Buscar

N1 - Avaliação em ações de Saúde (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO EM AÇÕES EM SAÚDE
A globalização proporcionou a diversos setores o acesso rápido e dinâmico às informações e de locomoção; o que contribuiu muito com os avanços da ciência. A área de Saúde foi contemplada com os avanços tecnológicos, não somente em exames laboratoriais; mas em gestão e acompanhamento do histórico do paciente.
O Sistema Único de Saúde (SUS), dispõe de ferramentas para melhor desempenho das equipes de Atenção Primária; contribuindo com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que tem como propósito aprimorar a gestão da saúde.
O Sistema de Informação na Saúde (SIAB), é um instrumento de gerenciamento territorial de saúde, recomendado pelo Ministério da Saúde como ação estratégica de politica e recentemente foi implantado e-SUS AB. Esse recurso integrado de informações, otimiza o tempo de trabalho e ameniza o retrabalho em alimentar o sistema.
Mediante ao caso apresentado da paciente Judite; a equipe que vai prestar atendimento; usará o recurso de Registro Clínico Orientado por Problemas (RCOP), que é composto pelo método SOAP; para coletar as informações necessárias para preencher o sistema e- SUS AB. Além disso, prestaram atendimento humanizado, ou seja, será aplicado o Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP) com foco na saúde e bem-estar de Judite e seus familiares, no âmbito biopsicossocial.
 Uma vantagem em dispor dessa inovação, é a praticidade em acessar o cadastro e as informações pertinentes a anamnese, situação em que o sujeito está inserido e sua vulnerabilidade. Isso consequentemente colabora na tomada de decisão do profissional que terá uma visão holística, em busca da solução. É imprescindível que faça o uso correto das ferramentas à disposição, uma vez que é possível visualizar os indicadores do Previne Brasil; como o demonstrativo quantitativo de patologias, demanda de consultas e exames, além de prever o estoque da farmácia da região; o seu uso inadequado do sistema, leva a falta de confiança, perda de tempo e comprometimento financeiro. Portanto, cabe a equipe manter se alinhada e fazer o preenchimento do sistema, a fim de notificar os problemas identificados para órgãos competentes, que darão subsídios para melhoria de vida da Judite.
Quais as vantagens que essa tecnologia oferece para a administração da saúde da paciente?
Quais ações devem ser tomadas pela equipe para melhorar a vida de Judite?

Outros materiais