Buscar

Avaliação I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação I - Individual (Cod.:687510)
Teoria e Metodologia da Ginástica (19586)
Prova
39388497
Período para responder
26/10/2021 - 10/11/2021
1 A ginástica foi proposta como prática corporal nos diferentes locais e períodos históricos. No século XIX, ocorreu o Movimento Ginástico Europeu que resultou em métodos ginásticos. Qual era a Escola que tinha como missão regenerar a população com um caráter pedagógico e social, assegurando a saúde pelos efeitos respiratórios, corretivos e ortopédicos?
A) Escola Inglesa.
B) Escola Francesa.
C) Escola Alemã.
D) Escola Sueca.
2 A ginástica está inserida nos Parâmetros Currículares Nacionais (PCN) da Educação Física. Qual bloco de conteúdos que a ginástica faz parte?
A) Esportes e ginásticas.
B) Ginástica geral e ginástica artística.
C) Esportes, jogos e ginásticas.
D) Esportes, jogos, lutas e ginásticas.
3 A ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) Toda a prática pedagógica da educação física deve reconhecer a ginástica como prática constitutiva da cultura corporal.
(V) Na década de 1980, surgiram novas abordagens pedagógicas para o ensino da ginástica, com o intuito de quebrar a hegemonia da concepção esportivista e tecnicista.
(V) No currículo escolar tradicional brasileiro, podemos encontrar manifestações da ginástica de várias linhas europeias.
(F) Historicamente, a ginástica aparece nos currículos escolares brasileiros marcada por princípios pedagógicos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - V.
B) V - F - V - F.
C) F - V - F - F.
D) V - V - V - F.
4 Os exercícios físicos eram tidos, no começo do primeiro milênio, como uma doutrina por causa das "leis de Manu", uma espécie de código civil, político, social e religioso. Onde isso ocorria?
A) Na China.
B) No Japão.
C) Na Índia.
D) Na Grécia.
5 A Federação Internacional de Ginástica (FIG) é a organização mais antiga e com maior abrangência internacional na área da ginástica. Quantas modalidades de ginástica são validadas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG)?
A) Quatro.
B) Oito.
C) Seis.
D) Sete.
6 Passam a existir apenas exercícios físicos, lutas e justas, com objetivos voltados para os dogmas da Igreja, sofrendo forte influência da inflexibilidade do cristianismo dominante, acarretando a concepção de corpo como instrumento do pecado, de modo que, quanto menos ativo, melhor. A qual período histórico o exposto se refere?
A) Idade Média.
B) Contemporaneidade.
C) Antiguidade.
D) Modernidade.
7 Atualmente, as competições oficiais de ginástica envolvem seis provas masculinas e quatro femininas. Com relação às provas femininas, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Solo.
B) Trave de equilíbrio.
C) Salto.
D) Barra. (talvez esteja errada a construção da questão, pois mulheres fazem barras assimétricas além das outras opções).
8 Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1998) da educação física, a ginástica está inserida dentro de um bloco de conteúdo denominado esportes, jogos, lutas e ginásticas. As ginásticas são técnicas de trabalho corporal que, de modo geral, assumem um caráter individualizado com finalidades diversas. Por exemplo, pode ser feita como preparação para outras modalidades, como relaxamento, para manutenção ou recuperação da saúde ou ainda de forma recreativa, competitiva e de convívio social. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Envolvem ou não a utilização de materiais e aparelhos, podendo ocorrer em espaços fechados, ao ar livre e na água.
II- São um conteúdo que tem uma relação privilegiada com o bloco conhecimentos sobre o corpo, pois nas atividades ginásticas esses conhecimentos se explicitam com bastante clareza.
III- Atualmente, existem várias técnicas de ginástica que trabalham o corpo de modo diferente das ginásticas tradicionais (de exercícios rígidos, mecânicos e repetitivos), visando à percepção do próprio corpo: ter consciência da respiração, perceber relaxamento e tensão dos músculos, sentir as articulações da coluna vertebral.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://cptstatic.s3.amazonaws.com/pdf/cpt/pcn/volume-08-educacao-fisica.pdf>. Acesso em: 1º set. 2015.
A) Somente a sentença I está correta.
B) Somente a sentença III está correta.
C) Somente a sentença II está correta.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.
9 Atualmente, as competições oficiais envolvem seis provas masculinas e quatro femininas. Sobre a categoria feminina, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Salto.
B) Paralelas assimétricas.
C) Solo.
D) Paralelas simétricas. (apenas homens)
10 Essa foi a primeira modalidade de ginástica implantada nas academias na década de 1980. A que o exposto se refere?
A) Step training.
B) Spinning.
C) Localizada.
D) Aeróbica.

Outros materiais