Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Formativa II_ didaticageral

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O conhecimento sobre os processos de ensino, especialmente, no contexto de sala de aula requisita do professor uma postura avaliativa e questionadora sobre suas decisões, atividades e propostas. O questionamento docente faz parte do seu comportamento diante o desenvolvimento pedagógico, diretriz que busca alcançar a ação e a reflexão. Em relação ao estudante, os questionamentos, entre perguntas e respostas, são questões que segundo Freire (2016, p. 17) oferecem estímulos "Ante a pesquisa, a indagação e o interesse pela aprendizagem, assim como a de reconhecer o nível de compreensão ou as lacunas que podem ter ficado pendentes".
Sobre essa reflexão da atuação do professor no contexto da sala de aula em relação as indagações direcionadas para os alunos, devemos levar em consideração como verdadeiro as opções:
I - Organização da pergunta - organizar a pergunta de forma que ela seja, por um lado, planejada e, por outro, aplicada pelo professor da melhor maneira, sempre se mantendo uma dose grande de entusiasmo, de atitude positiva e demonstrando interesse pelo tema tratado;
II - Planejamento - esta e´ a fase em que os objetivos devem ser estabelecidos e a estratégia mais apropriada deve ser selecionada para formular cada pergunta. Em alguns casos, vale a pena escreve^-la com antecedência.
III- Realização - nesta fase são indispensáveis à estruturação da frase, a clareza das palavras que a compõem, a compreensibilidade e a concisão da pergunta. Utilizar inicios falsos, pausas incertas, transições ineficazes entre os diferentes temas são aspectos que podem influir negativamente na resposta dos alunos.
IV- Tempo de espera da resposta - a pausa de espera e´ importante por diversos motivos, entre eles: permite que o aluno elabore a resposta e facilita para o professor a observação de atitudes do grupo (prazer, medo, vergonha, alegria etc.).
V- Motivação dos alunos para responder - o clima de confiança do aluno em si mesmo e em relação aos seus colegas e´ indispensável para trabalhar a interrogação didática em aula. Assim, o interesse do professor em ouvir a resposta encoraja o aluno a responder, e da melhor maneira possível.
A. II e V
B. Todas as alternativas estão corretas.
C. I e IV
D. I e III
E. III e V

A sala de aula é um ambiente que desenvolve as relações entre alunos e professores, algo indissociado do estudo da atividade Didática, pois essas interações sociais são capazes de promover as construções de saberes, ensinos e aprendizagens.
Sobre a breve explanação dessa relação apresentada por Freire (2016, pág. 50), considere as alternativas a seguir:
I- Masetto (1996) salienta que o controle das relações do espaço educativo ainda está centrado nas mãos do professor: cabe a ele incentivar os questionamentos, a argumentação e a exposição de diferentes pontos de vista e, além disso, criar um clima em que o aluno possa discutir as próprias vivências e experiências com o professor.
II- As informações são conhecimentos que estão dispostos a todos, professores e alunos, cabe a cada indivíduo construir e estruturar o próprio saber.
III- O espaço educativo está centrado nas mãos do professor, e assim, cabe ao docente como detento exclusivo do conhecimento repassar o saber sistematizado para que os alunos adquiram a sabedoria.
IV- Juntos, professor e aluno têm a tarefa de buscar novas informações, além do conteúdo dos textos escolares. Enfim, a criatividade e o crescimento são um desafio a ser permanentemente perseguido pelos dois parceiros do projeto educacional.
A. I e IV
B. I e III
C. III e V
D. I, II, III e IV
E. II e V

De acordo com a autora Rogéria A. Freire (2016) na sua obra Didática do Ensino Superior é explicado algumas ocorrências durante o processo de ensino e aprendizagem no contexto da sala de aula, que em vista da formação Didática adquirida, assim, o conhecimento que é mediado pela ação didática, torna-se o objeto na interação entre o professor e aluno.
Com isso, entendemos que os conhecimentos da Didática são importantes para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, servem para mediar e auxiliar o intento educacional. Em vista disso, assinale a opção correta que apresenta a importância da relação que existe entre o Conhecimento com a Formação de Professores:
A. O professor é um sujeito detentor de um saber único e intrasferível, por isso que o conhecimento transmitido em sala de aula se tornam elementos inquestionáveis e que suprem as expectativas sociais.
B. O professor também e? um aprendiz e, por essa razão, passa a desempenhar um novo papel na sociedade contemporânea, deixando de ser o “dono” do saber para ser quem ira? construir o conhecimento com os seus alunos, assumindo um papel na educação de intelectual transformador, emancipador, crítico e mediador.
C. Na relação entre professor e aluno, o conhecimento é sempre repassado pelo professor ao aluno e, consequentemente, ocorre ao que identificamos como interação pedagógica.
D. Conhecimento do professor, como também outros profissionais da educação, deve ser priorizado de maneira estanque e concreta em que não seja necessária ocorrer transformações no processo educacional e nem na escola.
E. O conhecimento é algo construído em sala de aula apenas pelos alunos, cabe ao professor apenas a observação do processo, pois a sua interferência assume um papel imposição e autoritarismo.

No artigo escrito pela Profa. Dra. Maria Amélia do R. S. Franco (2016) cujo título é "Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito", com o intuito de esclarecer os conceitos sobre as práticas e o que as fundamentam como práxis, algo importante para estudos durante a formação do educador e que devemos ter clareza do sentido de práticas educativas e pedagógicas como distintas, mas inclusas na perspectiva Educacional.
Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a perspectiva para a prática docente do ponto de vista entre Educação e Pedagogia no âmbito dos estudos da Didática:
A. Pedagogia como prática individual, que oferece/impõe/propõe/indica várias direções de sentido às práticas que ocorrem na sociedade, realçando seu caráter eminentemente partidário político. No entanto, essa direção de sentido está cada vez mais simples e adequada na sociedade atual.
B. Trata-se de conceitos mutuamente articulados, porém, com especificidades diferentes. Pode-se afirmar que a educação, numa perspectiva epistemológica, é o objeto de estudo da Pedagogia, enquanto, numa perspectiva ontológica, é um conjunto de práticas sociais que atuam e influenciam a vida dos sujeitos, de modo amplo, difuso e imprevisível.
C. A Pedagogia submete aos significados da multiplicidade de práticas que ocorrem na vida das pessoas. A Pedagogia propõe influências sociais que, na individualidade de cada sujeito, suas práticas, atuam sobre uma geração. É o mecanismo utilizado pela ação pedagógica, é, na realidade, um processo de perpetuação e, como tal, um processo de prática educativa.
D. São conceitos desarticulados, distintos e aproximação epistemológica de sentido.
E. Essa associação da Pedagogia às tarefas apenas instrucionais tem sinalizado o melhor caminho aos estudos acerca da prática pedagógica. Como teoria do ensino, a Pedagogia contenta-se com a organização da reprodução de informações, e, dessa forma, a prática pedagógica - pressuposta a essa perspectiva teórica - será voltada a repasse de conteúdos instrucionais.

Na Didática, a ação pedagógica se constitui entre várias estratégias para alcançar a aprendizagem. Nesse sentido, Malheiros (2019, p. 68) afirma que existe um termo "usado por diversos educadores para definir o conjunto de ações desenvolvidas pelo professor no momento de planejar, organizar e apresentar aos alunos as situações de ensino. Em outras palavras, o educador seleciona conteúdos e métodos de ensino, sistematiza-os e leva os educandos a vivenciá-los no sentido de construir um novo conhecimento" e acrescenta na sua definição como "organização e apresentação do conteúdo, por parte do professor, ao corpo discente."
Assinale a alternativa que apresenta o termo definido por Malheiros que se define como uma das estratégias de ação pedagógica na relação Didática.
A. Autoridade.
B. Autoritarismo.
C. Direção de classe.
D. Planejamento de conteúdos.
E. Situação de ensino.

Tendo em mente a importância acerca do processo de ensino, Malheiros (2019) destaca que a análise e investigação em torno do método de ensino como parte dos estudos do campo da Didática é crucial para a formação de professores. Com isto, alguns aspectos devem ser considerados, pois são inter-relacionados a formação de professores.
Sobre os aspectos Didáticos na prática docente, considere as alternativas a seguir: I- Formação Conteudista: com o objetivo exclusivo na transmissão dos conteúdos pelo professor para os alunos, fundamenta-se na ideia de transferência e memorização do saber dos livros didáticos a ser repassado para os alunos. II- Formação Metodológica: propõe capacitar o professor para memorizar as técnicas de ensino para reproduzi-las em sala de aula. III- Formação teórico-científica: trata do conhecimento específico da disciplina que o futuro professor lecionará. IV- Formação didática: visa capacitar o professor a utilizar e/ou desenvolver metodologias adequadas para o ensino do conteúdo. V- Formação prática: tem o objetivo de iniciar o professor no ambiente escolar, familiarizando-o com a sala de aula. A opção verdadeira é:
I- Formação Conteudista: com o objetivo exclusivo na transmissão dos conteúdos pelo professor para os alunos, fundamenta-se na ideia de transferência e memorização do saber dos livros didáticos a ser repassado para os alunos.
II- Formação Metodológica: propõe capacitar o professor para memorizar as técnicas de ensino para reproduzi-las em sala de aula.
III- Formação teórico-científica: trata do conhecimento específico da disciplina que o futuro professor lecionará.
IV- Formação didática: visa capacitar o professor a utilizar e/ou desenvolver metodologias adequadas para o ensino do conteúdo.
V- Formação prática: tem o objetivo de iniciar o professor no ambiente escolar, familiarizando-o com a sala de aula.
A. III, IV e V
B. I, II e V
C. II, III e IV
D. I, II e III
E. Todas as alternativas estão corretas.

Segundo o autor Bruno T. Malheiros (2019) a relação entre professor e aluno baseado nas ideias de Paulo Freire consiste "no conviver com o outro, portanto, que o homem se torna humano de tal forma que não seria exagero afirmar que é na relação com o outro que o homem se educa. Paulo Freire (1921-1997) foi um dos grandes defensores do uso adequado do diálogo na relação pedagógica. Ele não formulou propriamente uma teoria acerca do diálogo nas práticas educacionais, mas seus escritos deixam clara sua posição quanto à necessidade de ouvir, de trocar."
Assinale a opção verdadeira é:
A. Aspecto emocional e intencional.
B. Aspecto sistemático e cognoscitivo.
C. Aspecto cognoscitivo e socioemocional.
D. Aspecto intencional e sistemático.
E. Aspecto seletivo e socioemocional.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O conhecimento sobre os processos de ensino, especialmente, no contexto de sala de aula requisita do professor uma postura avaliativa e questionadora sobre suas decisões, atividades e propostas. O questionamento docente faz parte do seu comportamento diante o desenvolvimento pedagógico, diretriz que busca alcançar a ação e a reflexão. Em relação ao estudante, os questionamentos, entre perguntas e respostas, são questões que segundo Freire (2016, p. 17) oferecem estímulos "Ante a pesquisa, a indagação e o interesse pela aprendizagem, assim como a de reconhecer o nível de compreensão ou as lacunas que podem ter ficado pendentes".
Sobre essa reflexão da atuação do professor no contexto da sala de aula em relação as indagações direcionadas para os alunos, devemos levar em consideração como verdadeiro as opções:
I - Organização da pergunta - organizar a pergunta de forma que ela seja, por um lado, planejada e, por outro, aplicada pelo professor da melhor maneira, sempre se mantendo uma dose grande de entusiasmo, de atitude positiva e demonstrando interesse pelo tema tratado;
II - Planejamento - esta e´ a fase em que os objetivos devem ser estabelecidos e a estratégia mais apropriada deve ser selecionada para formular cada pergunta. Em alguns casos, vale a pena escreve^-la com antecedência.
III- Realização - nesta fase são indispensáveis à estruturação da frase, a clareza das palavras que a compõem, a compreensibilidade e a concisão da pergunta. Utilizar inicios falsos, pausas incertas, transições ineficazes entre os diferentes temas são aspectos que podem influir negativamente na resposta dos alunos.
IV- Tempo de espera da resposta - a pausa de espera e´ importante por diversos motivos, entre eles: permite que o aluno elabore a resposta e facilita para o professor a observação de atitudes do grupo (prazer, medo, vergonha, alegria etc.).
V- Motivação dos alunos para responder - o clima de confiança do aluno em si mesmo e em relação aos seus colegas e´ indispensável para trabalhar a interrogação didática em aula. Assim, o interesse do professor em ouvir a resposta encoraja o aluno a responder, e da melhor maneira possível.
A. II e V
B. Todas as alternativas estão corretas.
C. I e IV
D. I e III
E. III e V

A sala de aula é um ambiente que desenvolve as relações entre alunos e professores, algo indissociado do estudo da atividade Didática, pois essas interações sociais são capazes de promover as construções de saberes, ensinos e aprendizagens.
Sobre a breve explanação dessa relação apresentada por Freire (2016, pág. 50), considere as alternativas a seguir:
I- Masetto (1996) salienta que o controle das relações do espaço educativo ainda está centrado nas mãos do professor: cabe a ele incentivar os questionamentos, a argumentação e a exposição de diferentes pontos de vista e, além disso, criar um clima em que o aluno possa discutir as próprias vivências e experiências com o professor.
II- As informações são conhecimentos que estão dispostos a todos, professores e alunos, cabe a cada indivíduo construir e estruturar o próprio saber.
III- O espaço educativo está centrado nas mãos do professor, e assim, cabe ao docente como detento exclusivo do conhecimento repassar o saber sistematizado para que os alunos adquiram a sabedoria.
IV- Juntos, professor e aluno têm a tarefa de buscar novas informações, além do conteúdo dos textos escolares. Enfim, a criatividade e o crescimento são um desafio a ser permanentemente perseguido pelos dois parceiros do projeto educacional.
A. I e IV
B. I e III
C. III e V
D. I, II, III e IV
E. II e V

De acordo com a autora Rogéria A. Freire (2016) na sua obra Didática do Ensino Superior é explicado algumas ocorrências durante o processo de ensino e aprendizagem no contexto da sala de aula, que em vista da formação Didática adquirida, assim, o conhecimento que é mediado pela ação didática, torna-se o objeto na interação entre o professor e aluno.
Com isso, entendemos que os conhecimentos da Didática são importantes para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, servem para mediar e auxiliar o intento educacional. Em vista disso, assinale a opção correta que apresenta a importância da relação que existe entre o Conhecimento com a Formação de Professores:
A. O professor é um sujeito detentor de um saber único e intrasferível, por isso que o conhecimento transmitido em sala de aula se tornam elementos inquestionáveis e que suprem as expectativas sociais.
B. O professor também e? um aprendiz e, por essa razão, passa a desempenhar um novo papel na sociedade contemporânea, deixando de ser o “dono” do saber para ser quem ira? construir o conhecimento com os seus alunos, assumindo um papel na educação de intelectual transformador, emancipador, crítico e mediador.
C. Na relação entre professor e aluno, o conhecimento é sempre repassado pelo professor ao aluno e, consequentemente, ocorre ao que identificamos como interação pedagógica.
D. Conhecimento do professor, como também outros profissionais da educação, deve ser priorizado de maneira estanque e concreta em que não seja necessária ocorrer transformações no processo educacional e nem na escola.
E. O conhecimento é algo construído em sala de aula apenas pelos alunos, cabe ao professor apenas a observação do processo, pois a sua interferência assume um papel imposição e autoritarismo.

No artigo escrito pela Profa. Dra. Maria Amélia do R. S. Franco (2016) cujo título é "Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito", com o intuito de esclarecer os conceitos sobre as práticas e o que as fundamentam como práxis, algo importante para estudos durante a formação do educador e que devemos ter clareza do sentido de práticas educativas e pedagógicas como distintas, mas inclusas na perspectiva Educacional.
Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a perspectiva para a prática docente do ponto de vista entre Educação e Pedagogia no âmbito dos estudos da Didática:
A. Pedagogia como prática individual, que oferece/impõe/propõe/indica várias direções de sentido às práticas que ocorrem na sociedade, realçando seu caráter eminentemente partidário político. No entanto, essa direção de sentido está cada vez mais simples e adequada na sociedade atual.
B. Trata-se de conceitos mutuamente articulados, porém, com especificidades diferentes. Pode-se afirmar que a educação, numa perspectiva epistemológica, é o objeto de estudo da Pedagogia, enquanto, numa perspectiva ontológica, é um conjunto de práticas sociais que atuam e influenciam a vida dos sujeitos, de modo amplo, difuso e imprevisível.
C. A Pedagogia submete aos significados da multiplicidade de práticas que ocorrem na vida das pessoas. A Pedagogia propõe influências sociais que, na individualidade de cada sujeito, suas práticas, atuam sobre uma geração. É o mecanismo utilizado pela ação pedagógica, é, na realidade, um processo de perpetuação e, como tal, um processo de prática educativa.
D. São conceitos desarticulados, distintos e aproximação epistemológica de sentido.
E. Essa associação da Pedagogia às tarefas apenas instrucionais tem sinalizado o melhor caminho aos estudos acerca da prática pedagógica. Como teoria do ensino, a Pedagogia contenta-se com a organização da reprodução de informações, e, dessa forma, a prática pedagógica - pressuposta a essa perspectiva teórica - será voltada a repasse de conteúdos instrucionais.

Na Didática, a ação pedagógica se constitui entre várias estratégias para alcançar a aprendizagem. Nesse sentido, Malheiros (2019, p. 68) afirma que existe um termo "usado por diversos educadores para definir o conjunto de ações desenvolvidas pelo professor no momento de planejar, organizar e apresentar aos alunos as situações de ensino. Em outras palavras, o educador seleciona conteúdos e métodos de ensino, sistematiza-os e leva os educandos a vivenciá-los no sentido de construir um novo conhecimento" e acrescenta na sua definição como "organização e apresentação do conteúdo, por parte do professor, ao corpo discente."
Assinale a alternativa que apresenta o termo definido por Malheiros que se define como uma das estratégias de ação pedagógica na relação Didática.
A. Autoridade.
B. Autoritarismo.
C. Direção de classe.
D. Planejamento de conteúdos.
E. Situação de ensino.

Tendo em mente a importância acerca do processo de ensino, Malheiros (2019) destaca que a análise e investigação em torno do método de ensino como parte dos estudos do campo da Didática é crucial para a formação de professores. Com isto, alguns aspectos devem ser considerados, pois são inter-relacionados a formação de professores.
Sobre os aspectos Didáticos na prática docente, considere as alternativas a seguir: I- Formação Conteudista: com o objetivo exclusivo na transmissão dos conteúdos pelo professor para os alunos, fundamenta-se na ideia de transferência e memorização do saber dos livros didáticos a ser repassado para os alunos. II- Formação Metodológica: propõe capacitar o professor para memorizar as técnicas de ensino para reproduzi-las em sala de aula. III- Formação teórico-científica: trata do conhecimento específico da disciplina que o futuro professor lecionará. IV- Formação didática: visa capacitar o professor a utilizar e/ou desenvolver metodologias adequadas para o ensino do conteúdo. V- Formação prática: tem o objetivo de iniciar o professor no ambiente escolar, familiarizando-o com a sala de aula. A opção verdadeira é:
I- Formação Conteudista: com o objetivo exclusivo na transmissão dos conteúdos pelo professor para os alunos, fundamenta-se na ideia de transferência e memorização do saber dos livros didáticos a ser repassado para os alunos.
II- Formação Metodológica: propõe capacitar o professor para memorizar as técnicas de ensino para reproduzi-las em sala de aula.
III- Formação teórico-científica: trata do conhecimento específico da disciplina que o futuro professor lecionará.
IV- Formação didática: visa capacitar o professor a utilizar e/ou desenvolver metodologias adequadas para o ensino do conteúdo.
V- Formação prática: tem o objetivo de iniciar o professor no ambiente escolar, familiarizando-o com a sala de aula.
A. III, IV e V
B. I, II e V
C. II, III e IV
D. I, II e III
E. Todas as alternativas estão corretas.

Segundo o autor Bruno T. Malheiros (2019) a relação entre professor e aluno baseado nas ideias de Paulo Freire consiste "no conviver com o outro, portanto, que o homem se torna humano de tal forma que não seria exagero afirmar que é na relação com o outro que o homem se educa. Paulo Freire (1921-1997) foi um dos grandes defensores do uso adequado do diálogo na relação pedagógica. Ele não formulou propriamente uma teoria acerca do diálogo nas práticas educacionais, mas seus escritos deixam clara sua posição quanto à necessidade de ouvir, de trocar."
Assinale a opção verdadeira é:
A. Aspecto emocional e intencional.
B. Aspecto sistemático e cognoscitivo.
C. Aspecto cognoscitivo e socioemocional.
D. Aspecto intencional e sistemático.
E. Aspecto seletivo e socioemocional.

Prévia do material em texto

30/08/2023 12:02 Avaliação Formativa II: Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4613059&cmid=16465 1/14
Iniciado em quarta-feira, 30 ago. 2023, 11:53
Estado Finalizada
Concluída em quarta-feira, 30 ago. 2023, 12:01
Tempo
empregado
7 minutos 9 segundos
Avaliar 10,00 de um máximo de 10,00(100%)
30/08/2023 12:02 Avaliação Formativa II: Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4613059&cmid=16465 2/14
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
O conhecimento sobre os processos de ensino, especialmente, no contexto de sala de aula requisita do professor uma
postura avaliativa e questionadora sobre suas decisões, atividades e propostas. O questionamento docente faz parte do
seu comportamento diante o desenvolvimento pedagógico, diretriz que busca alcançar a ação e a reflexão. Em relação ao
estudante, os questionamentos, entre perguntas e respostas, são questões que segundo Freire (2016, p. 17) oferecem
estímulos "Ante a pesquisa, a indagação e o interesse pela aprendizagem, assim como a de reconhecer o nível de
compreensão ou as lacunas que podem ter ficado pendentes". Sobre essa reflexão da atuação do professor no contexto
da sala de aula em relação as indagações direcionadas para os alunos, devemos levar em consideração como verdadeiro
as opções:
I - Organização da pergunta - organizar a pergunta de forma que ela seja, por um lado, planejada e, por outro, aplicada
pelo professor da melhor maneira, sempre se mantendo uma dose grande de entusiasmo, de atitude positiva e
demonstrando interesse pelo tema tratado;
II - Planejamento - esta e´ a fase em que os objetivos devem ser estabelecidos e a estratégia mais apropriada deve ser
selecionada para formular cada pergunta. Em alguns casos, vale a pena escreve^-la com antecedência.
III- Realização - nesta fase são indispensáveis à estruturação da frase, a clareza das palavras que a compõem, a
compreensibilidade e a concisão da pergunta. Utilizar inicios falsos, pausas incertas, transições ineficazes entre os
diferentes temas são aspectos que podem influir negativamente na resposta dos alunos.
IV- Tempo de espera da resposta - a pausa de espera e´ importante por diversos motivos, entre eles: permite que o aluno
elabore a resposta e facilita para o professor a observação de atitudes do grupo (prazer, medo, vergonha, alegria etc.).
V- Motivação dos alunos para responder - o clima de confiança do aluno em si mesmo e em relação aos seus colegas e´
indispensável para trabalhar a interrogação didática em aula. Assim, o interesse do professor em ouvir a resposta encoraja
o aluno a responder, e da melhor maneira possível.
Tendo como referência ao que é explicado pela pesquisadora Rogéria A. Freire (2016) na sua obra Didática do Ensino
Superior, a opção verdadeira é:
Escolha uma opção:
A. I e III
B. Todas as alternativas estão corretas. 
C. II e V
D. III e V
E. I e IV
Sua resposta está correta.
Questão 9 - DIDATICA GERAL - AP2.1
30/08/2023 12:02 Avaliação Formativa II: Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4613059&cmid=16465 3/14
É interessante levantarmos esse posicionamento explicado por Freire (2016, p. 17-18) sobre a abordagem do professor ao
trazer questionamentos e indagações para o contexto da sala de aula, como perguntas que estimulem os alunos a
aprendizagem, por isso a organização da pergunta, planejamento, realização, tempo de espera da resposta e motivação
dos alunos para responder, são pontos cruciais que devem ser priorizados pelo professor no contexto de sua atuação
docente. Mais informações sobre a questão com o auxílio do livro disponível na Biblioteca Virtual: FREIRE, R. A. A didática
do ensino superior. São Paulo, SP: Cengage, 2016. Recurso online (Educação). ISBN 13 9788523926. cap. 1, p. 17 - 18.
Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788522123926/pageid/0. Acesso em: 16 nov.
2021.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas.
30/08/2023 12:02 Avaliação Formativa II: Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4613059&cmid=16465 4/14
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A sala de aula é um ambiente que desenvolve as relações entre alunos e professores, algo indissociado do estudo da
atividade Didática, pois essas interações sociais são capazes de promover as construções de saberes, ensinos e
aprendizagens. Assim, a vivência e relação entre os pares, professores e alunos, em determinadas épocas da nossa história
educacional esteve segundo Freire (2016, p. 50) "Uma pedagogia tradicional, o professor conduziria as ações do processo
educativo, cabendo ao educador planejar, avaliar, decidir, aprovar e transmitir informações. Enquanto isso caberia ao aluno:
ouvir, responder e aceitar. Em uma prática renovada, são valorizadas as interrelac¸o~es de professores e alunos, a
participação de ambos no trabalho em equipe, por meio dos quais os alunos participam, interferem etc". Nesse
entendimento, a autora tenta explicar em sua obra Didática do Ensino Superior: o processo de ensino aprendizagem no
tópico "Aula como organização do processo de ensino", que ainda possuímos na atuação docente resquícios que
perpetuam algumas dessas práticas pedagógicas e, como docentes na contemporaneidade, devemos romper com os
"velhos paradigmas frente a` realidade" para promover um espaço educacional ativo e crítico, entre professor e aluno.
Sobre a breve explanação dessa relação apresentada por Freire (2016, pág. 50), considere as alternativas a seguir:
I- Masetto (1996) salienta que o controle das relações do espaço educativo ainda está´ centrado nas mãos do professor:
cabe a ele incentivar os questionamentos, a argumentação e a exposição de diferentes pontos de vista e, além disso, criar
um clima em que o aluno possa discutir as pro´prias vivências e experiências com o professor.
II- As informações são conhecimentos que estão dispostos a todos, professores e alunos, cabe a cada indivíduo construir e
estruturar o próprio saber.
III- O espaço educativo está centrado nas mãos do professor, e assim, cabe ao docente como detento exclusivo do
conhecimento repassar o saber sistematizado para que os alunos adquiram a sabedoria.
IV- Juntos, professor e aluno tem a tarefa de buscar novas informações, além do conteúdo dos textos escolares. Enfim, a
criatividade e o crescimento são um desafio a ser permanentemente perseguido pelos dois parceiros do projeto
educacional.
A opção verdadeira é:
Escolha uma opção:
A. I e III
B. I, II, III e IV
C. I e IV 
D. III e V
E. II e V
Sua resposta está correta.
Questão 10 - DIDATICA GERAL - AP2.2
30/08/2023 12:02 Avaliação Formativa II: Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4613059&cmid=16465 5/14
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Segundo Freire (2016, p. 49-50) no tópico sobre “Aula como organização do processo de ensino” a autora discorre sobre as
práticas docentes, salientando que o professor tem um papel importantíssimo, pois ele precisa exercer estratégias que
incentivam o aluno a questionamentos, e dentre outras formas de faze-lo pensar e expressar o seu ponto de vista. Em
síntese a menção é disposta sobre os rompimentos de “velhos paradigmas” como necessários para prática de ensino na
contemporaneidade. Mais informações sobre a questão com o auxílio do livro disponível na Biblioteca Virtual: FREIRE,
Rogéria Alves. A Didática do Ensino Superior: o processo de ensino e aprendizagem. São Paulo, SP: Cengage, 2016.
Recurso online (Educação). ISBN 139788522123643. p. 49-56 Disponível em: . Acesso em: 06 dez. 2021.
A resposta correta é: I e IV
De acordo com a autora Rogéria A. Freire (2016) na sua obra Didática do Ensino Superior é explicado algumas ocorrências
durante o processo de ensino e aprendizagem no contexto da sala de aula, que em vista da formação Didática adquirida,
assim, o conhecimento que é mediado pela ação didática, torna-se o objeto nainteração entre o professor e aluno. Com
isso, entendemos que os conhecimentos da Didática são importantes para o desenvolvimento do processo de ensino e
aprendizagem, servem para mediar e auxiliar o intento educacional. Em vista disso, assinale a opção correta que apresenta
a importância da relação que existe entre o Conhecimento com a Formação de Professores:
Assinale a opção correta para o preenchimento sequencial da lacuna:
Escolha uma opção:
A. Conhecimento do professor, como também outros profissionais da educação, deve ser priorizado de maneira
estanque e concreta em que não seja necessária ocorrer transformações no processo educacional e nem na
escola.
B. Na relação entre professor e aluno, o conhecimento é sempre repassado pelo professor ao aluno e,
consequentemente, ocorre ao que identificamos como interação pedagógica.
C. O conhecimento é algo construído em sala de aula apenas pelos alunos, cabe ao professor apenas a observação
do processo, pois a sua interferência assume um papel imposição e autoritarismo.
D. O professor é um sujeito detentor de um saber único e intrasferível, por isso que o conhecimento transmitido em
sala de aula se tornam elementos inquestionáveis e que suprem as expectativas sociais.
E. O professor também e? um aprendiz e, por essa razão, passa a desempenhar um novo papel na sociedade
contemporânea, deixando de ser o “dono” do saber para ser quem ira? construir o conhecimento com os seus
alunos, assumindo um papel na educação de intelectual transformador, emancipador, crítico e mediador.

Sua resposta está correta.
Questão 11 - DIDATICA GERAL - AP2.1
Com os estudos sobre a formação de professores relacionados ao campo de estudos da Didática, o conhecimento se torna
um elemento na relação do professor e aluno, e por isso que a pesquisadora Freire (2016, p. 23) afirma Mais informações
sobre a questão com o auxílio do livro disponível na Biblioteca Virtual: FREIRE, R. A. A didática do ensino superior. São
Paulo, SP: Cengage, 2016. Recurso online (Educação). ISBN 13 9788523926. cap. 1, p. 23. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788522123926/pageid/0. Acesso em: 16 nov. 2021.
A resposta correta é: O professor também e? um aprendiz e, por essa razão, passa a desempenhar um novo papel na
sociedade contemporânea, deixando de ser o “dono” do saber para ser quem ira? construir o conhecimento com os seus
alunos, assumindo um papel na educação de intelectual transformador, emancipador, crítico e mediador.
30/08/2023 12:02 Avaliação Formativa II: Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4613059&cmid=16465 6/14
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
No artigo escrito pela Profa. Dra. Maria Amélia do R. S. Franco (2016) cujo título é "Prática pedagógica e docência: um
olhar a partir da epistemologia do conceito", com o intuito de esclarecer os conceitos sobre as práticas e o que as
fundamentam como práxis, algo importante para estudos durante a formação do educador e que devemos ter clareza do
sentido de práticas educativas e pedagógicas como distintas, mas inclusas na perspectiva Educacional. Portanto, segundo
Franco (2016, p. 53) explica que "É comum considerar que práticas pedagógicas e práticas educativas sejam termos
sinônimos e, portanto, unívocos. No entanto, quando se fala de práticas educativas, faz-se referência a práticas que
ocorrem para a concretização de processos educacionais, ao passo que as práticas pedagógicas se referem a práticas
sociais que são exercidas com a finalidade de concretizar processos pedagógicos". Nesse sentido, assinale a alternativa
que apresenta a perspectiva para a prática docente do ponto de vista entre Educação e Pedagogia no âmbito dos estudos
da Didática:
Assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
A. São conceitos desarticulados, distintos e aproximação epistemológica de sentido.
B. Essa associação da Pedagogia às tarefas apenas instrucionais tem sinalizado o melhor caminho aos estudos acerca
da prática pedagógica. Como teoria do ensino, a Pedagogia contenta-se com a organização da reprodução de
informações, e, dessa forma, a prática pedagógica - pressuposta a essa perspectiva teórica - será voltada a repasse
de conteúdos instrucionais.
C. Pedagogia como prática individual, que oferece/impõe/propõe/indica várias direções de sentido às práticas que
ocorrem na sociedade, realçando seu caráter eminentemente partidário político. No entanto, essa direção de
sentido está cada vez mais simples e adequada na sociedade atual.
D. A Pedagogia submete aos significados da multiplicidade de práticas que ocorrem na vida das pessoas. A
Pedagogia propõe influências sociais que, na individualidade de cada sujeito, suas práticas, atuam sobre uma
geração. É o mecanismo utilizado pela ação pedagógica, é, na realidade, um processo de perpetuação e, como tal,
um processo de prática educativa.
E. Trata-se de conceitos mutuamente articulados, porém, com especificidades diferentes. Pode-se afirmar que a
educação, numa perspectiva epistemológica, é o objeto de estudo da Pedagogia, enquanto, numa perspectiva
ontológica, é um conjunto de práticas sociais que atuam e influenciam a vida dos sujeitos, de modo amplo,
difuso e imprevisível.

Sua resposta está correta.
Questão 13 - DIDATICA GERAL - AP2.1
Segundo Franco (2016, p. 53) a educação, Pedagogia e didática são campos que devemos ter clareza de seus conceitos
para podermos trabalhar com excelência o sentido da prática. Então, a prática pedagógica e a prática educativa possui
suas especificidades e sentidos semelhantes, porém, as práticas em suas finalidades é que vão definir seu teor de
comportamento, ressaltamos a ideia de conhecermos os elementos didáticos, esses vinculados a Pedagogia e,
consequentemente, a Educação. Mais informações sobre a questão com o auxílio do livro disponível na Biblioteca Virtual:
FREIRE, R. A. A didática do ensino superior. São Paulo, SP: Cengage, 2016. Recurso online (Educação). ISBN 139788523926.
Cap. 1, p. 53. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788522123926/pageid/0. Acesso em:
16 nov. 2021.
A resposta correta é: Trata-se de conceitos mutuamente articulados, porém, com especificidades diferentes. Pode-se
afirmar que a educação, numa perspectiva epistemológica, é o objeto de estudo da Pedagogia, enquanto, numa
30/08/2023 12:02 Avaliação Formativa II: Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4613059&cmid=16465 7/14
perspectiva ontológica, é um conjunto de práticas sociais que atuam e influenciam a vida dos sujeitos, de modo amplo,
difuso e imprevisível.
30/08/2023 12:02 Avaliação Formativa II: Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4613059&cmid=16465 8/14
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Diante das vertentes presentes na Educação, social e individual, o alcance para os princípios educativos temos na
concepção que a Pedagogia seja por excelência a ciência capaz de promover subsídios necessários para a estrutura e
formação necessária do homem, tendo como diretrizes os sentidos filosóficos, sociológicos e demais ciências que se
complementam para a transformação do homem social. Tendo em vista das concepções acerca da Pedagogia pelo autor
Bruno T. Malheiros (2019), analise as seguintes proposições nas alternativas, sinalizando V para verdadeiro ou F para falso:
( ) A pedagogia é a ciência que se dedica a estudar todas as faces relacionadas ao processo de educar.
( ) O objetivo da Pedagogia é criar novos conceitos e experiências, marginalizando a aprendizagem pessoal.
( ) A Pedagogia trata-se de uma área em que o homem é estudado, exclusivamente, na situação escolar, dentro dos
aspecto únicos da instituição de ensino.
( ) A pedagogia, como ciência, interessa-se por estudar o processo de ensino formal e não formal, sistematizado e
assistematizado.
( ) A Pedagogia é a ciência que promove a criação colaborativa na escola, envolvendo apenas as práticas dosdocentes
para estudo.
A opção que assinala a sequência correta é:
Escolha uma opção:
A. F - F - F - V - V
B. F - F - F - F - F
C. V - V - V - V - V
D. V - V - V - F - F
E. V - F - F - V - F 
Sua resposta está correta.
Questão 7 - DIDATICA GERAL - AP2.1
Segundo o autor Bruno T. Malheiros (2019, p. 45) a Pedagogia é uma ciência que tem como objetivo estudar o processo
educacional, os aspectos e elementos que envolvem a formação humana, tanto na perspectiva individual como social.
Mais informações sobre a questão com o auxílio do livro disponível na Biblioteca Virtual: MALHEIROS, B. T. Didática Geral.
2. ed. - Rio de Janeiro: LTC, 2019. ISBN 9788521636397. cap. 2, p. 45. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788521636397/epubcfi/6/2[%3Bvnd.vst.idref%3Dcover]!/4/2/2%4051:4
. Acesso em: 16 nov. 2021.
A resposta correta é: V - F - F - V - F
30/08/2023 12:02 Avaliação Formativa II: Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4613059&cmid=16465 9/14
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Na Didática, a ação pedagógica se constitui entre várias estratégias para alcançar a aprendizagem. Nesse sentido,
Malheiros (2019, p. 68) afirma que existe um termo "usado por diversos educadores para definir o conjunto de ações
desenvolvidas pelo professor no momento de planejar, organizar e apresentar aos alunos as situações de ensino. Em
outras palavras, o educador seleciona conteúdos e métodos de ensino, sistematiza-os e leva os educandos a vivenciá-los
no sentido de construir um novo conhecimento" e acrescenta na sua definição como "organização e apresentação do
conteúdo, por parte do professor, ao corpo discente.". Assinale a alternativa que apresenta o termo definido por Malheiros
que se define como uma das estratégias de ação pedagógica na relação Didática.
Assinale a opção correta é:
Escolha uma opção:
A. Autoridade.
B. Autoritarismo.
C. Direção de classe. 
D. Planejamento de conteúdos.
E. Situação de ensino.
Sua resposta está correta.
Questão 13 - DIDATICA GERAL - AP2.2
Com o intuito de incentivar o aluno a buscar novos conhecimentos, a estratégia de ensino e aprendizagem definida por
Malheiros (2019, p. 68) “Com o conceito do termo usado por diversos educadores para definir o conjunto de ações
desenvolvidas pelo professor no momento de planejar, organizar e apresentar aos alunos as situações de ensino. Em
outras palavras, o educador seleciona conteúdos e métodos de ensino, sistematiza-os e leva os educandos a vivenciá-los
no sentido de construir um novo conhecimento.”. Mais informações sobre a questão com o auxílio do livro disponível na
Biblioteca Virtual: MALHEIROS, Bruno Taranto. Didática geral. Rio de Janeiro: LTC, 2019. Recurso online. (Educação). ISBN
9788521621560. p. 68. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788521636397/epubcfi/6/2%5B%3Bvnd.vst.idref%3Dcover%5D!/4/2/2
6a00-4eff-90ba-afcbbe70f9b2%5D%4051:1. Acesso em: 03 dez. 2021.
A resposta correta é: Direção de classe.
30/08/2023 12:02 Avaliação Formativa II: Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4613059&cmid=16465 10/14
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Tendo em mente a importância acerca do processo de ensino, Malheiros (2019) destaca que a análise e investigação em
torno do método de ensino como parte dos estudos do campo da Didática é crucial para a formação de professores. Com
isto, alguns aspectos devem ser considerados, pois são inter-relacionados a formação de professores. Sobre os aspectos
Didáticos na prática docente, considere as alternativas a seguir:
I- Formação Conteudista: com o objetivo exclusivo na transmissão dos conteúdos pelo professor para os alunos,
fundamenta-se na ideia de transferência e memorização do saber dos livros didáticos a ser repassado para os alunos.
II- Formação Metodológica: propõe capacitar o professor para memorizar as técnicas de ensino para reproduzi-las em sala
de aula.
III- Formação teórico-científica: trata do conhecimento específico da disciplina que o futuro professor lecionará.
IV- Formação didática: visa capacitar o professor a utilizar e/ou desenvolver metodologias adequadas para o ensino do
conteúdo.
V- Formação prática: tem o objetivo de iniciar o professor no ambiente escolar, familiarizando-o com a sala de aula.
A opção verdadeira é:
Escolha uma opção:
A. III, IV e V 
B. I, II e V
C. II, III e IV
D. I, II e III
E. Todas as alternativas estão corretas.
Sua resposta está correta.
Questão 10 - DIDATICA GERAL - AP2.1
Segundo Malheiros (2019, p. 48) é crucial que o processo de formação de professores em relação ao campo da Didática
precisa fundamentar-se em três aspectos inter-relacionados. Mais informações sobre a questão com o auxílio do livro
disponível na Biblioteca Virtual: MALHEIROS, B. T. Didática Geral. 2. ed. - Rio de Janeiro: LTC, 2019. ISBN 9788521636397.
cap. 2, p. 48. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788521636397/epubcfi/6/2[%3Bvnd.vst.idref%3Dcover]!/4/2/2%4051:4
. Acesso em: 16 nov. 2021.
A resposta correta é: III, IV e V
30/08/2023 12:02 Avaliação Formativa II: Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4613059&cmid=16465 11/14
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A Educação tem como característica o trabalho criativo e inovador acerca do conhecimento, processos que definem a
prática como ações reflexivas diante de sua realidade. Em vista desse panorama educativo, estudado pela Pedagogia que
se empenha para entender e analisar os elementos educacionais, como educar, ensinar, aprender, relações das teorias e
práticas, entre outros. Posto isso, com o objetivo de compreender os processos que envolvem esses elementos
instrucionais, investiga os processos de ensino, e assim, temos como ramo advindo da Pedagogia a disciplina:
Assinale a opção verdadeira:
Escolha uma opção:
A. Didática. 
B. Antropologia.
C. Sociologia.
D. História da Educação.
E. Psicologia.
Sua resposta está correta.
Questão 8 - DIDATICA GERAL - AP2.1
Seu objeto de estudo são os processos instrucionais, ou seja, ao ensino (MALHEIROS, 2019, p. 47), por isso esse campo de
estudo e/ou disciplina constitui um ramo da Pedagogia, que entre os seus elementos e processos identificam como sendo
a área vinculada a Pedagogia. Mais informações sobre a questão com o auxílio do livro disponível na Biblioteca Virtual:
MALHEIROS, B. T. Didática Geral. 2. ed. - Rio de Janeiro: LTC, 2019. ISBN 9788521636397. cap. 2, p. 47. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788521636397/epubcfi/6/2[%3Bvnd.vst.idref%3Dcover]!/4/2/2%4051:4
. Acesso em: 16 nov. 2021.
A resposta correta é: Didática.
30/08/2023 12:02 Avaliação Formativa II: Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4613059&cmid=16465 12/14
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Quando o autor Bruno T. Malheiros na sua obra "Didática Geral", afirma no trecho que "É no conviver com o outro,
portanto, que o homem se torna humano de tal forma que não seria exagero afirmar que é na relação com o outro que o
homem se educa. Paulo Freire (1921-1997) foi um dos grandes defensores do uso adequado do diálogo na relação
pedagógica" (2019). O extrato de Malheiros reflete, com base em Paulo Freire, as relações entre professor e aluno na sala
de aula como atividade educativa. Nesse entendimento, considere as seguintes proposições nas alternativas, sinalizando V
para verdadeiro ou F para falso para as opções que completam a reflexão sobre o pensamento de Malheiros ao mencionar
as ideias de Paulo Freire:
( ) Ele não formulou propriamente uma teoria acerca do diálogo nas práticas educacionais, mas seus escritos deixam clara
sua posição quanto à necessidade de ouvir, de trocar. Ao afirmar que um não é capaz de educar o outro (no caso, o
professor e o aluno), sua visão sobre o processo dialógico coloca educadores e educandos no mesmo plano. Por essarazão, sua concepção de ensino é calcada na horizontalidade.
( ) A interação professor-aluno é reduzida ao processo cognitivo de construção de conhecimento, pois se distanciam nas
dimensões afetivas e motivacionais.
( ) A posição do educador ao educando deve ser uma relação de imposição, transmissão de conhecimentos e autoridade
para gerar disciplina em sala de aula.
( ) A sala de aula, para Paulo Freire, deveria ser um espaço democrático, no qual os alunos tivessem voz. Em seus escritos,
uma educação verdadeira só poderia ser concebida se houvesse uma troca autêntica de conhecimentos entre educadores
e educandos.
( ) O aluno não pode ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento.
A opção que assinala a sequência correta é:
Escolha uma opção:
A. V - F - F - V - F 
B. V - V - V - F - F
C. F - F - F - F - F
D. V - V - V - V - V
E. F - F - F - V - V
Sua resposta está correta.
Questão 5 - DIDATICA GERAL - AP2.2
30/08/2023 12:02 Avaliação Formativa II: Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4613059&cmid=16465 13/14
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Segundo o autor Bruno T. Malheiros (2019) a relação entre professor e aluno baseado nas ideias de Paulo Freire consiste
“no conviver com o outro, portanto, que o homem se torna humano de tal forma que não seria exagero afirmar que é na
relação com o outro que o homem se educa. Paulo Freire (1921-1997) foi um dos grandes defensores do uso adequado
do diálogo na relação pedagógica. Ele não formulou propriamente uma teoria acerca do diálogo nas práticas
educacionais, mas seus escritos deixam clara sua posição quanto à necessidade de ouvir, de trocar. Ao afirmar que um não
é capaz de educar o outro (no caso, o professor e o aluno), sua visão sobre o processo dialógico coloca educadores e
educandos no mesmo plano. Por essa razão, sua concepção de ensino é calcada na horizontalidade.” e que “A sala de aula,
para Paulo Freire, deveria ser um espaço democrático, no qual os alunos tivessem voz. Em seus escritos, uma educação
verdadeira só poderia ser concebida se houvesse uma troca autêntica de conhecimentos entre educadores e educandos”.
Mais informações sobre a questão com o auxílio do livro disponível na Biblioteca Virtual: MALHEIROS, Bruno Taranto.
Didática geral. Rio de Janeiro: LTC, 2019. Recurso online. (Educação). ISBN 9788521621560. p. 62-63. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788521636397/epubcfi/6/2%5B%3Bvnd.vst.idref%3Dcover%5D!/4/2/2
6a00-4eff-90ba-afcbbe70f9b2%5D%4051:1. Acesso em: 03 dez. 2021.
A resposta correta é: V - F - F - V - F
Para compreendermos a prática pedagógica e sua importância na atividade educativa, como docentes precisamos possuir
um suporte teórico capaz de dialogar e refletir com prática gerando uma ação intencional e consciente do processo de
ensino e aprendizagem. Assim, para que ocorra a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender
essa relação conjunta com a interação entre professor e aluno é permeada por dois aspectos apontados por Libâneo e
explicados por Malheiros (2019, p. 62):
Assinale a opção verdadeira é:
Escolha uma opção:
A. Aspecto emocional e intencional.
B. Aspecto sistemático e cognoscitivo.
C. Aspecto cognoscitivo e socioemocional. 
D. Aspecto intencional e sistemático.
E. Aspecto seletivo e socioemocional.
Sua resposta está correta.
Questão 3 - DIDATICA GERAL - AP2.2
Segundo o pesquisador Malheiros (2019) na Didática a relação entre professor e aluno no processo de ensino e
aprendizagem é permeada por esses aspectos. Mais informações sobre a questão com o auxílio do livro disponível na
Biblioteca Virtual: MALHEIROS, Bruno Taranto. Didática geral. Rio de Janeiro: LTC, 2019. Recurso online. (Educação). ISBN
9788521621560. p. 62. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788521636397/epubcfi/6/2%5B%3Bvnd.vst.idref%3Dcover%5D!/4/2/2
6a00-4eff-90ba-afcbbe70f9b2%5D%4051:1. Acesso em: 03 dez. 2021.
A resposta correta é: Aspecto cognoscitivo e socioemocional.
30/08/2023 12:02 Avaliação Formativa II: Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4613059&cmid=16465 14/14

Mais conteúdos dessa disciplina