Buscar

Logística do Varejo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dados da Empresa:
Razão Social: Iveli Suman de Godoi
Nome Fantasia: Ive’s Cabelo & Estética by Sandra Rodrigues
Data de abertura: 18/02/2014
Responsável pelas informações: Sandra Rodrigues, denominam-te proprietária.
CNPJ: 19.738.807/0001-54
Endereço: Rua Helena Jacquey, 280 – Vila Helena, São Bernardo do Campo, - SP.
Redes Sociais: https://www.instagram.com/salao_ives/
Tel.: (11) 4177-5711 / Cel.: (11) 95149-5771
O salão Ive’s Cabelo & Estética by Sandra Rodrigues, exerce um lugar de relevância na história da cidade de São Bernardo do Campo, no bairro do Rudge Ramos. O salão está sob o comando de Sandra Rodrigues, especialista altamente qualificada com formação internacional diretamente de Paris na França, seu trabalho ganha grande destaque pela especialidade com cabelos loiros, sua atenção e cuidado com seus clientes, e a alta qualidade nos serviços de estética prestados, com isso, tornou-se o favorito da região. O salão oferece uma gama de serviços para cada dia da semana, como tratamentos de pele, escova progressiva e cortes. Para a satisfação dos seus clientes, o salão ainda conta com serviços de penteados, maquiagem, pacotes para o dia da noiva, manicure, pedicure e depilação.
Como exposto por Sandra Rodrigues (2023)
A empresa conta com um espaço alugado, com inúmeras salas para os diversos tipos de serviço, mantém uma equipe fixa de funcionários em regime CLT e uma equipe autônoma que é acionada apenas quando há uma alta de volume.
A empresa tem passado uma situação delicada nos últimos anos devido a era digital, muitas mudanças ocorreram no setor durante e depois da pandemia “Covid 19”, fazendo com que as empresas mudassem os seus estilos de atendimento.
Os seus principais concorrentes são os salões da região e as empresas de serviço a beleza com atendimento residencial que utilizam de plataforma digital para os agendamentos.
Sandra ainda firma que perdeu uma grande parte de seus clientes por não quererem mais ir até ao salão e sim por receber os profissionais em casa. Atualmente o salão ainda não possui esses recursos logísticos e tecnológicos para uma melhor experiência com seus consumidores, isso tem afetado muito uma fatia de sua clientela fiel. Empresas do setor e da região tem adotado ferramentas que conectam clientes aos profissionais de beleza de forma prática e eficiente, visando conveniência, satisfação, qualidade e segurança.
A mudança na rotina da população oriunda da vida moderna, tornou o tempo livre cada vez mais escasso, assim, a popularização da internet veio suprir essa falta de tempo e conectar pessoas e serviços entre si, tornando-se uma ferramenta na busca por soluções para otimizar o pouco tempo disponível, desta forma, é fato que as redes sociais e portais voltados ao compartilhamento de experiências dos clientes com as empresas e prestadores de serviços se tornaram ferramentas de apoio a novos usuários para basear suas decisões de consumo. 
Estudos apontam uma valorização cada vez maior dos serviços de beleza, indicando que este segmento se tornou uma prioridade e não mais um item supérfluo dentro do orçamento pessoal, sinalizando seu potencial de crescimento mesmo em cenários de crise.
A Associação Brasileira de Industria de Higiene Pessoal (ABIHPEC, 2022), indica que a procura por serviços e produtos no ramo de beleza e estética não é somente uma preocupação com a aparência, pois proporciona sensação de bem-estar consigo mesmo. Em 2023, a ABIHPEC afirma também que o Brasil é o quinto maior consumidor de produtos da Categoria de Higiene Pessoal. 
Como exposto pela ABIHPEC (2022, p. 1): 
O consumidor brasileiro é vaidoso com a aparência e admite gastar com produtos e serviços de beleza para melhorar a autoestima. A constatação é de um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais e no interior dos 26 Estados e do Distrito Federal. Segundo dados do estudo, seis em cada dez (62,7%) brasileiros consideram-se pessoas vaidosas e preocupadas com sua aparência e 65,7% concordam com a ideia de que cuidar de beleza não é luxo, mas uma necessidade. Outro número que reforça a preocupação do brasileiro com a própria imagem é que quase a metade dos entrevistados (49,4%) acredita que gastar dinheiro com o propósito de melhorar a aparência física é um investimento que vale a pena, ao proporcionar sensação de felicidade e satisfação.
Analisando o cenário atual do salão e as dificuldades apresentadas por Sandra Rodrigues, é possível identificar onde estão as principais necessidades do salão e onde se deve atuar imediatamente. Isso ajudará o salão a entender melhor a sua situação atual e onde querem estar no futuro.
O salão tem perdido espaço no mercado por não terem melhorado os seus processos durante a pandemia, hoje procura por alternativas para conquistar novamente sua clientela fiel.
Também foi possível identificar muitas falhas quando falamos de fidelização dos clientes, o salão não possui um banco de dados com informações de históricos de visitas, serviços prestados, sugestões de melhorias e elogios. Por isso que identificar os pontos de melhoria se tornam um grande desafio para a administração do salão.
O marketing do salão também é muito insuficiente, a forma que o salão conversa com seus clientes não é a mais adequada, é necessário um desenvolvimento de imagem para conseguir atrair novamente sua antiga clientela fiel e atrair também a novos clientes.
Por fim, a grande deficiência do salão está nos atendimentos prestados em domicílio. Muitos clientes preferem o atendimento em seus lares devido a correria do dia a dia e a comodidade de terem tudo por perto.
A primeira proposta de digitalização está ligada ao marketing, iremos implementar novas plataformas de visualização de imagem, hoje a empresa utiliza apenas do Instagram para divulgação dos seus serviços, esta ferramenta é muito boa, porém deve-se explorar mais ferramentas.
Envio de mensagens para os clientes via WhatsApp e SMS, notificando os das promoções da semana, dos serviços prestados, dos pacotes promocionais e dos novos serviços.
Além do Instagram, vamos explorar o Facebook, Twitter e Youtube, estas plataformas são riquíssimas para chamar atenção dos clientes, visto que que grande parte da população fica horas em frente as redes sociais buscando por serviços e ofertas ou apenas passando tempo.
A segunda proposta está ligada no relacionamento com o cliente, é necessário que o salão comece a ouvir os seus clientes para entender os níveis de serviço, a satisfação do cliente e as melhorias a serem implantadas.
Hoje o salão não mede os níveis de serviço prestados, a ideia é criar um banco de dados (histórico) do cliente para sabermos os serviços mais utilizados, os profissionais mais procurados, os produtos mais utilizados. Isso ajudará a melhorar os serviços dos profissionais menos procurados, a oferecer serviços aos clientes de acordo com suas preferências e a manter estoques mais adequados e balanceados dos produtos utilizados. 
Entender os produtos mais utilizados no salão é fundamental para que não haja compras de insumos desnecessários, ou que venha faltar no momento de sua necessidade. Todos os produtos contêm data de validade, e hoje não se tem uma relação dos produtos, lotes e datas de validade. É necessário criar uma listagem para que se possa acompanhar as datas de validade e manter um FIFO na utilização dos produtos.
A terceira proposta é a que vai mudar o nível do salão, a sugestão é da criação de serviços via app. Os clientes poderão fazer seus agendamentos com antecedência, escolher com qual profissional quer realizar os serviços, poderá fechar pacotes de serviços, realizar pagamentos online e consultar histórico de serviços.
Pensando em conquistar novamente os clientes que foram perdidos durante a pandemia, os clientes poderão através do app fazer agendamentos com os profissionais para serviços a domicílio, isso ajudará no resgate dos clientes que não gostam de sair de suas residências paraa realização dos procedimentos.

Continue navegando