Logo Passei Direto
Buscar

DOC-20230922-WA0091.

User badge image
Leylly

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Kastrup et al. (2009, p. 256) definem o sistema de substituição tátil-visual (TVSS) como "[...] uma tecnologia assistiva criada para ajudar deficientes visuais a perceberem aspectos visuais de seu ambiente através do tato e contribuir para sua inclusão social. Para melhor entender o processo de aprendizagem dessa tecnologia, quatro participantes cegos foram treinados com o Brainport, a última versão do TVSS, onde imagens visuais transformadas são exploradas pela língua. O artigo objetiva investigar o estágio inicial desse processo de aprendizagem, em termos tanto do desempenho dos participantes quanto da qualidade de sua experiência. O treinamento, conduzido de acordo com um método clínico-pedagógico, produziu dados em terceira pessoa e em primeira pessoa. Os dados foram obtidos através de registros de desempenho e de entrevistas de explicitação. Os resultados mostram que as maiores dificuldades surgidas foram relativas ao acoplamento sensório-motor, aos movimentos do corpo e da cabeça e à dissonância entre as expectativas e a qualidade da experiência perceptiva.
Sobre a experiência perceptiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A percepção envolve os processos mentais e não processos multissensoriais. Por isso, recomenda-se que a criança seja exposta a estímulos multimodais, a interfaces digitais e físicas desde cedo. ( ) A diversidade, as qualidades físicas, cognitivas e emotivas de cada pessoa em nada interferem na experiência perceptiva. Isso ocorre porque a percepção de si mesmo é desvinculada de estímulos e do sensoriamento. ( ) A experiência perceptiva (que é corporal) surge da relação dinâmica do corpo como um sistema de forças no mundo, e não da associação que vem dos órgãos dos sentidos. Assim, o corpo é visto numa totalidade, na sua estrutura de relação com as coisas ao seu redor - como uma fonte de sentidos. ( ) Para compreender a pessoa com deficiência e sua maneira de se relacionar no mundo que a cerca, cumpre considerar sempre suas estruturas perceptual e cognitiva, que exprimem, ao mesmo tempo, generalidade e especificidade (o conteúdo, a forma e a dialética entre ambas). O ponto de partida é, pois, saber de sua experiência perceptiva. ( ) Uma criança, por exemplo, que nunca enxergou, tem a mesma experiência perceptiva do que aquela que ficou cega nos primeiros anos de vida. Da mesma forma, uma criança que desde a gestação nunca recebeu informações sonoras, tem a mesma experiência perceptiva do que aquela que ficou surda aos dois ou três anos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A-V - V - F - V - F.
B-F - V - F - F - V.
C-F - F - V - V - F.
D-V - F - V - F - V.

Para Curti et al. (2010, p. 393), as crianças com deficiência auditiva "[...] expressam-se e compreendem as situações de interação familiar utilizando-se das funções comunicativas, à semelhança das normo-ouvintes".
Perante o exposto, qual é o pressuposto que deve ser levando em conta quanto à educação de crianças com deficiência auditiva e visual?
A-As limitações sensoriais que tais crianças apresentam comumente promovem espontaneamente a motivação para atividades cognitivas e motoras.
B-Possivelmente essas crianças sejam integrantes de familiares que sintam despreparados, bem como de comunidades que se sintam despreparadas para atuarem apropriadamente com elas.
C-Essas crianças costumam ter experiências expandidas quanto às relações que estabelecem com o ambiente social e físico.
D-Provavelmente tais crianças demonstrem necessidade de tocar. Além disso, elas podem apresentar mais facilidade para antever ações e antecipar eventos ambientais.

Na adolescência, o corpo passa por uma série de transformações físicas. Com as mudanças hormonais, inicia o processo de definição da imagem corporal e psicológica. Para o adolescente com deficiência múltipla, esse processo possui algumas especificidades. Nesse sentido são necessários, através da família, amigos e professores alguns estímulos que auxiliem o adolescente no processo de autoconceito e auto aceitação.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Compreender e respeitar as fases evolutivas da pessoa com deficiência, principalmente em relação ao seu ritmo de desenvolvimento. II- Contribuir para a superação de possíveis sentimentos relacionados à inferioridade e autodesvalorização. III- Despertar sentimentos relacionados à inferioridade e autodesvalorização para estimular seu amadurecimento. IV- Evidenciar as potencialidades, habilidades, criatividade, independência e iniciativa pessoal. Assinale a alternativa CORRETA:
A-Somente a sentença IV está correta.
B-As sentenças I, II e IV estão corretas.
C-Somente a sentença II está correta.
D-As sentenças II e III estão corretas.

É importante que crianças com deficiência auditiva associada a outras deficiências tenham a consciência fonoarticulatória estimulada com exercícios de estimulação. "Consciência fonoarticulatória é a habilidade responsável pela distinção das articulações dos sons da fala. É a capacidade do indivíduo pensar sobre os sons e relacioná-los aos movimentos que os articuladores fazem para produzi-los. Essa habilidade, além de auxiliar a percepção e produção da fala, facilita a aprendizagem do sistema de escrita alfabético" (VIDOR-SOUZA; MOTA; SANTOS, 2010, p. 196).
Sobre os exercícios de estimulação da consciência fonoarticulatória analise as afirmativas a seguir: I- Assoprar velas, penas, barco de papel, bolhas de sabão e outros elementos. II- Fazer bochecho e gargarejo com líquidos quentes e frios para que haja estímulo termo sensível. III- Inspirar e expirar com movimentos bruscos, lentos, longos, seguindo um ritmo e outros. IV- Fazer vocalizações repetidas de sílabas tocando o corpo para sentir as vibrações. Assinale a alternativa CORRETA:
A-As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B-Somente a afirmativa III está correta.
C-As afirmativas II e IV estão corretas.
D-As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Estudantes com deficiência múltipla podem demonstrar certas dificuldades no decurso do processo de aprendizagem. Quando há associação da deficiência intelectual, para Santos (2012, p. 942) "[...] tais alunos podem ter maior dificuldade em executar as atividades escolares e a possibilidade de baixa autoestima pode gerar uma maior ocorrência de estresse e sua respectiva manifestação comportamental".
Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:
A-Alunos com deficiência auditiva e motora, isoladas ou associadas a outras deficiências tendem a apresentar dificuldades atinentes à esfera orgânica.
B-Crianças que apresentam deficiência visual, intelectual e auditiva, isoladas ou associadas a outras deficiências tendem a demonstrar dificuldades perceptivas.
C-Estudantes com deficiência visual e motora, isoladas ou associadas a outras deficiências, tendem a manifestar deficiências do âmbito da comunicação.
D-Aprendentes com síndromes associadas a quadros clínicos mentais, motores e sensoriais, têm prejuízos em seu funcionamento orgânico, por isso, revelam dificuldades com o olfato.

A integração social é um processo de extrema importância para a pessoa com deficiência múltipla e está relacionada a diferentes habilidades.
Sobre as habilidades da integração social, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Comunicação, autocuidado, vida familiar e autonomia. ( ) Saúde e segurança, funcionalidade acadêmica, lazer e trabalho. ( ) Transporte, locomoção, entretenimento e participação política. ( ) Vida social, autonomia, funcionalidade acadêmica e lazer. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A-V - V - F - V.
B-F - V - V - V.
C-F - V - V - F.
D-V - F - V - F.

Em conformidade com Sari et al. (2016, p. 176), "a hipertensão e a obesidade são dois importantes fatores de risco para doenças cardiovasculares na Turquia e em todo o mundo. Os resultados deste estudo demonstram que as taxas de obesidade e hipertensão são elevadas em adolescentes e adultos com deficiência intelectual e, portanto, esses indivíduos estão em sério risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Assim, estudos futuros com o objetivo de explorar métodos para prevenir a obesidade e hipertensão devem dar prioridade a indivíduos com deficiência intelectual. Os enfermeiros podem educar pessoas com deficiência intelectual com relação à dieta saudável e podem monitorar regularmente suas alturas, pesos e pressões sanguíneas desde a infância".
Tendo em mente os modos pelos quais os adolescentes com deficiência múltipla devem ser estimulados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Resguardar o adolescente de fazer uso dos recursos comunitários disponíveis, para que suas habilidades sociais sejam conservadas. Assim, ele é poupado de interações conflitivas e da integração social. ( ) Respeitar as fases evolutivas da pessoa com deficiência, principalmente em relação ao seu ritmo de desenvolvimento. Evidenciar as potencialidades, habilidades, criatividade, independência e iniciativa pessoal. ( ) Oferecer dependência para solucionar os problemas. Comparar com o desempenho e as realizações de outras pessoas. Expor a pessoa com deficiência a situações em que irá fracassar, experiências negativas e frustrações desnecessárias. ( ) Disponibilizar apoio além do desnecessário para sua fase de desenvolvimento. Confundir as limitações com incompetência generalizada ao realizar algo. Demonstrar excessiva expectativa, impaciência e intolerância. ( ) Encontrar apoio moral, físico, material, profissional, espiritual e outros que sejam necessários. Encontrar situações em que a pessoa possa se desenvolver, inclusive no que toca às habilidades adaptativas de inclusão da pessoa no ambiente físico e social. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A-F - V - F - V - F.
B-F - V - F - F - V.
C-V - F - V - V - F.
D-V - F - V - F - V.

Conforme Torres e Vieira (2014, p. 1953), "[...] os adolescentes com deficiência inseridos em salas especiais apresentaram-se como o grupo mais vulnerável na percepção da qualidade de vida global e nos domínios psicológico, social e meio ambiente entre os escolares investigados, sugerindo a necessidade de atenção pública e melhoria das condições de acessibilidade e segurança desta população".
Sobre a adolescência, analise as sentenças a seguir: I- Crianças e adolescentes com deficiência - seja ela intelectual, física, ou múltipla - necessitam interagir tanto com crianças quanto com adultos sem deficiência. Assim, tais crianças e adolescentes podem desenvolver habilidades e a autonomia. Nesse sentido, a escola pode ser o palco da inclusão. II- Adolescentes com deficiência ou sem deficiência precisam do apoio tanto de familiares quanto de educadores para que possam ter compreensão dos conflitos que vivenciam. Afinal, as circunstâncias que caracterizam essa etapa da vida têm especificidades que interferem na vida escolar. III- As manifestações corporais e fisiológicas, os conflitos psicológicos e sociais que marcam a adolescência em nossa cultura são experimentados pelos adolescentes com deficiência múltipla de modo atenuado, isso porque as deficiências minimizam as características da adolescência. IV- Os adolescentes com deficiência múltipla apresentam menos dificuldades quanto à definição da imagem corporal e do esquema corporal. Além disso, eles apresentam menos conflitos no que se refere ao crescimento do corpo, às alterações hormonais e aos conflitos de ordem psicológica e social que costumam demarcar a adolescência. Assinale a alternativa CORRETA:
A-As sentenças I, II e IV estão corretas.
B-Somente a sentença III está correta.
C-As sentenças I e II estão corretas.
D-As sentenças III e IV são corretas.

Carvalho (2000) aponta três fatores que influenciam o desenvolvimento de bebês com deficiência múltipla. São eles: situação da pessoa, envolvimento da família e acesso aos programas de atendimento especializado.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As capacidades e as habilidades são as mesmas em todas as pessoas, independentemente da idade de início das deficiências e das medidas preventivas adotadas. ( ) A escola constituirá no primeiro espaço para aprender a interagir com suas necessidades básicas, destacando os atendimentos especializados que devem ser ofertados em cada nível de ensino. ( ) A educação inclusiva contempla a oferta da oportunidade de relacionamentos sociais, com trocas de experiências e aprendizagens.

Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As capacidades e as habilidades são as mesmas em todas as pessoas, independentemente da idade de início das deficiências e das medidas preventivas adotadas. ( ) A escola constituirá no primeiro espaço para aprender a interagir com suas necessidades básicas, destacando os atendimentos especializados que devem ser ofertados em cada nível de ensino. ( ) A educação inclusiva contempla a oferta da oportunidade de relacionamentos sociais, com trocas de experiências que favorecem o aprendizado de habilidades que cada criança precisa para sua integração. ( ) As atitudes pessimistas, superproteção, desinteresse e descrença dos responsáveis, educadores e outros que convivam com a criança devem ser evitados, para não influenciar negativamente seu desenvolvimento Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A-V - F - V - F.
B-F - F - V - V.
C-V - V - F - V.
D-F - V - F - V.

Segundo Barata e Branco (2010, p. 134), "[...] a criança com Síndrome de Down apresenta um atraso na aquisição e desenvolvimento dos aspectos fonoarticulatórios, atraso este que tem sido atribuído a características físicas e ambientais que influenciam negativamente no processo de desenvolvimento. Caracterizar os aspectos fonoarticulatórios dos sujeitos com Síndrome de Down pode proporcionar uma melhor compreensão das alterações abordadas na reabilitação em suas diversas modalidades e contribuir na evolução terapêutica. [...] Conclusão: a falta de estimulação e o encaminhamento tardio irão interferir no desenvolvimento fonoarticulatório, assim, por meio da intervenção precoce, será possível a obtenção de melhores resultados, fazendo com que grandes problemas tornem-se alterações mínimas".
Sobre as atividades que auxiliam o desenvolvimento fonoarticulatório e de fala, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os exercícios fonoarticulatórios e de fala, visam ajudar a criança a perceber seus órgãos da fala, e a expandir sua produção fonoarticulatória, de consciência tônica e muscular para a emissão vocal. ( ) Brincar com massinha de modelar. Realizar atividades com lápis ou caneta para cobrir pontilhados. Recortar imagens e palavras. Colorir desenhos. Resolver atividades de cruzadinhas e de caça-palavras. ( ) Assoprar velas, penas, barco de papel, bolhas de sabão e outros elementos. Fazer mímicas faciais. Brincar com os lábios, língua e as bochechas, incluindo a imitação de ruídos e movimentos diversos. ( ) Direcionar a língua para o palato, estalar, friccionar, deslizar a língua e outros. Encher balões. Inspirar e expirar com movimentos bruscos, lentos, longos, seguindo um ritmo e outros. Expressar movimentos variados com a mandíbula. ( ) Fazer movimentos com os lábios e língua para produzir fonemas como o T, D, S, R e outros. Sussurrar. Fazer vocalizações repetidas de sílabas como pa - pa - pa - pa, e outras que podem ser utilizadas, tocando o corpo para sentir as vibrações. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A-F - V - F - F - V.
B-V - F - V - V - V.
C-F - F - F - V - F.
D-V - V - V - F - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Kastrup et al. (2009, p. 256) definem o sistema de substituição tátil-visual (TVSS) como "[...] uma tecnologia assistiva criada para ajudar deficientes visuais a perceberem aspectos visuais de seu ambiente através do tato e contribuir para sua inclusão social. Para melhor entender o processo de aprendizagem dessa tecnologia, quatro participantes cegos foram treinados com o Brainport, a última versão do TVSS, onde imagens visuais transformadas são exploradas pela língua. O artigo objetiva investigar o estágio inicial desse processo de aprendizagem, em termos tanto do desempenho dos participantes quanto da qualidade de sua experiência. O treinamento, conduzido de acordo com um método clínico-pedagógico, produziu dados em terceira pessoa e em primeira pessoa. Os dados foram obtidos através de registros de desempenho e de entrevistas de explicitação. Os resultados mostram que as maiores dificuldades surgidas foram relativas ao acoplamento sensório-motor, aos movimentos do corpo e da cabeça e à dissonância entre as expectativas e a qualidade da experiência perceptiva.
Sobre a experiência perceptiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A percepção envolve os processos mentais e não processos multissensoriais. Por isso, recomenda-se que a criança seja exposta a estímulos multimodais, a interfaces digitais e físicas desde cedo. ( ) A diversidade, as qualidades físicas, cognitivas e emotivas de cada pessoa em nada interferem na experiência perceptiva. Isso ocorre porque a percepção de si mesmo é desvinculada de estímulos e do sensoriamento. ( ) A experiência perceptiva (que é corporal) surge da relação dinâmica do corpo como um sistema de forças no mundo, e não da associação que vem dos órgãos dos sentidos. Assim, o corpo é visto numa totalidade, na sua estrutura de relação com as coisas ao seu redor - como uma fonte de sentidos. ( ) Para compreender a pessoa com deficiência e sua maneira de se relacionar no mundo que a cerca, cumpre considerar sempre suas estruturas perceptual e cognitiva, que exprimem, ao mesmo tempo, generalidade e especificidade (o conteúdo, a forma e a dialética entre ambas). O ponto de partida é, pois, saber de sua experiência perceptiva. ( ) Uma criança, por exemplo, que nunca enxergou, tem a mesma experiência perceptiva do que aquela que ficou cega nos primeiros anos de vida. Da mesma forma, uma criança que desde a gestação nunca recebeu informações sonoras, tem a mesma experiência perceptiva do que aquela que ficou surda aos dois ou três anos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A-V - V - F - V - F.
B-F - V - F - F - V.
C-F - F - V - V - F.
D-V - F - V - F - V.

Para Curti et al. (2010, p. 393), as crianças com deficiência auditiva "[...] expressam-se e compreendem as situações de interação familiar utilizando-se das funções comunicativas, à semelhança das normo-ouvintes".
Perante o exposto, qual é o pressuposto que deve ser levando em conta quanto à educação de crianças com deficiência auditiva e visual?
A-As limitações sensoriais que tais crianças apresentam comumente promovem espontaneamente a motivação para atividades cognitivas e motoras.
B-Possivelmente essas crianças sejam integrantes de familiares que sintam despreparados, bem como de comunidades que se sintam despreparadas para atuarem apropriadamente com elas.
C-Essas crianças costumam ter experiências expandidas quanto às relações que estabelecem com o ambiente social e físico.
D-Provavelmente tais crianças demonstrem necessidade de tocar. Além disso, elas podem apresentar mais facilidade para antever ações e antecipar eventos ambientais.

Na adolescência, o corpo passa por uma série de transformações físicas. Com as mudanças hormonais, inicia o processo de definição da imagem corporal e psicológica. Para o adolescente com deficiência múltipla, esse processo possui algumas especificidades. Nesse sentido são necessários, através da família, amigos e professores alguns estímulos que auxiliem o adolescente no processo de autoconceito e auto aceitação.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Compreender e respeitar as fases evolutivas da pessoa com deficiência, principalmente em relação ao seu ritmo de desenvolvimento. II- Contribuir para a superação de possíveis sentimentos relacionados à inferioridade e autodesvalorização. III- Despertar sentimentos relacionados à inferioridade e autodesvalorização para estimular seu amadurecimento. IV- Evidenciar as potencialidades, habilidades, criatividade, independência e iniciativa pessoal. Assinale a alternativa CORRETA:
A-Somente a sentença IV está correta.
B-As sentenças I, II e IV estão corretas.
C-Somente a sentença II está correta.
D-As sentenças II e III estão corretas.

É importante que crianças com deficiência auditiva associada a outras deficiências tenham a consciência fonoarticulatória estimulada com exercícios de estimulação. "Consciência fonoarticulatória é a habilidade responsável pela distinção das articulações dos sons da fala. É a capacidade do indivíduo pensar sobre os sons e relacioná-los aos movimentos que os articuladores fazem para produzi-los. Essa habilidade, além de auxiliar a percepção e produção da fala, facilita a aprendizagem do sistema de escrita alfabético" (VIDOR-SOUZA; MOTA; SANTOS, 2010, p. 196).
Sobre os exercícios de estimulação da consciência fonoarticulatória analise as afirmativas a seguir: I- Assoprar velas, penas, barco de papel, bolhas de sabão e outros elementos. II- Fazer bochecho e gargarejo com líquidos quentes e frios para que haja estímulo termo sensível. III- Inspirar e expirar com movimentos bruscos, lentos, longos, seguindo um ritmo e outros. IV- Fazer vocalizações repetidas de sílabas tocando o corpo para sentir as vibrações. Assinale a alternativa CORRETA:
A-As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B-Somente a afirmativa III está correta.
C-As afirmativas II e IV estão corretas.
D-As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Estudantes com deficiência múltipla podem demonstrar certas dificuldades no decurso do processo de aprendizagem. Quando há associação da deficiência intelectual, para Santos (2012, p. 942) "[...] tais alunos podem ter maior dificuldade em executar as atividades escolares e a possibilidade de baixa autoestima pode gerar uma maior ocorrência de estresse e sua respectiva manifestação comportamental".
Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:
A-Alunos com deficiência auditiva e motora, isoladas ou associadas a outras deficiências tendem a apresentar dificuldades atinentes à esfera orgânica.
B-Crianças que apresentam deficiência visual, intelectual e auditiva, isoladas ou associadas a outras deficiências tendem a demonstrar dificuldades perceptivas.
C-Estudantes com deficiência visual e motora, isoladas ou associadas a outras deficiências, tendem a manifestar deficiências do âmbito da comunicação.
D-Aprendentes com síndromes associadas a quadros clínicos mentais, motores e sensoriais, têm prejuízos em seu funcionamento orgânico, por isso, revelam dificuldades com o olfato.

A integração social é um processo de extrema importância para a pessoa com deficiência múltipla e está relacionada a diferentes habilidades.
Sobre as habilidades da integração social, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Comunicação, autocuidado, vida familiar e autonomia. ( ) Saúde e segurança, funcionalidade acadêmica, lazer e trabalho. ( ) Transporte, locomoção, entretenimento e participação política. ( ) Vida social, autonomia, funcionalidade acadêmica e lazer. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A-V - V - F - V.
B-F - V - V - V.
C-F - V - V - F.
D-V - F - V - F.

Em conformidade com Sari et al. (2016, p. 176), "a hipertensão e a obesidade são dois importantes fatores de risco para doenças cardiovasculares na Turquia e em todo o mundo. Os resultados deste estudo demonstram que as taxas de obesidade e hipertensão são elevadas em adolescentes e adultos com deficiência intelectual e, portanto, esses indivíduos estão em sério risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Assim, estudos futuros com o objetivo de explorar métodos para prevenir a obesidade e hipertensão devem dar prioridade a indivíduos com deficiência intelectual. Os enfermeiros podem educar pessoas com deficiência intelectual com relação à dieta saudável e podem monitorar regularmente suas alturas, pesos e pressões sanguíneas desde a infância".
Tendo em mente os modos pelos quais os adolescentes com deficiência múltipla devem ser estimulados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Resguardar o adolescente de fazer uso dos recursos comunitários disponíveis, para que suas habilidades sociais sejam conservadas. Assim, ele é poupado de interações conflitivas e da integração social. ( ) Respeitar as fases evolutivas da pessoa com deficiência, principalmente em relação ao seu ritmo de desenvolvimento. Evidenciar as potencialidades, habilidades, criatividade, independência e iniciativa pessoal. ( ) Oferecer dependência para solucionar os problemas. Comparar com o desempenho e as realizações de outras pessoas. Expor a pessoa com deficiência a situações em que irá fracassar, experiências negativas e frustrações desnecessárias. ( ) Disponibilizar apoio além do desnecessário para sua fase de desenvolvimento. Confundir as limitações com incompetência generalizada ao realizar algo. Demonstrar excessiva expectativa, impaciência e intolerância. ( ) Encontrar apoio moral, físico, material, profissional, espiritual e outros que sejam necessários. Encontrar situações em que a pessoa possa se desenvolver, inclusive no que toca às habilidades adaptativas de inclusão da pessoa no ambiente físico e social. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A-F - V - F - V - F.
B-F - V - F - F - V.
C-V - F - V - V - F.
D-V - F - V - F - V.

Conforme Torres e Vieira (2014, p. 1953), "[...] os adolescentes com deficiência inseridos em salas especiais apresentaram-se como o grupo mais vulnerável na percepção da qualidade de vida global e nos domínios psicológico, social e meio ambiente entre os escolares investigados, sugerindo a necessidade de atenção pública e melhoria das condições de acessibilidade e segurança desta população".
Sobre a adolescência, analise as sentenças a seguir: I- Crianças e adolescentes com deficiência - seja ela intelectual, física, ou múltipla - necessitam interagir tanto com crianças quanto com adultos sem deficiência. Assim, tais crianças e adolescentes podem desenvolver habilidades e a autonomia. Nesse sentido, a escola pode ser o palco da inclusão. II- Adolescentes com deficiência ou sem deficiência precisam do apoio tanto de familiares quanto de educadores para que possam ter compreensão dos conflitos que vivenciam. Afinal, as circunstâncias que caracterizam essa etapa da vida têm especificidades que interferem na vida escolar. III- As manifestações corporais e fisiológicas, os conflitos psicológicos e sociais que marcam a adolescência em nossa cultura são experimentados pelos adolescentes com deficiência múltipla de modo atenuado, isso porque as deficiências minimizam as características da adolescência. IV- Os adolescentes com deficiência múltipla apresentam menos dificuldades quanto à definição da imagem corporal e do esquema corporal. Além disso, eles apresentam menos conflitos no que se refere ao crescimento do corpo, às alterações hormonais e aos conflitos de ordem psicológica e social que costumam demarcar a adolescência. Assinale a alternativa CORRETA:
A-As sentenças I, II e IV estão corretas.
B-Somente a sentença III está correta.
C-As sentenças I e II estão corretas.
D-As sentenças III e IV são corretas.

Carvalho (2000) aponta três fatores que influenciam o desenvolvimento de bebês com deficiência múltipla. São eles: situação da pessoa, envolvimento da família e acesso aos programas de atendimento especializado.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As capacidades e as habilidades são as mesmas em todas as pessoas, independentemente da idade de início das deficiências e das medidas preventivas adotadas. ( ) A escola constituirá no primeiro espaço para aprender a interagir com suas necessidades básicas, destacando os atendimentos especializados que devem ser ofertados em cada nível de ensino. ( ) A educação inclusiva contempla a oferta da oportunidade de relacionamentos sociais, com trocas de experiências e aprendizagens.

Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As capacidades e as habilidades são as mesmas em todas as pessoas, independentemente da idade de início das deficiências e das medidas preventivas adotadas. ( ) A escola constituirá no primeiro espaço para aprender a interagir com suas necessidades básicas, destacando os atendimentos especializados que devem ser ofertados em cada nível de ensino. ( ) A educação inclusiva contempla a oferta da oportunidade de relacionamentos sociais, com trocas de experiências que favorecem o aprendizado de habilidades que cada criança precisa para sua integração. ( ) As atitudes pessimistas, superproteção, desinteresse e descrença dos responsáveis, educadores e outros que convivam com a criança devem ser evitados, para não influenciar negativamente seu desenvolvimento Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A-V - F - V - F.
B-F - F - V - V.
C-V - V - F - V.
D-F - V - F - V.

Segundo Barata e Branco (2010, p. 134), "[...] a criança com Síndrome de Down apresenta um atraso na aquisição e desenvolvimento dos aspectos fonoarticulatórios, atraso este que tem sido atribuído a características físicas e ambientais que influenciam negativamente no processo de desenvolvimento. Caracterizar os aspectos fonoarticulatórios dos sujeitos com Síndrome de Down pode proporcionar uma melhor compreensão das alterações abordadas na reabilitação em suas diversas modalidades e contribuir na evolução terapêutica. [...] Conclusão: a falta de estimulação e o encaminhamento tardio irão interferir no desenvolvimento fonoarticulatório, assim, por meio da intervenção precoce, será possível a obtenção de melhores resultados, fazendo com que grandes problemas tornem-se alterações mínimas".
Sobre as atividades que auxiliam o desenvolvimento fonoarticulatório e de fala, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os exercícios fonoarticulatórios e de fala, visam ajudar a criança a perceber seus órgãos da fala, e a expandir sua produção fonoarticulatória, de consciência tônica e muscular para a emissão vocal. ( ) Brincar com massinha de modelar. Realizar atividades com lápis ou caneta para cobrir pontilhados. Recortar imagens e palavras. Colorir desenhos. Resolver atividades de cruzadinhas e de caça-palavras. ( ) Assoprar velas, penas, barco de papel, bolhas de sabão e outros elementos. Fazer mímicas faciais. Brincar com os lábios, língua e as bochechas, incluindo a imitação de ruídos e movimentos diversos. ( ) Direcionar a língua para o palato, estalar, friccionar, deslizar a língua e outros. Encher balões. Inspirar e expirar com movimentos bruscos, lentos, longos, seguindo um ritmo e outros. Expressar movimentos variados com a mandíbula. ( ) Fazer movimentos com os lábios e língua para produzir fonemas como o T, D, S, R e outros. Sussurrar. Fazer vocalizações repetidas de sílabas como pa - pa - pa - pa, e outras que podem ser utilizadas, tocando o corpo para sentir as vibrações. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A-F - V - F - F - V.
B-V - F - V - V - V.
C-F - F - F - V - F.
D-V - V - V - F - F.

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO II-DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA FUNDAMENTOS E 
METODOLOGIAS 
 
1 Kastrup et al. (2009, p. 256) definem o sistema de substituição tátil-visual (TVSS) 
como "[...] uma tecnologia assistiva criada para ajudar deficientes visuais a perceberem 
aspectos visuais de seu ambiente através do tato e contribuir para sua inclusão social. 
Para melhor entender o processo de aprendizagem dessa tecnologia, quatro participantes 
cegos foram treinados com o Brainport, a última versão do TVSS, onde imagens visuais 
transformadas são exploradas pela língua. O artigo objetiva investigar o estágio inicial 
desse processo de aprendizagem, em termos tanto do desempenho dos participantes 
quanto da qualidade de sua experiência. O treinamento, conduzido de acordo com um 
método clínico-pedagógico, produziu dados em terceira pessoa e em primeira pessoa. 
Os dados foram obtidos através de registros de desempenho e de entrevistas de 
explicitação. Os resultados mostram que as maiores dificuldades surgidas foram 
relativas ao acoplamento sensório-motor, aos movimentos do corpo e da cabeça e à 
dissonância entre as expectativas e a qualidade da experiência perceptiva". Sobre a 
experiência perceptiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) 
A percepção envolve os processos mentais e não processos multissensoriais. Por isso, 
recomenda-se que a criança seja exposta a estímulos multimodais, a interfaces digitais e 
físicas desde cedo. ( ) A diversidade, as qualidades físicas, cognitivas e emotivas de 
cada pessoa em nada interferem na experiência perceptiva. Isso ocorre porque a 
percepção de si mesmo é desvinculada de estímulos e do sensoriamento. ( ) A 
experiência perceptiva (que é corporal) surge da relação dinâmica do corpo como um 
sistema de forças no mundo, e não da associação que vem dos órgãos dos sentidos. 
Assim, o corpo é visto numa totalidade, na sua estrutura de relação com as coisas ao seu 
redor - como uma fonte de sentidos. ( ) Para compreender a pessoa com deficiência e 
sua maneira de se relacionar no mundo que a cerca, cumpre considerar sempre suas 
estruturas perceptual e cognitiva, que exprimem, ao mesmo tempo, generalidade e 
especificidade (o conteúdo, a forma e a dialética entre ambas). O ponto de partida é, 
pois, saber de sua experiência perceptiva. ( ) Uma criança, por exemplo, que nunca 
enxergou, tem a mesma experiência perceptiva do que aquela que ficou cega nos 
primeiros anos de vida. Da mesma forma, uma criança que desde a gestação nunca 
recebeu informações sonoras, tem a mesma experiência perceptiva do que aquela que 
ficou surda aos dois ou três anos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência 
CORRETA: FONTE: KASTRUP, Virgínia et al. O aprendizado da utilização da 
substituição sensorial visuo-tátil por pessoas com deficiência visual: primeiras 
experiências e estratégias metodológicas. Psicol. Soc., Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 256-
265, ago. 2009. Disponível em: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
71822009000200013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 7 abr. 2020. 
A-V - V - F - V - F. 
B-F - V - F - F - V. 
C-F - F - V - V - F. 
D-V - F - V - F - V. 
 
2 Para Curti et al. (2010, p. 393), as crianças com deficiência auditiva "[...] expressam-
se e compreendem as situações de interação familiar utilizando-se das funções 
comunicativas, à semelhança das normo-ouvintes". Perante o exposto, qual é o 
pressuposto que deve ser levando em conta quanto à educação de crianças com 
deficiência auditiva e visual? FONTE: CURTI, Luana et al. Habilidades pragmáticas em 
crianças deficientes auditivas: estudo de casos e controles. Rev. soc. bras. fonoaudiol., 
São Paulo, v. 15, n. 3, p. 390-394, 2010. Disponível em: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-
80342010000300013&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 jul. 2020. 
A-As limitações sensoriais que tais crianças apresentam comumente promovem 
espontaneamente a motivação para atividades cognitivas e motoras. 
B-Possivelmente essas crianças sejam integrantes de familiares que sintam 
despreparados, bem como de comunidades que se sintam despreparadas para atuarem 
apropriadamente com elas. 
C-Essas crianças costumam ter experiências expandidas quanto às relações que 
estabelecem com o ambiente social e físico. 
D-Provavelmente tais crianças demonstrem necessidade de tocar. Além disso, elas 
podem apresentar mais facilidade para antever ações e antecipar eventos ambientais. 
 
3 Na adolescência, o corpo passa por uma série de transformações físicas. Com as 
mudanças hormonais, inicia o processo de definição da imagem corporal e psicológica. 
Para o adolescente com deficiência múltipla, esse processo possui algumas 
especificidades. Nesse sentido são necessários, através da família, amigos e professores 
alguns estímulos que auxiliem o adolescente no processo de autoconceito e auto 
aceitação. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Compreender e respeitar as 
fases evolutivas da pessoa com deficiência, principalmente em relação ao seu ritmo de 
desenvolvimento. II- Contribuir para a superação de possíveis sentimentos relacionados 
à inferioridade e autodesvalorização. III- Despertar sentimentos relacionados à 
inferioridade e autodesvalorização para estimular seu amadurecimento. IV- Evidenciar 
as potencialidades, habilidades, criatividade, independência e iniciativa pessoal. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
A-Somente a sentença IV está correta. 
B-As sentenças I, II e IV estão corretas. 
C-Somente a sentença II está correta. 
D-As sentenças II e III estão corretas. 
 
4 É importante que crianças com deficiência auditiva associada a outras deficiências 
tenham a consciência fonoarticulatória estimulada com exercícios de estimulação. 
"Consciência fonoarticulatória é a habilidade responsável pela distinção das articulações 
dos sons da fala. É a capacidade do indivíduo pensar sobre os sons e relacioná-los aos 
movimentos que os articuladores fazem para produzi-los. Essa habilidade, além de 
auxiliar a percepção e produção da fala, facilita a aprendizagem do sistema de escrita 
alfabético" (VIDOR-SOUZA; MOTA; SANTOS, 2010, p. 196). Sobre os exercícios de 
estimulação da consciência fonoarticulatória analise as afirmativas a seguir: I- Assoprar 
velas, penas, barco de papel, bolhas de sabão e outros elementos. II- Fazer bochecho e 
gargarejo com líquidos quentes e frios para que haja estímulo termo sensível. III- 
Inspirar e expirar com movimentos bruscos, lentos, longos, seguindo um ritmo e outros. 
IV- Fazer vocalizações repetidas de sílabas tocando o corpo para sentir as vibrações. 
Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: VIDOR-SOUZA, Débora; MOTA, Helena 
Bolli; SANTOS, Rosangela Marostega. A consciência fonoarticulatória em crianças 
com desvio fonológico. Revista CEFAC, v. 13, n. 2, p. 196-204, 2011. 
A-As afirmativas I, II e IV estão corretas. 
B-Somente a afirmativa III está correta. 
C-As afirmativas II e IV estão corretas. 
D-As afirmativas I, III e IV estão corretas. 
5 Estudantes com deficiência múltipla podem demonstrar certas dificuldades no decurso 
do processo de aprendizagem. Quando há associação da deficiência intelectual, para 
Santos (2012, p. 942) "[...] tais alunos podem ter maior dificuldade em executar as 
atividades escolares e a possibilidade de baixa autoestima pode gerar uma maior 
ocorrência de estresse e sua respectiva manifestação comportamental". Sendo assim, 
assinale a alternativa CORRETA: FONTE: SANTOS, Daísy Cléia Oliveira dos. 
Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual. 
Educ. Pesqui., São Paulo, v. 38, n. 4, p. 935-948, Dez. 2012. Disponível em: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-
97022012000400010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 jul. 2020. 
A-Alunos com deficiência auditiva e motora, isoladas ou associadas a outras 
deficiências tendem a apresentar dificuldadesatinentes à esfera orgânica. 
B-Crianças que apresentam deficiência visual, intelectual e auditiva, isoladas ou 
associadas a outras deficiências tendem a demonstrar dificuldades perceptivas. 
C-Estudantes com deficiência visual e motora, isoladas ou associadas a outras 
deficiências, tendem a manifestar deficiências do âmbito da comunicação. 
D-Aprendentes com síndromes associadas a quadros clínicos mentais, motores e 
sensoriais, têm prejuízos em seu funcionamento orgânico, por isso, revelam dificuldades 
com o olfato. 
 
6 A integração social é um processo de extrema importância para a pessoa com 
deficiência múltipla e está relacionada a diferentes habilidades. Sobre as habilidades da 
integração social, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) 
Comunicação, autocuidado, vida familiar e autonomia. ( ) Saúde e segurança, 
funcionalidade acadêmica, lazer e trabalho. ( ) Transporte, locomoção, entretenimento e 
participação política. ( ) Vida social, autonomia, funcionalidade acadêmica e lazer. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A-V - V - F - V. 
B-F - V - V - V. 
C-F - V - V - F. 
D-V - F - V - F. 
 
7 Em conformidade com Sari et al. (2016, p. 176), "a hipertensão e a obesidade são dois 
importantes fatores de risco para doenças cardiovasculares na Turquia e em todo o 
mundo. Os resultados deste estudo demonstram que as taxas de obesidade e hipertensão 
são elevadas em adolescentes e adultos com deficiência intelectual e, portanto, esses 
indivíduos estão em sério risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Assim, 
estudos futuros com o objetivo de explorar métodos para prevenir a obesidade e 
hipertensão devem dar prioridade a indivíduos com deficiência intelectual. Os 
enfermeiros podem educar pessoas com deficiência intelectual com relação à dieta 
saudável e podem monitorar regularmente suas alturas, pesos e pressões sanguíneas 
desde a infância". Tendo em mente os modos pelos quais os adolescentes com 
deficiência múltipla devem ser estimulados, classifique V para as sentenças verdadeiras 
e F para as falsas: ( ) Resguardar o adolescente de fazer uso dos recursos comunitários 
disponíveis, para que suas habilidades sociais sejam conservadas. Assim, ele é poupado 
de interações conflitivas e da integração social. ( ) Respeitar as fases evolutivas da 
pessoa com deficiência, principalmente em relação ao seu ritmo de desenvolvimento. 
Evidenciar as potencialidades, habilidades, criatividade, independência e iniciativa 
pessoal. ( ) Oferecer dependência para solucionar os problemas. Comparar com o 
desempenho e as realizações de outras pessoas. Expor a pessoa com deficiência a 
situações em que irá fracassar, experiências negativas e frustrações desnecessárias. ( ) 
Disponibilizar apoio além do desnecessário para sua fase de desenvolvimento. 
Confundir as limitações com incompetência generalizada ao realizar algo. Demonstrar 
excessiva expectativa, impaciência e intolerância. ( ) Encontrar apoio moral, físico, 
material, profissional, espiritual e outros que sejam necessários. Encontrar situações em 
que a pessoa possa se desenvolver, inclusive no que toca às habilidades adaptativas de 
inclusão da pessoa no ambiente físico e social. Assinale a alternativa que apresenta a 
sequência CORRETA: FONTE: SARI, Hatice Yildirim et al. Obesidade e hipertensão 
em adolescentes e adultos com deficiência intelectual. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 
29, n. 2, p. 169-177, abr. 2016. Disponível em: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-
21002016000200169&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2020. 
A-F - V - F - V - F. 
B-F - V - F - F - V. 
C-V - F - V - V - F. 
D-V - F - V - F - V. 
 
8 Conforme Torres e Vieira (2014, p. 1953), "[...] os adolescentes com deficiência 
inseridos em salas especiais apresentaram-se como o grupo mais vulnerável na 
percepção da qualidade de vida global e nos domínios psicológico, social e meio 
ambiente entre os escolares investigados, sugerindo a necessidade de atenção pública e 
melhoria das condições de acessibilidade e segurança desta população". Sobre a 
adolescência, analise as sentenças a seguir: I- Crianças e adolescentes com deficiência - 
seja ela intelectual, física, ou múltipla - necessitam interagir tanto com crianças quanto 
com adultos sem deficiência. Assim, tais crianças e adolescentes podem desenvolver 
habilidades e a autonomia. Nesse sentido, a escola pode ser o palco da inclusão. II- 
Adolescentes com deficiência ou sem deficiência precisam do apoio tanto de familiares 
quanto de educadores para que possam ter compreensão dos conflitos que vivenciam. 
Afinal, as circunstâncias que caracterizam essa etapa da vida têm especificidades que 
interferem na vida escolar. III- As manifestações corporais e fisiológicas, os conflitos 
psicológicos e sociais que marcam a adolescência em nossa cultura são experimentados 
pelos adolescentes com deficiência múltipla de modo atenuado, isso porque as 
deficiências minimizam as características da adolescência. IV- Os adolescentes com 
deficiência múltipla apresentam menos dificuldades quanto à definição da imagem 
corporal e do esquema corporal. Além disso, eles apresentam menos conflitos no que se 
refere ao crescimento do corpo, às alterações hormonais e aos conflitos de ordem 
psicológica e social que costumam demarcar a adolescência. Assinale a alternativa 
CORRETA: FONTE: TORRES, Vanthauze Marques Freire; VIEIRA, Sandra 
Conceição Maria. Qualidade de vida em adolescentes com deficiência. Rev. CEFAC, 
São Paulo, v. 16, n. 6, p. 1953-1961, Dez. 2014. Disponível em: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-
18462014000601953&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 jul. 2020. 
A-As sentenças I, II e IV estão corretas. 
B-Somente a sentença III está correta. 
C-As sentenças I e II estão corretas. 
D-As sentenças III e IV são corretas. 
 
9 Carvalho (2000) aponta três fatores que influenciam o desenvolvimento de bebês com 
deficiência múltipla. São eles: situação da pessoa, envolvimento da família e acesso aos 
programas de atendimento especializado. Sobre o exposto, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As capacidades e as habilidades são as 
mesmas em todas as pessoas, independentemente da idade de início das deficiências e 
das medidas preventivas adotadas. ( ) A escola constituirá no primeiro espaço para 
aprender a interagir com suas necessidades básicas, destacando os atendimentos 
especializados que devem ser ofertados em cada nível de ensino. ( ) A educação 
inclusiva contempla a oferta da oportunidade de relacionamentos sociais, com trocas de 
experiências que favorecem o aprendizado de habilidades que cada criança precisa para 
sua integração. ( ) As atitudes pessimistas, superproteção, desinteresse e descrença dos 
responsáveis, educadores e outros que convivam com a criança devem ser evitados, para 
não influenciar negativamente seu desenvolvimento Assinale a alternativa que apresenta 
a sequência CORRETA: FONTE: CARVALHO, E. N. S. Deficiência múltipla. v. 1. 
Fascículos I - II - III. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação 
Especial, 2000. 
A-V - F - V - F. 
B-F - F - V - V. 
C-V - V - F - V. 
D-F - V - F - V. 
10 Segundo Barata e Branco (2010, p. 134), "[...] a criança com Síndrome de Down 
apresenta um atraso na aquisição e desenvolvimento dos aspectos fonoarticulatórios, 
atraso este que tem sido atribuído a características físicas e ambientais que influenciam 
negativamente no processo de desenvolvimento. Caracterizar os aspectos 
fonoarticulatórios dos sujeitos com Síndrome de Down pode proporcionar uma melhor 
compreensão das alterações abordadas na reabilitação em suas diversas modalidades e 
contribuir na evolução terapêutica. [...] Conclusão: a falta de estimulação e o 
encaminhamento tardio irão interferir no desenvolvimento fonoarticulatório, assim, pormeio da intervenção precoce, será possível a obtenção de melhores resultados, fazendo 
com que grandes problemas tornem-se alterações mínimas". Sobre as atividades que 
auxiliam o desenvolvimento fonoarticulatório e de fala, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os exercícios fonoarticulatórios e de fala, visam ajudar 
a criança a perceber seus órgãos da fala, e a expandir sua produção fonoarticulatória, de 
consciência tônica e muscular para a emissão vocal. ( ) Brincar com massinha de 
modelar. Realizar atividades com lápis ou caneta para cobrir pontilhados. Recortar 
imagens e palavras. Colorir desenhos. Resolver atividades de cruzadinhas e de caça-
palavras. ( ) Assoprar velas, penas, barco de papel, bolhas de sabão e outros elementos. 
Fazer mímicas faciais. Brincar com os lábios, língua e as bochechas, incluindo a 
imitação de ruídos e movimentos diversos. ( ) Direcionar a língua para o palato, estalar, 
friccionar, deslizar a língua e outros. Encher balões. Inspirar e expirar com movimentos 
bruscos, lentos, longos, seguindo um ritmo e outros. Expressar movimentos variados 
com a mandíbula. ( ) Fazer movimentos com os lábios e língua para produzir fonemas 
como o T, D, S, R e outros. Sussurrar. Fazer vocalizações repetidas de sílabas como pa - 
pa - pa - pa, e outras que podem ser utilizadas, tocando o corpo para sentir as vibrações. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BARATA, Lívia 
Fernandes; BRANCO, Anete. Os distúrbios fonoarticulatórios na síndrome de Down e a 
intervenção precoce. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 134-139, fev. 2010. 
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-
18462010000100018&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2020. 
A-F - V - F - F - V. 
B-V - F - V - V - V. 
C-F - F - F - V - F. 
D-V - V - V - F - F.

Mais conteúdos dessa disciplina