Buscar

PROVA 1

Prévia do material em texto

Aluna: 
Questão 1. Conforme o texto “O advogado como arquiteto de processos”, de Leila Cuellar, o advogado tem um papel diferenciado na atualidade, devendo ir além de defender os interesses do cliente no processo, “transformando-se em gestor de conflitos”. Explique o que você entendeu do texto. 
R.: A autora traz uma breve síntese do que é atuar como advogado nos dias de hoje, não se trata mais de estudar para defender seu cliente na frente do Juiz, atualmente deve se analisar cada caso em especifico e verificar qual é a melhor solução para seu cliente, muitas vezes um acordo é uma opção mais rápida e vantajosa para as partes do que entrar para o judiciário e demorar anos para conseguir ter um fim em seu problema, por isso o texto traz como arquitetos, pois os advogados devem planejar para obter sucesso.
Questão 2. O que se entende por sistema multiportas? 
R.: É um sistema baseado no modelo americano de solução de conflitos, com o judiciário abarrotado de processos e com dificuldade para lidar com sua demanda, os juristas brasileiros se inspiraram no modelo americano para se utilizar de modelos alternativos para resolver os conflitos trazidos pela população, com isso atualmente antes de se direcionar diretamente ao judiciário os conflitos podem ser solucionados através da negociação, mediação e arbitragem, tornando mais rápida a resolução do conflito.
Questão 3. No que se diferenciam a negociação e a mediação? Apresente cinco características presentes em cada uma dessas formas de resolução de conflitos. 
R.: A mediação é utilizada para recuperar o diálogo entre as partes, o mediador é um terceiro imparcial que procura aproximar as partes para a resolução do conflito. 
A negociação é utilizada para evitar o processo, ou seja, as partes negociam para chegar a um acordo benéfico aos dois, para que não haja a necessidade de entrar na esfera judiciaria.
 
Questão 4. Resuma o método de negociação de Harvard. 
R.: Consiste no benefício mútuo entre as partes, ou seja, as partes devem se enxergar como aliados e não “inimigos” na hora de negociar, tornando a proposta mais produtiva para ambas as partes, tendo assim uma relação mais colaborativa e benéfica para ambos.
Questão 5. Apresente o modelo de cláusula de mediação sugerido pela Câmara que você pesquisou na atividade da aula do dia 28/09/20. Indique também a Câmara e o custo da mediação na instituição.
R.:

Continue navegando