Buscar

Valdo-Sistemas de Avaliação de Impacto e Licenciamento Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUIÇÃO: Grupo Ser Educacional Universidade Uninassau
CURSO: Gestão Ambiental
DISCIPLINA: Sistemas de Avaliação de Impacto e Licenciamento Ambiental - D.20231.B
ALUNO: 01418436
Valdo Souza Caldeira
 A participação constitui-se principalmente numa forma de reconhecer os direitos do cidadão na busca de exercer uma cidadania ativa. Também se trata de uma forma de aproximação entre as diversas instituições do Estado, além das opiniões e anseios da sociedade civil organizada, antes que o poder público tome ou execute suas ações 
Elabore um texto argumentativo-dissertativo sobre Participação pública e Objetivos da consulta pública.
Participação pública
Essa noção de"participação popular" está intrinsecamente ligada à própria concepção de cidadania que está prevista em nossa Carta Magna que vai além da concepção liberal de titularidade de direitos civis e políticos, que reconhece o indivíduo como pessoa integrada na sociedade, onde o funcionamento do Estado estará submetido à "vontade popular", como base e meta essencial do regime democrático e do Estado de Direito. Nesse sentido, é que nossa Carta Constitucional é considerada por muitos uma Carta cidadã. Refere-se a esta questão da seguinte forma: “..A participação popular significa a satisfação da necessidade do cidadão como indivíduo, ou como grupo, organização, ou associação, de atuar pela via legislativa, administrativa ou judicial no amparo do interesse público - que se traduz nas aspirações de todos os segmentos sociais.”
O despertar da sociedade civil e a participação ativa de seus setores no processo de desenvolvimento da sociedade constituem fenômenos marcantes da história atual. Ser cidadão não se trata apenas de receber os benefícios do progresso, mas de tomar parte nas decisões e no esforço para sua realização. Trata-se de uma exigência decorrente da natureza inteligente e responsável da pessoa humana. Na medida em que se queira respeitar a dignidade da pessoa humana, é preciso assegurar-lhe o direito de participar ativamente na solução dos problemas que lhe dizem respeito.
O cidadão como ator principal nas políticas públicas, considerando que o mesmo figure como sujeito e não como objeto. Este papel ao longo do tempo foi sendo relegado à medida de sua participação na esfera pública, o que o fez excluir-se gradativamente e ser substituído pela mídia, pelos políticos, pelo Estado, por indicadores que interpretam as necessidades. E a existência de modelos virtuosos que possam admitir a reconsideração do coletivo e sirvam de exemplo aos gestores que pensam o assunto.
Objetivos da consulta pública
A Consulta Popular( é o ato em que as empresas participantes e a comissão de licitação se reúnem para começar o processo de escolha da melhor proposta) é uma organização política e movimento social de cunho socialista. O processo de consulta pública é um dos principais mecanismos de comunicação entre o governo e a sociedade, além de uma das possibilidades para participação popular na política. Ela pode acontecer através de pesquisas realizadas diretamente por plataformas governamentais, ou inclusive por aplicativos parceiros dos governos.
A consulta pública visa promover o diálogo entre a administração pública e o cidadão, em cumprimento aos Princípios da Legalidade, Moralidade, Eficiência, Publicidade, Transparência e Motivação. 
Como participar de uma consulta pública? Acesse o site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e procure por Consultas Públicas. Lá estarão listadas todas as consultas em aberto.
Além disso, através das plataformas governamentais é possível se posicionar em assuntos muito debatidos na sociedade e que serão discutidos pelos legisladores. Dessa forma, pode se transformar toda a dinâmica que atualmente ocorre nas redes sociais em um apoio objetivo, direto e quantificado a determinados temas, como: voto impresso, criminalização do ensino da “ideologia de gênero” e revogação do Estatuto do Desarmamento, por exemplo.
O processo de consulta pública é fundamental para reverter a atual crise de representatividade da democracia brasileira, e por isso deve ser cada vez mais difundido, ganhando mais adesão tanto de governantes, quanto de cidadãos. Uma vez que através deste processo, o gestor público e legislador tem mais respaldo para suas decisões, ao mesmo tempo em que se aumenta a percepção de participação popular na administração pública, dividindo os ônus e bônus de suas decisões com a toda a sociedade.
Referências Bibliográficas
Acesso no dia 09/03/2023
https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2493:catid=28&
https://www.cidadessustentaveis.org.br/arquivos/participacao-cidada/Guia-de-introducao-a-participacao-cidada_final.pdf
https://www.ipea.gov.br/participacao/images/pdfs/participacao/outras_pesquisas/a%20constituio%20cidad%20e%20a%20institucionalizao%20dos%20espaos%20de%20participao%20social.pdf
https://fia.com.br/blog/cidadania/

Outros materiais