Buscar

87

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

87) Comumente, o medo do movimento é chamado de cinesiofobia, sendo um dos mais importantes fatores psicossociais que contribuem para a incapacidade funcional e o prognóstico desfavorável da evolução clínica de pacientes com queixa de dor musculoesquelética crônica. A cinesiofobia ganhou popularidade entre os profissionais de saúde que avaliam e utilizam o movimento do corpo como forma de tratamento para a dor. A dor é uma experiência sensitiva e emocional desagradável para a maioria das pessoas. Sentir dor depende de lesão real ou potencial ou da forma como uma pessoa descreve a sua dor (por exemplo, como sinônimo de lesão). Muitas vezes aversiva, a experiência dolorosa tem componentes físicos, emocionais, cognitivos, comportamentais e sociais envolvidos. Dessa forma, quando uma pessoa tem medo de sentir dor ou de se machucar, passa a evitar atividades específicas ou do seu cotidiano. A sensação de estar vulnerável à dor e/ou à lesão contribui, de forma significativa, para limitações na funcionalidade geral de um indivíduo (por exemplo, atividade física, alimentação, sono, higiene pessoal), provocando os efeitos deletérios do imobilismo e da inatividade física. Se um paciente aprende a ter medo de se movimentar, deve-se, então, reinserir o movimento ou a atividade com segurança, de forma viável e educativa, para que ele possa aprender e entender que mover seu corpo é algo natural e importante para a sua saúde. Sobre a definição dos termos empregados em estudos da cinesiofobia, relacione adequadamente as colunas a seguir. 
1. Medo. 2. Ansiedade. 3. Fobi. 4. Catastrofização. 5. Evitação. 6. Condicionamento clássico. 7. Estímulo não condicionado. 
( ) Medo exagerado, excessivo e persistente, irracional, desproporcional e incontrolável. 
( ) Aprendizado associativo quando um estímulo (não condicionado) se torna capaz de provocar as respostas que antes eram de um outro estímulo (condicionado). 
( ) Estímulo que incondicionalmente provoca respostas fisiológicas, naturais e automáticas. 
( ) Emoção, geralmente desagradável, que surge em resposta a algo ameaçador. 
( ) Traço de personalidade que envolve o pessimismo sobre os acontecimentos passados e futuros, sempre com resultados negativos. 
( ) Emoção que antecede momentos de perigo real ou potencial, com múltiplos sintomas, sem o conhecimento da fonte da ameaça. 
( ) Comportamento de esquiva para não se expor a atividades e/ou situações ameaçadoras. 
A sequência está correta em
A- 7, 1, 6, 2, 5, 3, 4. 
B- 1, 2, 5, 6, 7, 4, 3. 
C- 5, 6, 3, 4, 7, 2, 1. 
D- 3, 6, 7, 1, 4, 2, 5.

Continue navegando

Outros materiais