário empresarial cada vez mais competitivo, as organizações precisam se superar constantemente para atingir metas cada vez mais rigorosas, com isso essencial o investimento na capacitação e qualificação de seus colaboradores, que por consequência melhoria na produção e nos resultados, premissa essa da gestão por competência.
Comecemos com a promoção de espaços para troca de ideias, esta proporciona o ambiente ideal para identificar competências já existentes na equipe ou mapear as que podem ser desenvolvidas. Após mapear as competências dos integrantes de cada equipe, busque alocar os profissionais de acordo com suas aptidões, dessa forma o gestor pode estabelecer perfis-chave para a empresa e os recursos humanos funcionarão como uma engrenagem perfeita. 
É fundamental que sejam realizadas avaliações periódicas, para conhecer e identificar as potencialidades das equipes, pois os colaboradores estão em constante aprendizado, habilidades e competências podem ser desenvolvidas ou lapidadas, nessas ocasiões é possível identificar que um colaborador esteja apto a desempenhar novas funções, necessário também para que sejam identificadas deficiências existentes.
Uma estratégia interessante para implementar a gestão por competências é promover treinamentos e ações para desenvolver ainda mais os colaboradores.
É fundamental definir e promover ações que atendam às necessidades encontradas. A gestão por competências implica em medidas efetivas, desde as mais simples, como a realocação de um colaborador, quanto as mais complexas, como a aquisição de tecnologia específica para a empresa. Por isso, além das ações práticas identificadas acima, tenha sempre como prática ouvir o feedback dos colaboradores e passar a eles o feedback da gestão de pessoas.

Continue navegando