Buscar

SEGURANÇA PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEGURANÇA PÚBLICA
A segurança pública é um tema que está em pauta na imprensa brasileira praticamente diariamente, devido à sensação de insegurança e medo presentes na vida de grande parte da sociedade civil. Abaixo algumas informações importantes sobre segurança pública estão:
- Responsáveis ​​pela segurança pública no Brasil : O Art. 144 da Constituição traz que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. São responsáveis ​​pela segurança pública no Brasil: a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Ferroviária Federal, as polícias civis, as polícias militares e os corpos de bombeiros militares.
- Desafios da segurança pública no Brasil : A segurança pública é um dos problemas mais alarmantes da sociedade brasileira atual. Alguns dos desafios enfrentados incluem violência policial, crimes contra a vida, controle das armas de fogo, encarceramento elevado e humanização das prisões, adoção de políticas sobre drogas, entre outros.
- Políticas públicas : Políticas de longo prazo, inteligentes, planejadas e efetivas são fundamentais no combate à segurança pública. É necessário ter em mente que o entendimento das investigações locais, o estudo de boas práticas nacionais e internacionais, assim como a priorização do assunto segurança pública nas agendas governamentais podem ser o ponto chave para sua solução.
- Formação em Segurança Pública : O curso de Segurança Pública prepara o profissional para lidar com situações complexas, riscos e conflitos de forma para promover a paz. Além disso, a formação em Psicologia pode ser uma opção para quem deseja atuar na área de segurança pública, já que a psicologia pode contribuir para a compreensão das características sociais e psicológicas que envolvem a violência e a criminalidade.
- Importância da sociedade civil : A segurança pública não pode mais estar apenas adstrita ao repertório tradicional do direito e das instituições de justiça, particularmente, da justiça criminal, presídios e polícia. É necessário que a sociedade civil participe do debate sobre segurança pública e que haja parceria entre órgãos do poder público e sociedade civil na luta pela segurança e qualidade de vida dos cidadãos brasileiros.
- Definição de segurança pública : Segurança pública é tudo o que se faz antes de ser preciso recorrer à polícia. É um conjunto de ações e políticas públicas que visa garantir a segurança e a proteção da população, prevenindo e combatendo a violência e a criminalidade.

Continue navegando