Buscar

Referenciais de análise ergonômica do trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Referenciais de análise ergonômica do trabalho: aspectos gerais.
A Análise Ergonômica do Trabalho (AET), tem como objetivo rastrear, observar, avaliar e analisar o profissional em seu real posto de trabalho e verificar as relações existentes entre demandas de doenças, acidentes e produtividade com as condições de trabalho, com as interfaces, com os sistemas e com a organização do trabalho.
A AET - análise ergonômica do trabalho compreende três fases: 
análise ergonômica da demanda, 
análise ergonômica da tarefa que envolve: 
- análise dos ambientes físicos (calor, luminosidade, umidade, som, etc; 
- análise das condições posturais e antropométricas dos trabalhadores; 
- análise dos aspectos psicológicos dos trabalhadores; 
- análise organizacional; 
- condições ambientais 
por último, mas não menos importante, a análise ergonômica das atividades.
Na AET - Análise Ergonômica do Trabalho, fazemos o Laudo Ergonômico exatamente para a pessoa que está trabalhando naquele posto de trabalho específico. Ou seja A AET é Individual, FEITA PESSOA A PESSOA. Antigamente se fazia a análise por amostragem o que se verifica hoje que não é o correto.
O que é Laudo Ergonômico -  O Laudo ou Análise ergonômica é um documento que mostra os riscos ERGONÔMICOS do objeto, do posto ou do profissional.  O Laudo Ergonômico é obrigatório a todas às empresas que possuem empregados, cujas atividades ou operações os expõem a riscos, que por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem em esforços de levantamento, transporte e descarga individual de materiais, ou outros que exigem postura forçada e ainda, esforços repetitivos.   
Objetivo do Laudo Ergonômico - O laudo ergonômico tem por objetivo analisar as condições de trabalho dos setores administrativos e produtivos da empresa, ou mesmo de um estabelecimento particular como uma residência, sob os aspectos da Ergonomia e das condições Ambientais, visando fornecer subsídios para a empresa, ou para o solicitante, para implementar mudanças em sua organização e método de trabalho, no sentido de diminuir os riscos da ocorrência de acidentes e moléstias do trabalho.
O laudo ou análise ergonômica identifica os riscos ergonômicos, bem como recomenda as intervenções e ou adaptações necessárias, seja no ambiente de trabalho, mobiliário, máquinas, equipamentos e ferramentas, ou nos processos de trabalho, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, além de preservar a saúde do trabalhador e em especial as prevenir o acometimento das LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Ósteosmusculares Relacionados ao Trabalho)
Quem é o responsável pela elaboração e assinatura do Laudo de Ergonômico
equipe de especialistas em estudos ergonômicos e riscos ambientais à saúde
Engenheiro de Segurança do Trabalho que é o profissional “legalmente habilitado” na área de segurança do trabalho e devidamente credenciado junto ao CREA – Conselho Regional de Engenharia, 
o fisioterapeuta com especialização e conhecimento em Ergonomia, 
ou outro profissional que realmente tenha a especialização, a habilitação e a capacitação para fazer essa análise técnica.
Validade do Laudo Ergonômico -  sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do Laudo Ergonômico para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades. Evidentemente, se houverem modificações no posto, no trabalho ou no usuário, o laudo deve ser refeito
Tempo que deve ser guardado o Laudo ergonômico -  os dados deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 (vinte) anos.   
Fazendo uma AET: 1°Passo
 Com seu grupo, escolha uma função ou atividade para discutir.
Rapidamente desenhe o trabalho – Inclua as ferramentas, os equipamentos e os trabalhadores.
Fazendo uma AET: 2°Passo
Marque todos os fatores de risco ergonômico que fazem parte do trabalho.
Fazendo uma AET: 3°Passo
Trabalhe em grupo para identificar formas de mudar a maneira que o trabalho é feito visando eliminar ou reduzir os fatores de risco.
Esses trabalhos podem ser redesenhados?
SIM! “Claro que o problema pode ser redesenhado, eu mesmo posso corrigi-lo.”
	
NAO! “Esses problemas jamais serão corrigidos, porque a gerencia não gastará o dinheiro necessário.”

Mais conteúdos dessa disciplina