Buscar

APOL - PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL - PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
As corretas são as em negrito 
1. A Eco-92, também chamada de Rio-92 ou Cúpula da Terra, teve o mesmo objetivo da Conferência de Estocolmo que ocorreu em 1972, 20 anos antes. Ou seja, duas décadas passaram-se e estratégias para a redução da degradação ambiental e preservação do meio ambiente ainda precisavam ser discutidas. Conforme o conteúdo apresentado na Rota 01 da disciplina Práticas de Desenvolvimento Sustentável, qual o assunto central da discussão?
A) Depleção da camada de ozônio.
B) Desenvolvimento sustentável.
C) Lista de poluentes orgânicos persistentes (POPs).
D) Política Internacional de Créditos de Carbono.
2. “Nas empresas, o ato de administrar é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. A ciência da administração evoluiu, assim como evoluíram as maneiras de encarar a sociedade. Atualmente, as empresas incorporaram novos valores e uma visão mais moderna de gerir os negócios. Temas como meio ambiente entraram definitivamente na pauta dos administradores.” (CALDAS, R. M. Responsabilidade Socioambiental. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil Ltda., 2020, p. 78). O fragmento de texto complementa os conteúdos discutidos na Rota 06 da disciplina Práticas de Desenvolvimento Sustentável sobre as novas responsabilidades das empresas. Sobre esse tema, qual das afirmativas a seguir está correta?
A) A Governança compreende um sistema onde os governos controlam as questões socioambientais das empresas.
B) O termo Ambiental, Social e Governança (ASG) refere-se a práticas empresariais e de investimento que se preocupam com critérios de sustentabilidade.
C) A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) traduz um indicador pelo qual os investidores avaliam as empresas de capital aberto na bolsa de valores quanto ao seu posicionamento nas questões sociais.
D) O termo Ambiental, Social e Governança (ASG) tem sido apontado como um modelo promissor em substituição ao desenvolvimento sustentável.
3. De acordo com Quinteros (2020) “Os padrões de consumo vêm mudando a cada dia e, embora o foco esteja, maioritariamente, em produtos e serviços de qualidade ou preço baixo, os consumidores estão cada vez mais conscientes de sua responsabilidade em relação às escolhas por marcas que afetam positiva ou negativamente a sociedade e a saúde do planeta. O marketing verde pode ser aplicado a negócios que envolvem bens/produtos, serviços, eventos, pessoas, lugares, propriedades, relacionamentos, organizações, informações e ideias.” (QUINTEROS, C. C. G. Marketing verde e responsabilidade social. Curitiba, PR: Contentus, 2020, p. 7). Sobre marketing verde e outras formas de comunicação discutidas na Rota 03 da disciplina Práticas de Desenvolvimento Sustentável, análise as asserções a seguir e assinale a correta.
A) Quando falamos em desenvolvimento sustentável, também falamos de comunicação e transparência e comunicação.
B) Para a comunicação de resultados das práticas de desenvolvimento sustentável, é obrigatório que empresas de grande utilizem relatórios estruturados no modelo GRI (Global Reporting Initiative).
C) O marketing verde e a prática de greenwashing são termos sinônimos para definir a comunicação de informação enganosa sobre a sustentabilidade de um produto, serviço ou marca.
D) As práticas de desenvolvimento sustentável devem ter razões genuínas de querer o bem para a sociedade e para o meio ambiente e assim, divulgá-las vai contra a benfeitoria do ato.
4. Conscientizar-se sobre os problemas socioambientais que enfrenta a sociedade na atualidade deve estar entre os primeiros passos na jornada da adoção de práticas de desenvolvimento sustentável. As mudanças climáticas, em decorrência do lançamento exagerado de gases de efeito estufa na atmosfera, e o crescimento populacional desordenado são os dois principais dilemas da atualidade de acordo com os autores Stadler e Maioli (STADLER, A.; MAIOLI, M. R. Organizações e desenvolvimento sustentável. Curitiba, PR: InterSaberes, 2012, p. 123). Acerca do texto-base, Principais problemas ambientais, p. 123, e os conteúdos discutidos na Rota 03 da disciplina Práticas de Desenvolvimento Sustentável, qual das alternativas a seguir apresenta uma afirmação correta sobre os problemas socioambientais da atualidade?
A) A população mundial prevista para 2050 é de 9 bilhões de pessoas. A Terra possui condições de sustentar esse montante populacional, porém o problema está na distribuição populacional, que não ocorre de forma equânime.
B) A produção de energia não é discutida como um problema socioambiental em decorrência de as fontes de energia elétrica serem necessidade básica para um indivíduo viver dignamente.
C) Problemas de qualidade e quantidade de água afetam apenas os países em desenvolvimento, traduzindo um dos impactos da desigualdade social.
D) A segurança alimentar tem tornado os produtos ultraprocessados cada vez mais procurados, pois passam por processos de produção com elevados controles sanitários.
5. Para muitos negócios, as atividades diárias dos escritórios não representam grandes parcelas dos impactos ambientais que geram, porém mesmo que essa premissa seja verdadeira, simbolicamente são muito importantes. A aplicação de práticas de desenvolvimento sustentável em atividades de escritório foi discutida na Rota 04 da disciplina Práticas de Desenvolvimento Sustentável. Analise as afirmativas a seguir sobre o tema e assinale a alternativa correta.
A) Para que os funcionários vejam as questões socioambientais como elementos sérios da estratégia do negócio, eles precisam perceber o compromisso com a sustentabilidade em seus ambientes de trabalho, mesmo sabendo-se que as práticas aplicáveis a escritórios sejam simbólicas e não capazes de produzir redução de custos e ganhos em produtividade.
B) Empresas cujos serviços são baseados prioritariamente em atividades dentro de escritórios, são limitadas quanto a variedade de práticas de desenvolvimento sustentável e quanto a relevância dos resultados.
C) Escritórios são ambientes de trabalho onde facilmente encontram-se montanhas de papel e copos descartáveis de café, portanto reconhece-se que a adoção de novas práticas para o desenvolvimento sustentável requer mudança de mentalidade e hábitos.
D) As práticas de desenvolvimento sustentável não têm muita motivação quanto à aplicação em atividades de escritório vistos que os impactos gerados dessas atividades não são significativos ao meio ambiente.
6. No século XXI, design e inovação têm sido a chave para o sucesso de novos produtos no mercado. Esses aspectos, aliados com a tendência sustentável, oportunizam o desenvolvimento e emprego de práticas de desenvolvimento sustentável. Considere o conteúdo discutido na Rota 05 da disciplina Práticas de Desenvolvimento Sustentável sobre as práticas de desenvolvimento sustentável aplicadas ao design de produto, qual das afirmativas a seguir está correta?
A) O design de um produto deve ser pensado para que este seja simples e de vida curta, favorecendo a reutilização e reciclagem dos materiais.
B) Quando se trabalha com o Design para o ambiente (DfE), a prioridade é a construção de atributos ambientais para melhorar o desempenho ambiental.
C) O design dos produtos deve ser pensado considerando as possibilidades de recondicionamento e reciclagem.
D) As práticas de desenvolvimento sustentável são limitadas quanto ao desenvolvimento de produtos que utilizem recursos naturais.

Continue navegando