Buscar

O impactos menopausa

Prévia do material em texto

Introdução: A prática regular de exercícios físicos durante a menopausa pode ter vários impactos positivos na saúde das mulheres. A menopausa é uma fase da vida em que ocorrem alterações hormonais significativas e podem surgir sintomas desconfortáveis, como ondas de calor, insônia, ganho de peso e alterações no humor. A atividade física pode ajudar a atenuar os sintomas e trazer outros benefícios à saúde. A expectativa de vida da Mulher tem aumentado e, assim, a fase do climatério passa a ter mais importância para a sociedade. Não se sabe ao certo seus sintomas e o melhor meio de tratá-los, mas sabe-se que o exercício tem forte influência positiva para atenuar algumas consequências:
Objetivo: O que se tem publicado a respeito do climatério e os impactos da atividade física durante esse período.
Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foi realizada uma revisão de literatura (LILACS, PUBMED/MEDLINE, ScIELO), Google Academico com artigos entre 2009 até 2022 e com as palavras “menopause”, “impact”, “exercise” e “physical activity” utilizadas na busca.
Durante as leituras foram observados que os exercícios podem ser utilizados como um tratamento alternativo para os sintomas da menopausa, assim trazendo impactos positivos durante o período do climatério.
1. Alívio dos sintomas da menopausa: A atividade física regular pode reduzir a gravidade e a frequência de sintomas como ondas de calor, suores noturnos e alterações de humor.
2. Controle de peso: Durante a menopausa, muitas mulheres experimentam um aumento de peso indesejado. Um dos estudos analisados (MESSIER et al., 2010) mostrou que mulheres obesas na pós-menopausa, após uma intervenção de perda de peso, melhoraram significativamente o perfil psicossocial, com importantes consequências nos seguintes aspectos: estima corporal, autoestima, restrição dietética, saúde mental, além de percepções e diminuição da fome. Os exercícios podem ajudar a manter ou perder peso, já que queimam calorias e aumentam o metabolismo. Eles podem ser de intensidade moderada ou vigorosa. 
3. Saúde cardiovascular: A menopausa está associada a um maior risco de doenças cardiovasculares. Exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, ciclismo e natação, podem melhorar a saúde do coração, reduzindo o risco de doenças cardíacas.
4. Saúde óssea: A perda de densidade óssea é uma preocupação comum durante a menopausa, aumentando o risco de osteoporose. Exercícios de resistência, como levantamento de peso, podem ajudar a fortalecer os ossos.
5. Equilíbrio e coordenação: À medida que as mulheres envelhecem, o equilíbrio e a coordenação podem diminuir, aumentando o risco de quedas. Exercícios que melhoram o equilíbrio, como ioga e tai chi, podem ser benéficos.
6. Melhora da saúde mental: A atividade física libera endorfinas, neurotransmissores que podem melhorar o humor e reduzir o estresse e a ansiedade. Isso é particularmente importante durante a menopausa, quando as flutuações hormonais podem afetar o bem-estar emocional.
7. Saúde sexual: Receptores de estrogênio são encontrados na vagina, na bexiga, na uretra e nos músculos do assoalho pélvico, por isso o déficit de estrogênio na menopausa pode estar relacionado ao surgimento de problemas urogenitais, como a incontinência urinária (MOEHRER et al., 2003), além da atrofia e diminuição da vascularização dos músculos dessa região (TINELLI et al., 2005). O assoalho pélvico torna-se mais delgado, seco e menos elástico tornando-se mais suscetível a irritações (SUCKLING et al., 2006). Outras disfunções sexuais são: interesse e motivação sexuais prejudicados, dificuldades em se sentir excitada (genital e subjetivamente) e dificuldades para desencadear o desejo durante o envolvimento sexual. Desordens orgásmicas podem ocorrer, mesmo quando a excitação é suficiente. Os exercícios podem melhorar a circulação sanguínea, a lubrificação e a saúde dos tecidos, o que pode contribuir para uma vida sexual mais saudável durante a menopausa.
8. Controle da pressão arterial e do colesterol: A atividade física regular pode ajudar a controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
9. Aumento da autoestima e confiança: A sensação de realização ao alcançar metas de fitness pode aumentar a autoestima e a confiança das mulheres durante a menopausa.
10. Socialização: Participar de atividades físicas em grupo, como aulas de fitness ou esportes, pode fornecer oportunidades de socialização, o que é benéfico para o bem-estar emocional.
REFERÊNCIAS
1. CAMPOS, A. L. P.; CORRÊA, L. Q.; SILVA, M. C.; ROMBALDI, A. J.; AFONSO, M. R.; Efeitos de um programa de exercícios físicos em mulheres hipertensas medicamentadas. Revista Brasileira de Hipertensão, v.16, p.205-209, 2009.
2. LIMA, M. M. O.; BRITTO, R. R.; BAIÃO, E. A.; ALVES, G. S.; ABREU, C. D. G.; & PARREIRA, V. F. Exercício aeróbico no controle da hipertensão arterial na pósmenopausa. Revista Fisioterapia Movimento, v. 24, n. 1, p. 23-31, 2011.
3. LOBO, D. M. Exercício físico como tratamento dos sintomas e das consequencias da menopausa: uma revisão de literatura. Monografia apresentada à Faculdade De Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas 2011.
ZANESCO, A.; ZAROS, P. R. Exercício físico e menopausa. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 31, p. 254-261, 2009.
4. Sternfeld B, Dugan S. Atividade física e saúde durante a transição da menopausa. Obstet Gynecol Clin North Am. Setembro de 2011; 38 (3):537–66. [ Artigo gratuito do PMC ] [ PubMed ] [ Google Scholar ]
5. van Poppel MN, Brown WJ. “São os meus hormônios, doutor” – a atividade física ajuda com os sintomas da menopausa? Menopausa. Janeiro de 2008; 15 (1):78–85. [ PubMed ] [ Google Acadêmico ]
6. Luciana Depieri, Fernanda Grossi, Itor Finotelli Jr, A PERCEPÇÃO DE MULHERES SOBRE A SEXUALIDADE FEMININA , Revista Brasileira de Sexualidade Humana: v. 27 n. 1 (2016)
7. Artigo de Revisão • Rev Bras Med Esporte 12 (3) • Jun 2006 https://doi.org/10.1590/S1517-86922006000300011
8. MOEHRER, Birgit; HEXTALL, Andrew; JACKSON, Simon. Oestrogens for urinary incontinence in women (Cochrane Review). Cochrane database of systematic reviews, v. 2, 2003. Disponível em: < http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/14651858.CD001405/abstract;jsessionid=238C21 DEA5A7301E79FBF1C88B3E63CF.d01t02>. Acessado em: 17/10/2011.
9. TINELLI, Andrea et al. Urinary incontinence in postmenopausal period: clinical and pharmacological treatments. Minerva Ginecologica, v. 57, n. 6, p. 593-609, 2005.
10. SUCKLING, Jane; LETHABY, Anne; KENNEDY Ray. Local oestrogen for vaginal atrophy in postmenopausal women. Cochrane database of systematic reviews, v. 4, CD001500, 2006.
11. MESSIER, Virginie et al. Effects of the addition of a resistance training programme to a caloric restriction weight loss intervention on psychosocial factors in overweight and obese post-menopausal women: a Montreal Ottawa New Emerging Team study. Journal of Sports Science and Medicine, v. 28, n. 1, p. 83- 92. Disponível em: .

Continue navegando