Buscar

Atividade Avaliativa M2 - Formação em Ensino Religioso nos Anos Finais AVAMEC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA
Questão 1
Na Base Nacional Comum Curricular, o Ensino Religioso dialoga diretamente com as Competências Gerais da BNCC e, por sua vez, tem claramente definido no documento os seus objetivos enquanto campo do saber. Neste contexto, é possível destacar que na BNCC, o Ensino Religioso tem como objetivo:
a Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais e estéticos, a partir das manifestações religiosas, previamente definidas pela direção das unidades escolares para o desenvolvimento de tais conteúdos junto aos educandos.
b Propiciar conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, no constante propósito de promoção dos direitos humanos, sempre com a ressalva destes estudos em caráter confessional definido por cada unidade escolar.
c Desenvolver competências e habilidades que contribuam para o diálogo entre perspectivas religiosas e seculares de vida, exercitando o respeito à liberdade de concepções e o pluralismo de ideias, de acordo com a Constituição Federal.
d Contribuir para que os educandos construam seus sentidos pessoais de vida a partir de valores e princípios éticos e de sua própria confissão religiosa, cuja doutrina tem na escola o seu espaço de aprofundamento e de vivência, determinado pelos dispositivos normativos em vigor no Brasil.
e Estimular entre os educandos as discussões em torno do sagrado, tendo como o objetivo mapear suas crenças religiosas e tornar a escola o espaço adequado para o aprofundamento das doutrinas e crenças assumidas pelos discentes.
Questão 2
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica (BRASIL, 2017, p. 7). A BNCC apresenta sua arquitetura própria, englobando todas as áreas de conhecimento, a partir de competências gerais que perpassam dimensões fundamentais para o desenvolvimento progressivo das aprendizagens. No tocante às Competências Gerais, considera-se que
a são todas de caráter acadêmico e cognitivo, voltadas, portanto, aos aspectos ligados ao desenvolvimento de conteúdos pelo aluno.
b não possuem qualquer dimensão integradora, portanto, não se inter-relacionam ou promovem a aproximação entre diferentes campos do saber.
c envolvem apenas a dimensão cognitiva e estabelecem uma rede rígida e complexa neste campo, a fim de suscitar a criação de itinerários rígidos a serem desenvolvidos, sem preocupação com aspectos sociais, culturais ou socioemocionais.
d perpassam todos os componentes curriculares ao longo da Educação Básica, a fim de promover a interligação entre campos do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e contemplam, dentre outras dimensões, a cognitiva e a socioemocional.
e envolvem também a dimensão socioemocional, a fim de promover a empatia, o autocuidado, a comunicação, a sociabilidade, a criatividade, a cooperação. Apesar disso, na BNCC, tais competências socioemocionais têm como único objetivo a melhoria de processos cognitivos sem qualquer preocupação com a formação integral do indivíduo.
Questão 3
Na BNCC, o Ensino Religioso possui competências específicas que precisam ser desenvolvidas com os alunos ao longo do ensino fundamental. Eis a seguir as seis competências:
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE ENSINO RELIGIOSO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
1. Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos. 
2. Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios. 
3. Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida. 
4. Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver. 
5. Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente. 
6. Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz.
Considerando os vários aspectos e dimensões presentes nas competências específicas acima, pode-se afirmar que
a Prevalece certa invisibilidade referente aos movimentos religiosos, às tradições e filosofias de vida, visto que as competências negligenciam tais aspectos e não fazem qualquer referência aos mesmos.
b Procuram promover o respeito à diversidade cultural e religiosa, seus saberes e fazeres em diferentes contextos e territorialidades, combatendo qualquer forma de intolerância.
c Apesar de apresentar avanços com relação ao processo de ensino e aprendizagem, nas competências específicas para o Ensino Religioso na BNCC, ainda prevalece o caráter confessional.
d No caso do Ensino Religioso, as competências específicas não apresentam qualquer forma de vínculo com as competências gerais da BNCC, portanto, são totalmente dissociadas.
e Há preocupação em promover a compreensão, o reconhecimento, a valorização e o respeito aos vários aspectos que perpassam a relação com o sagrado. Apesar disso, nenhuma competência específica procura envolver a discussão, o debate e o aprofundamento de temas, dado o caráter polêmico das temáticas em torno da religião e do sagrado.
Questão 4
Com relação aos elementos que compõem a arquitetura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), temos as Competências Gerais; Áreas de Conhecimento; Competências Específicas da Área; Componentes Curriculares; Competências Específicas do componente e, ainda, Unidades Temáticas, Objetos de Conhecimento e Habilidades. Ao se considerar a forma de organização da BNCC e os elementos que a integram, verifica-se que tais elementos
a São isolados entre si, portanto, sem qualquer forma de articulação em nível cognitivo, procedimental ou atitudinal.
b Foram criados de maneira superposta, portanto, sem qualquer conexão com o processo de desenvolvimento progressivo das aprendizagens.
c Inviabilizam qualquer forma de prática interdisciplinar, visando à integração de saberes, pois a estrutura de competências específicas por área acaba enrijecendo a estrutura.
d Estão articulados parcialmente entre si, pois o que se pretende com a organização de unidades temáticas e objetos de conhecimento é o mero desenvolvimento de conteúdo.
e São fundamentais e estão articulados a partir do entrelaçamento e associação entre os vários aspectos que perpassam os elementos envolvidos, de forma transversal, até o desdobramento dos objetos de conhecimento a partir das habilidades correspondentes.
Questão 5
Na BNCC, o Ensino Religioso para o ensino fundamental tem, dentre seus elementos constitutivos, três Unidades Temáticas, a saber: 
 
1. Identidades e Alteridades; 
2. Manifestações Religiosas; 
3. Crenças Religiosas e Filosofias de Vida. 
Com relação às Unidades Temáticas, pode-se afirmar que
a A Unidade Crenças Religiosas e Filosofias de Vida procura adentrar em diferentes aspectos da vida humana e de sua relação com o sagrado. Símbolos, mitos, ritos, princípios éticos, vida e morte, o papel desempenhado por lideranças, direitos humanos, além de contemplar diferentes aspectos de tradições religiosas escritas.
b A unidade Manifestações religiosas abarca como objetos de conhecimento místicas e espiritualidades, além de outros elementos que perpassam os campos do sagrado, como ritos, símbolos, espiritualidades, sendo estabelecido que o estudo de tais objetos deve ser a partir do caráter confessional.
c A unidade Identidades e Alteridades coloca em destaque a necessidade de se trabalhar na dimensão das relações sociais, promovendo a questão da percepção do outro e do respeito às diferenças, por isso, nesta unidade, a dimensão do sagrado não é desenvolvida.
d Apresentam aspectos fundamentais, comoeixos temáticos a serem desenvolvidos, na perspectiva da progressão e desenvolvimento de aprendizagens, no entanto, não apresentam qualquer forma de conexão com as habilidades.
e São fundamentais para o processo de planejamento docente, na medida em que apresentam os elementos centrais que precisam ser trabalhados, por isso, tais temas podem ser desenvolvidos de forma aleatória, sem estabelecer conexões com objetos de conhecimento e com as habilidades.
GABARITO
1-C 2-D 3-B 4-E 5-A

Continue navegando