Buscar

Nessa aula você terá a oportunidade de saber mais sobre Jogos Indígenas

Prévia do material em texto

Nessa aula você terá a oportunidade de saber mais sobre Jogos Indígenas. Estudaremos a história, conceito, valores e regras básicas desses jogos no contexto da Educação Física escolar.
“BRINCADEIRAS E JOGOS” – QUAL A DIFERENÇA?
BRINCADEIRAS: Práticas corporais livres, espontâneas e lúdicas, desprovidas de regras ou objetivos específicos, sem necessidade de uma estrutura adequada, não havendo vencedor ou perdedor.  As brincadeiras podem ser realizadas com ou sem brinquedos, construídos a partir de recursos da natureza, cujo objetivo é a maximização da cooperação, sobretudo diversão.
JOGOS: Práticas corporais de caráter competitivo, que requerem uma estrutura adequada, com regras previamente estabelecidas. Em geral, podem ser construídas pelo coletivo e seguidas, destacando-se sempre um vencedor no final.
CONCEITO
Jogos indígenas têm característica específicas. São atividades corporais, com características lúdicas, por onde permeiam os mitos, os valores culturais e que, portanto, congregam em si o mundo material e imaterial, de cada etnia. Eles requerem um aprendizado específico de habilidades motoras, estratégias e/ou sorte.
OBJETIVO
Despertar o sentimento de coletividade, cooperação e diversão em sintonia com desenvolvimento de habilidades motoras importantes para desenvolver atividades cotidianas na vida dos índios.
CARACTERÍSTICAS
Os brinquedos são confeccionados a partir da flora local. As brincadeiras, são realizadas comumente, próximas aos rios, no MIMESIS (reprodução, imitação) dos eventos da natureza.
EXPERIMENTAÇÃO E FRUIÇÃO DOS JOGOS INDÍGENAS
JOGO DE PETECA
Número de participantes: 02 mais pessoas
OBJETIVO: tocar na peteca e não deixá-la cair no chão
ARCO E FLECHA
OBJETIVO: Acertar o alvo usando um arco e flechas.
CORRIDA DO SACI E CABO DE GUERRA
CORRIDA DO SACI
Número de participantes: 02 ou mais pessoas.
OBJETIVO: Ultrapassar a linha de chegada antes do seu adversário, correndo com uma perna só.
CABO DE GUERRA
Número de participantes: 02 ou mais pessoas.
OBJETIVO: Ultrapassar a linha de chegada antes do seu adversário, correndo com uma perna só.  Puxar a corda com máximo de força fazendo com que seu oponente ultrapasse uma marca delimitada no chão entre as equipes.
ATIVIDADE 01
Com base no que você aprendeu, nos textos e assistindo aos vídeos explicativos apresentados, converse com seus familiares sobre os jogos indígenas e responda às seguintes perguntas: Você já jogou ou ouviu falar sobre esses jogos? Você conhece outros jogos indígenas além desses jogos que você acabou de aprender? Registre tudo em seu caderno.
ATIVIDADE 02
Realize uma pesquisa sobre JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS, registre em seu caderno sobre onde, quando, como acontecem esses jogos, bem como as características e as modalidades disputadas nesses jogos. Depois convide as pessoas que moram com você para praticarem alguns desses jogos.
Ciclo da adolescência: Habilidade estruturante/Habilidades complementares
(GO-EF06EF25) Vivenciar e criar diferentes jogos populares nacionais e mundiais, de características cooperativas e competitivas, apropriando-se de valores e regras, problematizando suas interfaces com as relações sociais.

Continue navegando