Buscar

Atividade Discursiva Currículos e Programas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA- UNINTA
POLO DE APOIO PRESENCIAL DE CASTELO DO PIAUÍ
DISCIPLINA: CURRÍCULOS E PROGRAMAS
ATIVIDADE DISCURSIVA
ALUNA: FABRICIA SOARES LIMA
A avaliação é um elemento fundamental para que os processos de ensino-aprendizagem sejam bem-sucedidos. Por meio dela, consegue-se monitorar o progresso do aluno, orientando-o sobre pontos de melhoria; desenvolver aulas alinhadas às lacunas de aprendizagem que precisam ser preenchidas. E, para dar conta de tudo isso, existem diferentes tipos de avaliações na educação. São avaliação diagnóstica, formativa e somativa, para compreender melhor vamos ver os principais pontos de distinção entre elas.
Avaliação diagnóstica é uma avaliação utilizada para coletar dados sobre o que os alunos já sabem sobre um determinado conteúdo. Elas são aplicadas para se conhecer a base de conhecimento atual do aluno ou as suas visões atuais sobre um tópico/questão a ser estudado. O objetivo é obter um instantâneo de onde os alunos estão atualmente intelectualmente, emocionalmente, ideologicamente, etc., permitindo que o professor faça escolhas pedagógicas sólidas sobre como ensinar o novo conteúdo e qual abordagem de ensino usar. 
 Avaliação formativa é utilizada para monitorar a aprendizagem do aluno para fornecer feedback contínuo, o que ajuda tanto os professores a alinharem melhor sua estratégia de ensino quanto os alunos a obterem auxílio para melhorar sua aprendizagem. Nas avaliações formativas, a avaliação é considerada como um processo. Dessa forma, o professor pode ver o aluno crescer e direcioná-lo para continuar progredindo.
Já avaliação somativa é usada para avaliar a aprendizagem do aluno no final de um ciclo, com a aferição de notas e conceitos pelo desempenho na prova, teste, etc. Por isso, esse tipo de avaliação tornou-se sinônimo de prova para os alunos.Ao usar avaliações somativas, o educador atribui notas, que demonstram se o estudante atingiu a meta de aprendizagem ou não, avaliando, assim, as realizações dos alunos.
Podemos identificar algumas diferenças entre elas. Por exemplo, quando elas ocorrem no processo de aprendizagem do aluno. A diagnóstica, geralmente, é feita antes de se iniciar um ciclo ou conteúdo, na volta às aulas; a formativa é feita continuamente ao longo dos processos de ensino-aprendizagem e a somativa ao final desses processos e ciclos.

Continue navegando