Buscar

Questões para Entrevista de Mapeamento Local 2023 (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões para entrevista de Mapeamento local
1.O que são as emoções e como elas afetam o nosso bem-estar físico e mental?
As emoções são respostas do nosso corpo a estímulos externos que envolvem experiências pessoais, comportamentais e fisiológicas, gerando um sentimento de prazer ou de descontentamento. As emoções podem ser consideradas positivas ou negativas, e são naturais ou aprendidas através do convívio com outras pessoas.
As emoções afetam o nosso bem-estar físico e mental de diversas formas, pois elas funcionam como uma interface entre o cérebro e o corpo. Quando sentimos uma emoção, nosso corpo produz substâncias químicas e neurais que podem alterar o nosso humor, o nosso comportamento, o nosso sistema imunológico, o nosso metabolismo, o nosso ritmo cardíaco, a nossa respiração, a nossa temperatura e o nosso apetite, entre outros aspectos
2.Quais são as principais fontes de estresse emocional na vida do idoso e como você pode lidar com elas?
A perda de entes queridos, amigos, familiares ou animais de estimação, que pode causar luto, solidão e depressão.
A aposentadoria, que pode gerar uma sensação de inutilidade, falta de propósito e baixa autoestima.
As limitações físicas, que podem dificultar a realização de atividades cotidianas, a mobilidade e a independência.
As mudanças sociais, que podem afetar a adaptação do idoso às novas tecnologias, às novas gerações e às novas formas de comunicação.
As doenças crônicas, que podem exigir cuidados médicos constantes, medicações, exames e tratamentos.
Para lidar com essas fontes de estresse emocional, o idoso pode adotar algumas estratégias, como:
Buscar apoio psicológico, familiar e social, compartilhando seus sentimentos, suas dificuldades e suas conquistas com pessoas de confiança.
Manter uma rotina saudável, com uma alimentação equilibrada, uma hidratação adequada, uma higiene pessoal e um sono regular.
3.Como você pode reconhecer e expressar as suas emoções do idoso de forma saudável e assertiva?
Reconhecer e expressar as suas emoções na terceira idade é um desafio, mas também uma oportunidade de crescimento pessoal e de bem-estar. As emoções são parte integrante da nossa vida e influenciam a nossa saúde física, mental e social. Por isso, é importante saber identificá-las, nomeá-las, compreendê-las e comunicá-las de forma saudável e assertiva.
4.Quais são as estratégias que você usa para regular as suas emoções negativas, como raiva, tristeza ou ansiedade no idoso?
As emoções negativas, como raiva, tristeza ou ansiedade, são normais e fazem parte da nossa vida, mas podem se tornar prejudiciais se forem excessivas, frequentes ou desproporcionais às situações que as provocam. Por isso, é importante saber regular as emoções negativas, ou seja, controlar a sua intensidade, duração e expressão, de forma a não comprometer o nosso bem-estar físico, mental e social.
5.Como você pode cultivar emoções positivas, como alegria, gratidão ou amor, na sua vida diária do idoso?
Cultivar emoções positivas na terceira idade é uma forma de melhorar a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar dos idosos. As emoções positivas, como a alegria, a gratidão e o amor, podem trazer benefícios como maior motivação, criatividade, produtividade, satisfação, esperança e saúde. Além disso, as emoções positivas podem ajudar a regular as emoções negativas, como a tristeza, o medo, a raiva e o nojo, que podem prejudicar o equilíbrio emocional e a saúde dos idosos. 
Procurar solucionar problemas que causam estresse ou frustração, buscando ajuda profissional ou de familiares e amigos, se necessário. Adotar hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, uma hidratação adequada, uma higiene pessoal e um sono regular. Investir em passeios e viagens, que podem proporcionar novas experiências, conhecimentos, diversão e memórias positivas. Evitar o isolamento social, que pode levar à solidão, à depressão e à baixa autoestima.

Outros materiais