Buscar

Desafio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
O bom conhecimento das demonstrações contábeis financeiras não é útil apenas aos contadores, afinal, o planejamento financeiro (ao qual estão subordinadas todas as atividades da empresa) é apresentado utilizando-se as demonstrações contábeis, ainda que com viés financeiro. Sabe-se também que, independentemente do tamanho da empresa, quanto mais profissional for sua administração, mais atenção será dada ao planejamento financeiro.
Logo, para resolver este Desafio, você como gerente de planejamento financeiro da empresa, deverá explicar por que a maioria das empresas começa a elaboração de seus planejamentos financeiros estipulando os preços que serão cobrados pelos seus produtos e a previsão de suas vendas, para tentar prever o lucro que obterão no final do próximo ano contábil.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
A maioria das empresas começa suas estimativas com base na previsão de vendas, ou seja, previsão do quanto a empresa pretende vender, de quais matérias-primas serão adquiridas, dos recursos contratados de mão de obra, de transporte, etc. 
Ou seja, a grande maioria das despesas variáveis de qualquer empresa é uma decorrência do volume de vendas e, consequentemente, de produção (se a empresa for produzir o que for vender). Os demais custos são fixos (não variam de acordo com o volume de vendas) e, como o próprio nome diz, estes são fáceis de calcular, pois são fixos.
Então, estimando-se corretamente o volume de vendas, têm-se os custos variáveis, e, conhecendo os custos fixos, basta somá-los para obter o custo total da empresa. Por fim, sabendo-se o preço dos produtos que serão vendidos, ao multiplicá-los pelo volume de vendas, a receita da empresa se torna conhecida. E, então, basta subtrair os custos previstos da receita esperada para que o lucro se torne uma variável conhecida.
RESPOSTA
A maioria das empresas começa a elaboração de seus planejamentos financeiros estipulando os preços que serão cobrados pelos seus produtos e a previsão de suas vendas, para tentar prever o lucro que obterão no final do próximo ano contábil porque tendem a olhar mais diretamente para as receitas e lucros, trabalhando sempre em cima dos recebimentos, vendas, preços. 
Baseando-se na previsão de vendas/lucros é possível ter uma ideia da viabilidade (ou não) do negócio em questão e até mesmo da necessidade ou não de financiamento, sendo, portanto, essencial para se administrar uma empresa, apesar de ser um planejamento em nível bastante simplificado.
Ao estimar o volume de vendas de forma assertiva e multiplicar pelo preço dos produtos teremos a receita estimada.
Ao subtrair os custos previstos (Fixos e variáveis) da receita estimada teremos a previsão de lucro estimado.
E preciso planejar e gerenciar as despesas e custos, por exemplo, os quais muitas vezes são até mesmo mais relevantes que apenas o preço de venda.

Continue navegando