Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Resumo crítico sobre Maid
Palavras chaves:
Violência doméstica, violência psicológica, empatia, força, rede de apoio.
Composta por 10 episódios, a série Maid, da Netflix, retrata a violência vivida por Alex, uma jovem e mãe de uma menina de três anos.
A história se desenrola no momento em que Alex decide sair de seu relacionamento abusivo, no meio da noite, sem nada, sem suporte, sem apoio e sem dinheiro. Ela procura ajuda do governo e demora para se entender como vítima de violência doméstica. 
Toda ajuda do governo é demorada e burocrática, com preenchimento de muitos formulários. O contato que ela tem com os assistentes sociais é custoso, humilhante e muito demorado.
No decorrer da série, Alex vai para um abrigo de mulheres vítimas de violência doméstica. Nesse momento ela começa a entender que violência vai além da agressão física, que existem outras formas de violações dentro de um relacionamento.
A ausência de suporte do governo, dos pais e de amigos, a deixa completamente perdida, tentando sobreviver e lutando pela guarda da filha, enquanto busca resolver a burocracia para se manter nos planos oferecidos pelo governo. 
Nesse processo, ela começa a trabalhar como diarista e percebe que o dinheiro não é suficiente para resolver tudo. Alex tenta se reaproximar do pai e procura lembrar o motivo de não aceitar a ajuda oferecida por ele.
Em meio às suas lembranças, vividas em flashes, ela recorda as agressões sofridas por sua mãe e se afasta novamente da figura paterna, entendendo que sua mãe sempre viveu e vive em relacionamentos abusivos, como se fosse algo crônico, sem tratamento, sem oportunidade de mudança. 
Sua mãe não entende que também sofre violência. A série retrata de forma impactante os relacionamentos abusivos, que podem ser familiares ou amorosos, e a dificuldade de percepção e de saída desses lugares. 
O que posso tirar da série é como ter mais empatia, o não julgamento das vítimas, lidar com a situação de forma mais amorosa, entendendo que cada pessoa é única e tem seu processo de entendimento e de soltura da situação à qual está vivendo.
É preciso entender a importância de não abandonar a pessoa que vive essa situação, pois a única ajuda que ela pode ter é a sua. A série foi baseada em fatos reais, contendo alterações de alguns fatos para maior dramatização do roteiro, mas a semelhança com situações cotidianas encontradas pelo nosso caminho é muito grande, principalmente na questão da demora e da falta de empatia.
ea64b4a6-d21a-46ee-a03c-4beeec832d96 - autenticação de entrega

Mais conteúdos dessa disciplina