Buscar

ATIVIDADE A3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE A3 – função e disfunção 
Segundo reportagem publicada no portal do Hospital Sírio Libanês, o emagrecimento e as ATIVIDADEs físicas podem ser uma resposta para a cura a resistência à insulina.
Leia o trecho a seguir:
“Segundo explica o dr. Antonio Roberto Chacra, endocrinologista no Hospital Sírio-Libanês e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a insulina é responsável pela redução da taxa de açúcar no sangue, conhecida por glicemia. Quando uma pessoa se torna resistente à insulina, seu organismo tende a aumentar as taxas de açúcar (glicose) no sangue, podendo assim resultar em um estado de pré-diabetes ou mesmo em diabetes.
Acredita-se que a resistência à insulina, se não for tratada, também pode aumentar o risco para outros problemas de saúde, como hipertensão arterial, colesterol sanguíneo e doenças cardiovasculares.”
Referência
CHACRA, A. R. Perder peso e fazer ATIVIDADE física pode curar resistência à insulina. Hospital Sírio-Libanês. 19/04/2017, online. Disponível em: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/perder-peso-fazer-ATIVIDADE-fisica-pode-curar-resistencia-insulina-.aspx. Acesso em: 22 jun. 2020.
De acordo com os conteúdos estudados, e a leitura da reportagem na integra, desenvolva uma orientação nutricional que possa auxiliar no tratamento de resistência à insulina. A orientação deve se aplicar a um público geral, contendo uma breve explicação sobre a doença e conter dicas de como prevenir ou melhorar as condições na resistência à insulina. O texto não deve ultrapassar 12 linhas e pode ser feito o uso de figuras.
A resistência a insulina é uma condição que acomete centenas de brasileiros e se dá pela dificuldade do corpo em controlar a quantidade de glicose livre no sangue, sendo a insulina o hormônio responsável por esse controle, podendo evoluir para um quadro de diabetes que torna os sintomas mais graves e preocupantes. 
Alguns cuidados nutricionais podem evitar essa condição ou controlar, como: 
- Preferir o consumo de alimentos ricos em carboidratos complexos e fibras (alimentos integrais, verduras e legumes, nozes e sementes); 
- Diminuição do consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas (carnes, manteigas, queijos, banha);
Além disso o controle da obesidade, a pratica de atividade física, o acompanhamento medico e nutricional individualizado são cuidados importantes para evitar o agravamento da doença e suas consequências.

Outros materiais