Buscar

atividade 1 desafios contemp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 (DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS)
DISSERTAÇÃO:  medidas adequadas para o combate às formas de preconceito e políticas públicas que apresentem garantias para que o direito desses segmentos seja respeitado.
Ao longo da história vimos como os grupos chamados minorias foram prejudicados e até hoje continuam sendo, é uma ilusão pensar que as melhoras foram grandes; tivemos sim muitos avanços, mas nem chega perto da forma correta como deveria ser.
Esse grupo: mulheres, homossexuais, transexuais, transgêneros, deficientes, jovens (principalmente os mais pobres) e crianças (principalmente as mais pobres) e negros; estão inclusos no grupo das minorias.
O primeiro ponto a se pensar é a cultura de um país, no caso de nosso país, tivemos anos de escravidão, e depois que a escravidão acabou e fomos um dos últimos países a acabar com ela, os negros foram abandonados, começaram a viver como indigentes , sem casa, sem emprego, sem educação, e assim foram surgidas as favelas, o local onde eles poderiam ter alguma construção de vida, e até hoje elas permanecem no nosso país e representam todas as pessoas que não tem condições em nosso país de ter outro tipo de moradia ou educação ou emprego, são quase que destinadas a ter aquele futuro que não é certo.
Além disso vemos as mulheres que sofreram ao longo da história, pois nasciam com seus papeis já destinados; sim; eram destinadas a casar, terem filhos e cuidar do lar, não tinham direito de voto, não podiam trabalhar, votar e nem dar sua opinião.
Os deficientes estão muito a quem de conseguirem algo, existe um olhar diferenciado para eles, escolas, pessoas... não estão preparadas e não sabem como lidar com eles.
Os idosos começam a ser esquecidos e sem utilidade, principalmente no emprego.
O publico LGBT é um dos maiores injustiçados, sofrem preconceitos culturais, religiosos, entre outros.
O primeiro passo para que essa minoria seja tratada de forma igualitária começa em casa, com educação e cultura, ensinado o respeito e a aceitação. 
Como políticas públicas, devem ser primeiramente ensinadas as histórias , a criança precisa entender desde pequeno quão sofrido uma população foi, o quão dizimado esse povo foi, o quão preconceito é gerado e quanto isso acarreta na vida de alguém, com a educação temos um futuro melhor. E falando em educação, essa é uma das principais politicas publicas que não são boas, já que pagamos impostos caros, as escolas estaduais e municipais deveriam ter um ensino melhor que escolas particulares, mas os professores não são valorizados e com isso existe um ensino de baixo conteúdo.
Idosos precisam ser incluídos em programas nas empresas e empregos como um todo, dentro de casa precisamos valorizar os idosos.
As mulheres devem ter o direito de ganhar o mesmo valor que o homem ocupando o mesmo cargo, o machismo ainda é um problema sério me nosso país, somos um grupo mais vulnerável, e só com leis mais rígidas talvez isso mude.
Os grupos LGBT ainda sofrem muito preconceito e precisam ser incluídos mais na sociedade.
Somente com o voto e a cobrança dos seus vereadores, deputados estaduais e federais é que conseguiremos mudar essas leis e seus direitos.
Com organizações , atitudes e exemplos é que o país pode melhorar.