Buscar

Atividade 3 (A3) - 20232-E232175 - POLITICAS DE COMERCIO EXTERIOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“A implantação do Mercosul obedeceria a diversas etapas. Inicialmente, seria estabelecida uma zona de livre comércio, depois, uma união aduaneira e, finalmente, o mercado comum, com ampla integração. A partir de 10-1-1995 o Mercosul tornou-se uma união aduaneira. Reuniões importantes para a consolidação do Mercosul ocorreram posteriormente, destacando-se a de Colônia (Uruguai), em janeiro de 1994, e a de Ouro Preto (Brasil), em dezembro de 1994”.
MAIA, J. M. Economia internacional e comércio exterior. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2020.bp. 399.
A partir do excerto apresentado, nota-se que o Mercosul iniciou-se a partir de uma primeira etapa para a formação do bloco, com a finalidade de fortalecimento dessa relação no decorrer do tempo. Neste contexto, tem-se a seguinte questão: Como decorreu a formação do Mercosul, com suas especificidades e as principais vantagens e desvantagens dessa forma de integração?
Letícia Mira – RA ...
O Mercosul é formado pelos seguintes países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela. É uma organização intergovernamental. O principal objetivo do Mercosul consiste em englobar os países membros para eliminar as chamadas “barreiras comerciais” existentes entre esses países. A ideia principal do Mercosul é fazer que esses países se deem bem e acabem com as burocracias que atrapalham o comércio entre eles. 
A formação do Mercosul avançou em um processo progressivo, a primeira etapa da formação do Mercosul foi a criação de uma zona de livre comércio. Isso fez com que os países membros concordassem em reduzir ou eliminar gradualmente as tarifas comerciais entre si, promovendo o comércio mais livre entre as nações.
Em 10 de janeiro de 1995, o Mercosul evoluiu para uma união aduaneira. Isso implicava a implementação de uma tarifa externa comum, que estabelecia uma taxa unificada.
Sobre o Mercado Comum, embora não tenha sido considerado no exato, o Mercosul tinha como objetivo final a criação de um mercado comum, o que envolvia uma integração ainda mais profunda, incluindo a livre circulação de bens, serviços, capital e pessoas entre os países membros. 
As vantagens e desvantagens:
Vantagens: As principais vantagens do Mercosul são a busca por uma tarifa comum para os produtos produzidos pelos países membros e a eliminação.
Desvantagens: O lado ruim, é que os países membros possuem as mesmas taxas de exportação, ou seja, os países não conseguem desenvolver os próprios acordos comerciais.

Continue navegando

Outros materiais