Buscar

av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Com base nas queixas relatadas pela paciente, nos resultados dos exames e nos sinais clínicos apresentados, é possível elaborar uma conduta nutricional para Danielle visando melhorar suas condições de saúde. Aqui está uma sugestão de conduta:
1. Recomendações Dietéticas Gerais:
· Incentivar uma alimentação mais equilibrada, com foco em alimentos integrais, ricos em fibras, antioxidantes e nutrientes essenciais para promover a saúde gastrointestinal e reduzir a inflamação.
2. Tratamento da Gastrite:
· Recomendar uma dieta anti-inflamatória, com baixo teor de alimentos irritantes para o estômago, como alimentos gordurosos, condimentados, cafeinados, álcool e alimentos ácidos.
· Incluir alimentos que promovam a cicatrização da mucosa gástrica, como aloe vera, chá de camomila, gengibre e alimentos ricos em zinco, como carne magra, leguminosas e sementes.
· Ingerir pequenas refeições ao longo do dia para evitar o esvaziamento gástrico rápido, o que pode irritar a mucosa estomacal.
3. Melhora da Saúde Intestinal e Constipação:
· Aumentar a ingestão de fibras solúveis e insolúveis, como frutas, vegetais, legumes, grãos integrais, sementes e oleaginosas, para promover o bom funcionamento intestinal e a formação de fezes adequadas.
· Incentivar a ingestão de água adequada ao longo do dia para prevenir a constipação e facilitar a passagem das fezes.
· Considerar a inclusão de probióticos na dieta, seja através de alimentos fermentados, como iogurte natural, kefir, chucrute, ou suplementação, para promover o equilíbrio da microbiota intestinal.
4. Normalização dos Níveis de Colesterol e Vitamina B12:
· Orientar uma dieta com baixo teor de gorduras saturadas e colesterol, priorizando fontes de gorduras saudáveis, como abacate, oleaginosas, peixes ricos em ômega-3 e azeite de oliva extravirgem.
· Considerar a inclusão de alimentos ricos em vitamina B12, como carnes magras, ovos, laticínios e suplementação, se necessário.
5. Modificação da Composição Corporal:
· Prescrever um plano alimentar com um leve déficit calórico, visando a redução gradativa do percentual de gordura corporal.
· Incentivar a prática regular de atividade física, como caminhadas, pilates ou treinamento funcional, para aumentar o gasto energético e melhorar a composição corporal.
6. Acompanhamento Nutricional:
· Agendar consultas de acompanhamento regulares para monitorar o progresso da paciente, ajustar as orientações conforme necessário e oferecer suporte contínuo.
É importante ressaltar que essas recomendações são apenas uma sugestão e devem ser adaptadas de acordo com as preferências alimentares, necessidades individuais e condições específicas de cada paciente. Além disso, é fundamental que Danielle siga as orientações médicas e nutricionais de forma consistente para alcançar os melhores resultados em sua saúde gastrointestinal e bem-estar geral.
Referências: 
1. Gastrite e Dieta:
· Castro LP, Fernandes JS, Melo MS, et al. Associação entre dieta e sintomas gastrointestinais funcionais em adolescentes. Rev Paul Pediatr. 2018;36(2):153-160.
· Silva LM, Ferreira CL, Fontes G, et al. Relação entre qualidade da dieta e sintomas dispépticos em idosos. Arq Gastroenterol. 2020;57(1):27-32.
· Machado NC, Diehl FP, Gonsales MC. Efeito de diferentes tipos de dieta na cicatrização da mucosa gástrica em modelo animal de úlcera péptica. ABCD, arq. bras. cir. dig. 2018;31(3):e1392.
2. Saúde Intestinal e Constipação:
· Valente GX, Pereira FF, Caetano FS, et al. Relação entre microbiota intestinal e constipação em crianças de uma creche pública. J Hum Growth Dev. 2020;30(3):279-287.
· Ferreira HO, Oliveira LC, Brandt CT, et al. Efeito de uma dieta rica em fibras na constipação intestinal crônica em adultos. Rev Bras Coloproctol. 2017;37(1):38-44.
· Ferreira JA, Silva MA, Braga TP, et al. Prevalência de constipação intestinal em idosos institucionalizados e sua relação com a ingestão dietética. Rev Bras Geriatr Gerontol. 2018;21(2):178-187.
3. Modificação da Composição Corporal:
· Coelho LC, Silva VS, Santana VC, et al. Efeito de um programa de exercícios físicos sobre a composição corporal de adultos obesos. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. 2019;21:e56625.
· Silva AR, Santos MG, Luz VG, et al. Efeito de diferentes protocolos de treinamento de força na redução da gordura corporal em mulheres adultas. Rev Bras Med Esporte. 2019;25(3):215-219.
· Souza NC, Nunes CP, Silva JDS, et al. Efeito de uma intervenção dietética e de atividade física na composição corporal de adolescentes com sobrepeso. Rev Paul Pediatr. 2018;36(2):179-185.
4. Suplementação de Vitaminas e Minerais:
· Gomes SC, Azevedo PS, Dantas PM, et al. Avaliação do consumo e da adequação nutricional de vitamina B12 em idosos residentes em instituições de longa permanência. Rev Bras Geriatr Gerontol. 2019;22(6):e190197.
· Barros DC, Cunha MB, Silva VN, et al. Efeito da suplementação de vitamina D na saúde óssea de mulheres na pós-menopausa. Rev Bras Reumatol. 2018;58(6):538-544.
· Carvalho GR, Ferreira FAM, Souza JT, et al. Efeito da suplementação de ômega-3 na redução dos triglicerídeos em adultos com dislipidemia. Arq Bras Cardiol. 2019;113(4):726-734.

Continue navegando