Buscar

Sinais e sistemas A3

Prévia do material em texto

Aplicações: 
A aplicação da transformada de Laplace, pode ser resumida em algumas etapas, que são:
1) Transformação do circuito, no domínio do tempo, para o domínio “S”
2) Resolução do circuito, utilizando ferramentas como a análise nodal, análise de malhas, transformação de fontes e superposição.
3) Cálculo da transformada inversa de Laplace da solução, cuja resposta é posta no domínio do tempo.
A análise de circuitos utilizando a transformada de Laplace, muitas vezes é o que de fato acontece. Pois possibilita simplificações na análise, mais especificamente no processo de transformação do circuito onde antes do tempo inicial, em 0s, não haverá condição ou parâmetro a ser considerado.
Primeiramente, será necessário transformar todos os elementos no domínio da frequência, como já mencionado anteriormente. Sendo assim, para o circuito apresentado tem-se o seguinte resultado, visto na próxim figura, já apresentado também com as correntes que serão utilizadas. Após isso, seguiremos para a análise do circuito, onde serão utilizadas s técnicas clássicas de circuitos.
Após isso, utilizaremos a análise de malhas. Segue o exemplo:
Façamos a substituição da equação na malha 1:
Abriremos a equação:
Concluindo, isolemos a tensão:
Após todas essas etapas concluídas, apliquemos a transformada inversa de Laplace:
Softwares: 
O uso dos softwares e de diversas ferramentas computacionais é necessário na simulação dos circuitos elétricos e para obtenção, de forma facilitada, da resposta em frequência, por exemplo. Uma possibilidade será o uso do Scilab, um software gratuito e popular onde será possível encontrar tutoriais, fóruns e até mesmo uma forma mais prática de se utilizar a linguagem C++.
Simulação:
Considerando o uso de diversas ferramentas para que seja possível simular um circuito, consideramos o Multisim como exemplo. O seu acesso é realizado online, através do site da própria fabricante, onde é possível cadastrar-se ou até mesmo fazer o download de uma versão mais robusta, e paga, obtendo todo o poder disponível na ferramenta.
Na opção trial (gratuita ou versão de teste), seu workflow permite selecionar os componentes, até mesmo elementos como resistores, indutores e amplificadores operacionais. 
Sua simulação é facilmente acessada pelo lado direito, permitindo assim a seleção do tempo de análise e do uso de elementos, como amperímetros, voltímetros e até mesmo um osciloscópio. 
Já no MATLAB, sendo um algoritmo mais simplificado, é possível realizar o diagrama de bode completo. Da mesma forma que possuímos o Simulink, onde estaremos aptos a utilizá-lo para realizar uma simulação completa de todo o circuito elétrico em si.

Mais conteúdos dessa disciplina