Buscar

Questões-Microbiologia oral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ODONTOLOGIA
GIULIA LA SALETE
Microbiologia oral
ECOLOGIA BUCAL
QUESTÕES
1. Por que a composição da microbiana varia dependendo dos nichos bucais?
	Porque a microbiota é composta por uma variedade de ecossistemas bacterianos distintos em diferentes locais (sítios ecológicos). Por outro lado, cada um dos ecossistemas é formado por uma variedade de tipos bacterianos que preferem certos hábitats no interior da boca (microbiota própria).
2. Defina os tipos de microbiota existentes.
	Residente: representada por um grupo relativamente fixo de micro-organismos encontrados numa área em determinada idade e que, quando alterada, prontamente se recompõe. 
Suplementar: são espécies bacterianas que estão sempre presentes, porém em baixo número (abaixo de 1%), e que podem aumentar, caso ocorram alterações no meio ambiente.
Transitória: consiste em micro-organismos não patogênicos, ou potencialmente patogênicos, que habitam a pele ou a mucosa durante horas, dias ou semanas.
3. Quais os benefícios da microbiota residente bucal?
	 Os benefícios da microbiota residente, não reside passivamente em uma região do corpo, mas tem uma participação ativa na manutenção da saúde por promoverem o desenvolvimento fisiológico do hospedeiro, como o sistema imunológico, e por impedirem a instalação de micro-organismos exógenos, incluindo bactérias patogênicas.Apesar de normalmente a microbiota se apresentar como um fator benéfico para o hospedeiro, em algumas situações pode acarretar efeitos prejudiciais.
4. Quais são as mudanças de microbiota que podem ser notadas em um paciente que tem
perda dental?
	Quando os dentes são extraídos, ocorre redução do número total de micro-organismos e desaparecem as bactérias com afinidade para os dentes e periodonto, voltando ao predomínio das formas aeróbias. Por exemplo, a presença de dentes implica a colonização por lactobacilos e estreptococos que desaparecem quando eles são extraídos; quando uma prótese total é colocada, os lactobacilos voltam a se instalar.
5. Quais são os fatores de virulência bacteriano?
	São propriedades únicas dos micro-organismos que permitem que uma espécie bacteriana colonize um tecido-alvo, defenda-se do hospedeiro e cause dano tecidual. A infecção periodontal pode ser considerada como um desequilíbrio entre os fatores de virulência dos micro-organismos e os mecanismos de defesa do hospedeiro.

Continue navegando