Buscar

Aquisição e retenção no aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo Papalia e Feldman (2013), o desenvolvimento humano perpassa por vários aspectos: motor, cognitivo e social, mas todos eles estão intrinsecamente ligados.
A memória é uma capacidade que o sujeito tem que lhe permite reter informações e utilizá-las ao longo do tempo. É o processo de transformação de uma memória de trabalho em memória de longo prazo (COSENZA; GUERRA, 2011). A teoria do processamento de informações proposto por Gallahue, Ozmun & Goodway (2013) perpassa por um vários estágios, em que um estágio apenas começa quando o outro termina, sendo composto pelo estímulo, pela integração sensorial, pela interpretação motora, pela ativação do movimento, pela resposta e pelo feedback, o que influência os estágios de aprendizagem.
A partir dessa situação:
1) Relacione a teoria do processamento de informações e o processo de transformação da memória de trabalho em memória de longo prazo entre si com o processo de aprendizagem.
2) Explique o motivo pelo qual a menina ao sentir-se triste e desmotivada apresentou piora de desempenho.
3) Identifique o estágio de aprendizagem em que essa estudante se encontra.
4) A partir do estágio em que a estudante se encontra, comente se o professor estava realizando a abordagem adequada.
RESPOSTA:
1) Ambas as teorias têm em comum o fato que começam com a percepção do estímulo por meio dos 5 sentidos. O armazenamento sensorial de curto prazo é onde o cérebro recebe o estímulo, ou seja, onde acontece o processo de integração sensorial. O processo de interpretação motora, ativação do movimento e resposta poderiam ser como as conexões que acontecem com a memória de trabalho e de longo prazo, conseguindo ligar algo já conhecido, fazendo com que seja dada determinada resposta; mostrando, assim, a importância da prática de diversos movimentos fundamentais para que se tenha repertório para conseguir criar essas conexões. O feedback é o reinício de todo o processo, uma vez que por meio de uma orientação pelo toque, ou uma orientação verbal, ou ainda uma demonstração, o gesto motor que está na memória de longo prazo é lembrado e novas conexões são criadas.
2) A motivação está intrinsecamente ligada à aprendizagem, podendo ser um fator determinante. É por isso que a menina sentiu-se triste e desmotivada, além de ter perdido o interesse na tarefa que estava realizando, não conseguindo gerar as conexões necessárias para a retenção da aprendizagem.
3) A estudante encontra-se no estágio cognitivo, já que necessitava de muita atenção, variava muito o desempenho e não conseguia entender o feedback do professor.
4) O professor não estava agindo de maneira adequada. Sabendo que a estudante se encontrava no estágio cognitivo, seria mais interessante mudar a atividade para que ela conseguisse ter sucesso na tarefa, o que a deixaria mais motivada e faria com que ela tivesse vontade de desenvolver a habilidade do chute. Neste estágio de aprendizagem, a criança não consegue realizar ajustes no movimento, pois ainda é uma fase de experimentação.

Outros materiais