Buscar

A formacao de professores que formam novos professores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Titulo do trabalho: A formação de professores que formam novos professores
Índice
1 Proposta de formação
2 Objetivos da ação formativa
2.1 Objetivos específicos 
3 O modelo de formação do professorado
4Os tipos de modalidades formativas
5 Os conteúdos da formação.
6 A duração da ação formativa 
7 Bibliografia
1 Proposta de formação
Na Faculdade de Física e Química da Universidade X, há 27 professores. A maioria percebe a necessidade de atualizar-se. Sentem que, por terem tido sua formação em uma concepção de ensino tradicional, necessitam de uma formação específica relacionada às tecnologias e à aplicação de procedimentos metodológicos mais inovadores a permitirem o atendimento adequado às novas demandas e complexidades geradas por sua prática docente atual. 
Os professores possuem doutorado ou mestrado na área de conhecimento que ensinam, mas poucos dispõem de formação específica em didática (apenas oito). Por outro lado, 17 professores possuem mais de 10 anos de experiência docente universitária, e os demais possuem menos.
2 Os objetivos da ação formativa
Atualmente não sabemos mais viver sem os recursos digitais, tudo está na palma das nossas mãos. Acessamos informações, bancos, assistimos séries e também buscamos conhecimento. Em todas as áreas os recursos digitais realizaram grandes transformações.
No âmbito educacional não é diferente, quantas escolas da educação básica tem aulas de informática, programação e robótica. Mas será que os professores tiveram uma formação em redes? Em recursos virtuais?
A educação vem passando por grandes processos de mudanças/reformulações, de concepções, valores, práticas, papel do educando e também do acesso às redes. A maioria dos professores da rede básica de ensino tiveram uma formação tradicional, na qual o professor era o detentor do saber, aquele que só transmitia o conhecimento e o aluno era visto como uma tabula rasa, que não tinha nenhum papel ativo na sua aprendizagem.
Nesta nova concepção sobre educação, o aluno aprende de forma coletiva, integral, tem um papel de protagonista na sua aprendizagem e o professor é que faz essa mediação. 
Observamos que os 27 professores da Faculdade de Física e Química da Universidade X, não tiveram em suas formações acadêmicas a formação docente em redes, necessitando de uma ação formativa para suprir a carência da prática pedagógica para o uso da IES e também da fluência digital. 
A ação formativa tem como objetivo o aperfeiçoamento da prática docente para o uso das redes, dos materiais e dos recursos virtuais.
2.1 Objetivos específicos
· Refletir sobre a sua prática docente;
· Analisar os materiais dos recursos virtuais;
· Desenvolver a vivência coletiva;
· Reconhecer os meios digitais e o uso educacional;
· Discutir os novos valore/práticas para atuação em sala de aula e
· Desenvolver o espírito de coletividade na escola.
3 Modelo da formação do professorado
Observando as caraterísticas do professorado citados acima que vem de uma aprendizagem tradicional, pensou – se numa metodologia inicialmente colaborativa e experencial, onde os professores pudessem trocar experiencias vividas entre si sobre os meios digitais e tecnológicos usuais ou que possuem dificuldades de utilização, analisando materiais e recursos tecnológicos de forma pratica. E em uma ação formativa baseada nas competências e habilidades desenvolver uma formação continuada relacionada às tecnologias e aplicação de procedimentos didáticos e metodológicos com o grupo, que posteriormente manterá essa formação por meios de cursos específicos na área para melhor desempenho de suas atribuições profissionais.
4 Os tipos de modalidades formativas
Dentre as modalidades formativas, vê se a necessidade de construir um Projeto inovador de aperfeiçoamento aos professores, que além de participaram de uma formação de reciclagem ou atualização, que visa a aquisição e reaquisição dos conhecimentos, de competências ou atitudes, no desempenho da atividade profissional, seja por questões de evolução tecnológica ou práticas no meio educacional como forma de aprimorar os seus métodos de ensino levando em conta seus conhecimentos prévios sobre tecnologias digitais/virtuais. O projeto inovador vem trazer de ao professorado de contra partida reúnem – se experiencias projetando a reflexão no grupo sobre currículo e didática promovendo a formação docente e a melhora educativa baseando – se no protagonismo e na sua autonomia como indivíduo construtor de seus conhecimentos e pratica educacional.
5 Os conteúdos da formação
Ao interrogar o papel dos conteúdos do ensino, há a preocupação com a formação dos professores, diante de uma diversidade de teorias existentes no meio acadêmico que vem sendo alvo de muitas discussões e conclusões com o intuito de inovar a prática dos professores e ampliar suas competências e habilidades; reavaliando suas metodologias, não como fins de ensino, mas como meio para atingir os fins educacionais relevantes e não meramente instrucionais, podemos caminhar no sentido do ensino por pesquisa, ajustando conteúdos, regionais, locais, do cotidiano aos interesses do aluno, essa perspectiva implicará uma mudança de atitudes, de processos e de metodologias, conforme, supracitado.
 
Acontece que a formação dos docentes, ainda é uma formação tradicional, que vai em direção contraria ao que será exigido na realidade da sala de aula; por isso os professores continuam reproduzindo métodos e práticas antigas. O questionamento continua sendo qual caminho a seguir e qual será a mudança indispensável para a construção de uma nova formação de professores? A formação deve ser embasada na teoria e na prática, mas é necessário conhece-la para fazer as adaptações de modo flexível, conforme a realidade do estudante. Dessa forma os professores, poderão optar por melhores conteúdos, que tenham significado para o aluno, onde ele venha ser estimulado a aprender. Este profissional deve ser capaz de refletir e compreender sua prática dentro das diferentes realidades de uma sala de aula. 
 Entretanto, aposta-se cada vez mais na diversidade de metodologias de ensino, no papel instrumental dos conteúdos curriculares e na ação do “outro” nas nossas próprias aprendizagens e nas novas tecnologias, que tem assumido papel importante como recurso que possibilita o ensino aprendizagem a distância; com o mesmo valor do presencial. Cabe destacar que fazemos referência à professores que formam novos professores, onde estes assumem um papel importante de “tutor” do aluno, não o substituindo, mas acompanhando e moldando suas aprendizagens para que sejam postas em prática com êxito em sala de aula nas diversas realidades.
6 A duração da ação formativa.
Quando refletimos na formação de professores especificamente, na dos que formam novos professores, ou seja, aqueles possuem o papel de complementar, moldar, contribuir e ampliar conhecimentos em uma respectiva área do saber. Faz-se necessário flexibilidade no âmbito do processo ensino aprendizagem; principalmente por envolver docentes de realidades diversas, com conhecimentos e experiências adquiridas em estudos tradicionais, que precisam ser renovados e implementados no mundo digital.
Para que isso aconteça necessita-se de uma formação contínua e sistemática durante o processo, com formadores capacitados e atualizados para ministrar os cursos de formação continuada; que envolvam teoria e prática, capazes de sanar as dúvidas que possam surgir no decorrer da formação. Dessa forma não haverá tempo estipulado no cronograma fictício, mas o curso será ministrado de forma presencial na semana pedagógica no início de cada semestre, conforme, as necessidades e dificuldades apresentada pelos professores da universidade X, cabe destacar que estará disponível na plataforma virtual vídeos com o passo a passo de como proceder para realizar um planejamento, plano de aula entre outros.
A proposta é de uma formação contínua e sistemática, usada no decorrer de todo o ano letivo, com intuito de aperfeiçoar os conhecimentos pedagógicose tecnológicos na formação dos docentes. 
 
Cronograma das atividades do curso:
	ATIVIDADE DO CURSO
	DATA /PERÍODO
	FORMATO
	O sentido digital na educação.
	A definir
	Presencial /online
	Metodologias ativas como experiências de aprendizagem.
	A definir
	Presencial
	A metodologia da nova sala de aula.
	A definir
	Presencial / online
	Gamificações na sala de aula: novas formas de ensinar, aprender e avaliar.
	A definir
	Presencial /online
	Os desafios da docência na educação online.
	A definir
	Presencial /online
7- Bibliografia
Kenski, V. M. (2015). A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, 15(45), 423-441
Corradini, S. N., & Mizukami, M. D. G. N. (2017). Formação docente: o profissional da sociedade contemporânea. Revista Exitus, 1 (1), 53-62.
Diniz – Pereira, J.E., & Zeichner, K. M. (2017). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Autêntica.
Gatti, B. A. (2016). Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista internacional de formação de professores, 1 (2).
1

Continue navegando