Buscar

N1 GESTÃO DE STAKEHOLDERS EM PROJETOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quando em um projeto e na sua gestão existem muitos stakeholders envolvidos, passa-se a atuar muito mais com a "mão na massa", quando não se tem muita experiência, realizando a gestão do projeto de maneira cadenciada e controlando a ansiedade para a implementação de ideias. Assim, somos, na maioria das vezes, comandados pelas exigências dos grupos de stakeholders, que, por vezes, não estão diretamente envolvidos no projeto, porém têm interesses pessoais no resultado final.  
Considerando essa incapacidade, que pode ser permanente ou temporária, passamos a ser conhecidos como microgerenciadores nos projetos, pois há sempre a influência de alguém e ou algum grupo de stakeholders. 
Quais são as ações e comportamentos que um gestor de projetos precisa ter para gerir seus stakeholders e o projeto, sem se tornar um microgerenciador de informações? 
Gestão e Administração de Stakeholders
O termo stakeholder vem do inglês, quando analisamos, temos stake = interesse, risco, ou participação; enquanto Holder = aquele que possui. Dessa forma, stakeholders são as partes interessadas. Nesse caso sendo qualquer individuo, grupo, organização, financiadores ou acionistas, quem de certa forma está envolvido no projeto. Os stakeholders podem ser internos ou externos, (primários ou secundários). O que vai determinar é o relacionamento que possuem com a companhia. Pois essa divisão se baseia no grau de dependência da relação entre empresa e parte interessada. 
Os stakeholders possuem níveis de autoridades e de responsabilidades quanto ao projeto. E esses níveis podem se alterar conforme a execução do projeto e o seu andamento, onde o envolvimento do gerente de projetos com aqueles que de certa forma intervém, é essencial, porque se um lado negligenciar o outro os resultados podem não ser satisfatórios. Podendo resultar em enormes danos ao projeto.
O gerenciamento de projetos nada mais é que, a aplicação de conhecimentos, habilidades e ferramentas técnicas, para que se cumpra todos os requisitos do projeto. Então o gerente de projetos terá que desenvolver habilidades para enfrentar todas as fases críticas do projeto, resolvendo de forma rápida todas as questões que forem surgindo, tanto como os conflitos de interesses, e nos momentos de alta pressão proporcionar a motivação. As principais habilidades e diferenciais que se tornam valorizadas ao gerenciar um projeto são: comunicação, liderança, negociação, conhecimento em gestão de projetos, capacidade de integrar as partes, trabalho em equipe, iniciativa, conhecimento técnico, gerenciamento de conflitos, organização e conhecimentos de ferramentas de gestão de projetos. Com o intuito de garantir uma gestão eficiente e eficaz dos envolvidos, é importante que o gerente de projetos não assuma apenas um papel passivo ou se torne excessivamente controlador. É fundamental estabelecer uma relação próxima, respeitosa e atenta com os stakeholders, sendo capaz de se impor quando necessário, argumentando e contestando de forma construtiva, orientar adequadamente e ter habilidade para lidar com conflitos, sem permitir que estes comprometam o desempenho global do projeto. 
Podemos concluir que, para o gerente não se tornar um mero espectador ou microgerenciador, é de suma importância a gestão e administração dos stakeholders. Onde esse gerenciamento se torna um processo de envolvimento e participação, fazendo com que durante esse processo um bom relacionamento seja mantido, pois durante a execução de um projeto, se trabalha com diversas pessoas em funções totalmente diferentes, e como já vimos, com níveis variados de influência sobre o projeto, portanto a comunicação eficiente, se torna importante para garantir que todos continuem a bordo, pois se conclui que o maior desafio do gerente de projetos, é sem dúvidas a construção de um bom relacionamento dos envolvidos, onde no seu dia-a-dia ele utiliza por volta de 90% do seu tempo comunicando-se com os seus parceiros, equipe, clientes e demais envolvidos, portanto apresentar esforços bem estruturados para o envolvimento de ações bem definidas, aplicando suas habilidades, gerenciando um bom trabalho em equipe em busca do resultado positivo, não vai deixa-lo na posição de espectador.
Bibliografia
Baum, E. (04 de 08 de 2015). SabeSim. Fonte: https://sabesim.com.br/por-que-gestao-de-projetos-e-importante/#targetText=Mas%2C%20porque%20a%20gest%C3%A3o%20de%20projetos%20%C3%A9%20t%C3%A3o%20importante%3F&targetText=A%20gest%C3%A3o%20de%20projetos%20fornece,%C3%BAnico%20produto%2C%20servi%C3%A7o%20
FM2S - Educação & Consultoria. (25 de 01 de 2023). Fonte: https://www.fm2s.com.br/blog/gerenciamento-dos-stakeholders
PMO - Escritório de Projetos. (15 de 04 de 2023). Fonte: https://escritoriodeprojetos.com.br/o-que-e-gerenciamento-de-projetos/
Santos, M. E. (2020). Gestão de Stakeholders em Projetos - Roteiro de Estudos. ÂNIMA.
Ana Paula da Silva Rodrigues
Matrícula: 2023311479

Continue navegando