Buscar

Cuidados neonatais rascunho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os cuidados neonatais são de extrema importância para garantir o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos. A humanização desses cuidados visa promover um ambiente acolhedor e respeitoso, levando em consideração as necessidades emocionais e físicas tanto do bebê quanto de seus pais, além de outras necessidades como o contexto e os riscos envolvidos em cada situação. A demanda dos cuidados neonatais resultou na implantação pelo Ministério da Saúde do método canguru para neonatais de baixo peso, por exemplo. 
A prática humanizada baseia-se em diversos princípios que visam proporcionar uma experiência positiva para o bebê e sua família, uma vez que a uti neonatal e o risco de morte descontroem o nascimento ideal. Esses princípios partem de um pressuposto onde considera a existência de vida psíquica no bebê prematuro e a necessidade de humanizar as relações primárias para este bebê e seus pais, melhorando a saúde mental futura e estabelecendo vínculos mais fortes desde o seu nascimento.
Esta prática inclui uma comunicação efetiva com a família, acolhimento, promoção do aleitamento materno, contato físico estendido com os pais, entre outros. Estabelecer uma comunicação clara e transparente entre a equipe de saúde e os pais, fornecendo informações sobre o estado de saúde do recém-nascido, os procedimentos realizados, as possíveis complicações, respondendo as dúvidas da família, aumentam a confiança na equipe hospitalar e ajuda os pais a entenderem seu papel nesse processo.
O recém-nascido neonato necessita de máquinas que promovem o cuidado físico mas tornam o ambiente frio e mecanizado, aproximar o bebê do ambiente familiar e o incentivo à participação ativa dos pais nos cuidados diários dele, promove além da exposição a estímulos sensoriais adequados (toque, voz dos pais, luz natural), a geração de vínculos seguros entre pais, bebê e equipe. O mesmo acontece ao se respeitar as características individuais do bebê, e adaptar os cuidados de acordo com essas particularidades.
O apoio à amamentação, as orientações adequadas sobre o assunto, o estabelecimento do contato pele a pele e a diminuição do tempo de separação entre mãe e bebê do método canguru causam uma estabilidade tanto emocional quanto física no recém-nascido, contribuindo para o ganho de peso, controle do sono, dos batimentos cardíacos, qualidade no desenvolvimento neuropsicomotor, diminuição da infecção hospitalar, melhor controle térmico e favorece também ao aumento da confiança dos pais, pois o ambiente acolhedor e respeitoso proporcionado pelas práticas humanizadas reduz o estresse e a ansiedade associados ao período de hospitalização.
A atuação do psicólogo numa rotina neonatal auxilia os pais a ultrapassarem a angústia inicial trazida pela prematuridade e permite a descoberta desse bebê, mesmo que a morte seja inelutável. A mediação permite os ajustes entre o bebê real e o bebê idealizado, considerando também a prematuridade dos pais, orientando-os para uma adaptação e uma apropriação do papel de pais. 
 A prematuridade ‘entardece’ a maternidade e a maneira como esses pais lidam com essa situação é imprevisível, necessitando de um olhar individual. O parto antecipado interrompe também o processo de construção imaginária do bebê, o qual resulta em um confronto com a realidade de um bebê prematuro internado na UTI neonatal. Os pais enfrentam o luto simbólico ao se depararem com a presença de um bebê concreto e um nascimento que trouxe riscos. Além do luto simbólico pelo bebê imaginário, os pais também enfrentam a iminência da morte e a possibilidade do luto real. O risco de morte mantém os pais em alerta, como se esperassem uma garantia da equipe hospitalar para se envolverem emocionalmente com o bebê e a intervenção que os auxilie a superar essa barreira inicial, a fim de que possam enxergar o bebê como um ser humanizado se faz necessária.
A chegada de um filho está permeada por expectativas e motivações inconscientes e essa intervenção fortalecerá o papel das mães na internação e recuperação do bebê, oferecendo um espaço de escuta, onde haja espaço para a elaboração dos acontecimentos e aproximação com seus bebês recém-nascidos. 
Considerações Finais
Os cuidados neonatais humanizados são fundamentais para garantir o bem-estar e o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos. Ao adotar uma abordagem centrada na família, respeitando as necessidades emocionais e físicas do bebê e de seus pais, podemos promover um ambiente acolhedor, estimulante e seguro. A humanização dos cuidados neonatais fortalece os laços afetivos entre pais e filho, contribui para o desenvolvimento neurossensorial e cognitivo, e estabelece uma base sólida para o sucesso na amamentação. Ao implementar esses princípios, profissionais de saúde podem criar uma experiência positiva para as famílias e promover o bem-estar dos recém-nascidos.

Outros materiais