Buscar

INDUSTRIA DOS POLIMEROS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INDÚSTRIA DOS POLÍMEROS
O termo polímeros vem do grego poli, que significa “várias”, e meros, que é “partes”, isso porque essas partes se ligam, elas podem se unir com elas mesmas, ou com partes diferentes, essa ligação que ocorre entre as partes, é chamada de reação de polimerização, essa reação é quando ocorre quebra de ligações ou formação de ligações para que seja o produto final. Os compostos dos polímeros possuem macromoléculas, que se originam através da ligação de várias unidades de moléculas pequenas, que são denominados monômeros.
Os polímeros podem ser classificados em: 
· Ocorrência: eles podem ser naturais, ou fabricados na indústria (sintéticos). Os naturais celulósicos, são encontrados na madeira e nos vegetais em si, que são macromoléculas como o amido (polissacarídeos), as proteínas naturais, como a queratina presente nos cabelos, as quitinas, e a borracha natural (látex- poli isopreno) que é produzida a partir da seringueira. Em relação aos sintéticos temos, as embalagens plásticas (polietileno), o teflon (politetrafluoretileno), plásticos mais duros (polipropileno), isopor (poliestireno), náilon (poliamidas), PVA (acetato de polivinila) e o PVC (policloreto de vinila).
· Estrutural: eles podem ter cadeia normal (linear), ramificada (polímero ramificado) ou reticulado (polímero em rede).
· Rigidez: termoplásticos (pode ter o formato modificado, como, o polipropileno em brinquedos e para-choques, o polietileno em recipientes, e o PVC em tubos e conexões), termo fixos (estrutura tridimensional é rígida com ligações cruzadas, logo seu formato não pode ser modificado) e elastômeros (borrachas).
· Monômeros: Homopolímeros (polímeros formados pela repetição da mesma molécula) e Copolímeros (polímeros formados por repetições de moléculas diferentes).
· Reações: adição que só vai ocorrer em componentes que tem ligações duplas e triplas (estireno), condensação (juntar duas moléculas, sem quebrar duplas ou triplas) e vulcanização (é a adição de enxofre à borracha, sob aquecimento e com o uso de catalisadores).
Morfologia dos polímeros: amorfo (moléculas orientadas aleatoriamente e entrelaçadas), e semicristalino (moléculas que exibem um empacotamento regular, ordenado em determinadas regiões).

Continue navegando