Buscar

Atividade contextualizad nutrição funcional e fitoterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade contextualizada
Curso: Nutrição Matricula 01367323
Disciplina: Nutrição Funcional e Fitoterapia
Aluno: Everaldo Serra Pinto
Tutor: André Nascimento
Os alimentos funcionais oferecem diversos benefícios na qualidade de vida dos seres humanos, além de apresentar nutrientes essências a saúde. Na metade da década de 1980, os alimentos passaram a ser relacionados à saúde, como sinônimos de bem-estar e redutores de riscos de doenças, tornando-se veículos para uma melhor qualidade de vida.  
 Com o aumento do consumo dos alimentos funcionais, as ações metabólicas ao organismo, requer uma constância diária para propor um benéfico ao longo prazo. Os alimentos funcionais foram introduzidos no Japão, em meados dos anos 1980, em determinada aparência eram alimentos similares aos convencionais, sendo usados como parte de uma dieta normal, e que demonstram benefícios fisiológicos e/ou reduzem o risco de doenças crônicas, além de suas funções nutricionais básicas. 
Vale ressaltar que após a sociedade perceber que a cultura local pode influenciar nas percepções dos alimentos, repararam que o fator genético seja importante para determinar atitude do consumidor perante esses alimentos, que em algumas situações tem uma certa dificuldade em associar na alimentação regular para que seus benefícios sejam atingidos. 
Os fatores que determina ingredientes ativos, nos alimentos funcionais provoca uma proteção à saúde, que pode ser observada na nutrição básica. Associar esses alimentos pode prevenir muitas doenças crônicas que permanecem conectados. No entanto a indicação que seja a associação de frutas, vegetais, legumes, verduras, cereais integrais. 
Em virtudes dos fatos mencionados é bom sempre observar, que um indivíduo para obter bons resultados o consumidor precisa saber se os alimentos ofertado ou vendido nas feiras locais sejam de boa qualidade, evitando ao máximo aqueles que contém uma quantidade de conservantes além da recomendação, e si necessário observar a rotulagem do fabricante assim sua eficácia será sempre recomendada. 
 Referências: 
Disponível em: HASLER, C.M. Functional Foods: their role in disease prevention and health promotion. Food Technol., v.52, n.11, p.63-70, 1998.
CARVALHO, J.E. Toxicidade pré-clínica: fitoterápicos e alimentos com propriedades funcionais ou de saúde. 2004. Disponível em: < >. Acesso em: www.abma.com.br/2004/notes/2005.pd http://30 ago. 2023.
SANTOS, C.F. Panorama Brasil Fluxo de aprovação das alegações. In: I Congresso Internacional sobre Alimentos Funcionais Ciência, Inovação e Regulamentação FIESP. 24 de abril. São Paulo. 2006. Disponível em: <http://www.fiesp.com.br/alimentosfuncionais>. Acesso em: 30 ago. 2006
Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. (2018d, julho 26). Estabelece as listas de constituintes, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dos suplementos alimentares (IN nº 28/18). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. Aceso em 30 ago. de 2023, de https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/34380639/do1-2018-07-27-instrucao-normativa-in-n-28-de-26-de-julho-de-2018-34380550 
Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. (2019, janeiro 11). Atualização da lista das alegações de propriedade funcional ou de saúde e dos requisitos específicos para utilização dos textos padronizados. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. Acesso em 30 de ago. de 2023, de https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/inspecao/produtos-vegetal/legislacao-1/biblioteca-de-normas-vinhos-e-bebidas/alegacoes-de-propriedade-funcional-aprovadas_anvisa.pdf
Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. (2021). Legislação. Acesso em 30 de ago. de 2023, de http://antigo.anvisa.gov.br/legislacao#/

Continue navegando